quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Análise 26ª rodada (Quarta-feira)

Infelizmente, hoje tivemos mais um ERRO de arbitragem favorecendo o Corinthians. Alguém está contando a quantidade de erros a favor deles
é uma falta de respeito com os outros times. Isto já está virando palhaçada!
O gol do Herrera que o juiz anulou é algo fora deste mundo. Ridículo para ser educado. O Herrera estava mais de 1 metro atrás da zaga corinthiana, recebeu sozinho e tocou na saída do goleiro. O juiz só anulou após a marcação do gol. Meu Deus, é melhor o Fluminense abrir uns 25 pontos de frente, senão vão fazer alguma armação para o Corinthians ganhar este campeonato. Vão alegar que é ano de centenário e por isso, as suas vitórias valem 4 pontos ou algo deste tipo. Não dá.
Bom, o empate foi injusto. No final do jogo o Botafogo perdeu pelo menos 3 gols IMPERDÍVEIS fora o gol mal anulado. Tanto o que falo é verdade, que no final do jogo o banco de reservas inteiro do Botafogo foi para cima do Caio por conta ddo gol que ele eprdeu no último lance do jogo. O time carioca jogou com muita inteligência, soube esperar o Corinthians em seu campo e sair para o ataque com muita velocidade e bola alta na área. Este ponto aliás (bola alta na área) é um problema que o Corinthians não tem conseguido resolver. Chicão, William, Paulo André, etc. nenhum destes zagueiros vai bem nas bolas aéreas. O Corinthians, como já falei aqui no blog, é um time armado para o contra-ataque. Quando tem que pressionar, se enrola. Podem reparar. Os seus gols saem na maioria das vezes, em contra-ataques de muita velocidade.

O Grêmio/SP desencantou e ganhou do fraco Guarani. É o início da sua reação. Ainda dá tempo, mas eu particularmente acho que vai cair. É um dos (se não for o mais) mais fracos do campeonato. Falta torcida, camisa, jogadores de qualidade e técnico competente. Enfim, uma vitória esporádica. Nada mais que isso. Já o Guarani vai levando o campeonato em banho maria e administrando para não cair. O regulamento permite. Este é o mal dos pontos corridos (conforme já mencionei em um post neste blog).

O Atlético/PR fez outro bom jogo em casa e ganhou do Vitória. O time vem fazendo ótimos jogos como mandante e faz valer a força do seu estádio e da sua torcida. O seu técnico é muito bom (Carpegiani) e os atacantes extremamente rápidos. Seu esquema varia durante a partida de 3-5-2 para 3-4-3 ou até 3-3-4 dependendo do momento e da necessidade do time. O Wagner Diniz atua mais como ala do que como lateral. O Vitória vai oscilando e não acho que deva ser time que vai cair. Mas não dá para esperar muita coisa não.

O Cruzeiro ganhou com muita facilidade. Montillo fez outro belo gol e outra bela partida. Joga fácil e com inteligência. O time mineiro voltou à briga pelo título. Está muito forte em casa e ainda não perdeu na Arena do Jacaré. O Atlético/GO deu muito azar com a contusão do seu melhor jogador, o meia Elias. Vai perder força e sua reação corre o risco de ficar por aí mesmo. O René Simões vai ter que achar uma solução para seu meio de campo que hoje, foi péssimo e muito fácil de ser marcado.

O Palmeiras ganhou!!! Pois é, fez 2 gols de falta. Eu ainda cho pouco para um time que tem estrelas como Valdivia, Kleber, Marcos Assunção, Marcos e Felipão. Dá para produzir mais. O Felipão está sendo esperto e armando o time para não perder e quando der, ganhar como fez hoje. Na realidade, os 2 gols foram falhas do goleiro e da barreira que ele nem armou direito. Largou tudo aberto. No primeiro gol, o Andrezinho ainda ABAIXA a cabeça para a bola passar. Se fosse para fazer isto, por que foi para a barreira??
O Inter congestionou demais o meio de campo assim como o Palmeiras. O jogo ficou amarrado no meio de campo e gol, só se fosse de bola parada.
Não acho que o Palmeiras, jogando desta maneira, consiga ir para a Libertadores. Na realidade, não está jogando bem não. Ganhou é verdade, mas só por conta da bola parada.

O Fluminense venceu um jogo quente e no finalzinho. Muitos gols foram perdidos por ambas as equipes. O jogo foi disputado e o Avaí vai dando sinais de recuperação. Perdeu só no finalzinho. O Fluminense retoma a vantagem de 3 pontos sobre o Corinthians que ainda tem um jogo por fazer. Bom para o campeonato que ganha uma certa emoção.

O Grêmio venceu o São Paulo. Após abrir 2 x 0 deixou o São Paulo empatar. Como eu havia dito, eles têm uma dificuldade para segurar o resultado que não existe. O problema foi que o São Paulo estava com a defesa muito desatenta hoje e a expulsão do Miranda contribuiu para a perda do seu poder de reação após o terceiro gol gremista. O grêmio pressionou o tempo todo, foi para cima, cabeceou, chutou a gol, tentou de todas as formas. A vitória foi merecida. Ao São Paulo resta analisar seus erros defensivos. Sua defesa fica muito no mano a mano e com 3 zagueiros, as laterais do campo ficam muito abertas. O Grêmio explorou muito as jogadas por ali. O Richarlyson não dá. Ele não marca, não guarda posição e ainda se acha craque. Foras as faltas desnecessárias perto da área. Sorte dos adversários quando ele está em campo.

Ceará x Atlético/MG é melhor nem comentar....... O joguinho ruim. 0 x 0 foi goleada. Que jogo chato e fraco tecnicamente.

Deixe seu comentário a respeito.

Palpites - Série A (Quarta-Feira)

Para esta rodada, mudarei um pouco o jeito dos palpites. Serei mais breve e objetivo. Deixarei as análises para após os resultados, ok?

Grêmio/SP x Guarani - Jogo que tem tudo para ser fraco tecnicamente. Grêmio no desespero e Guarani na boa apenas administrando para não cair. Palpite: Empate.

Atlético/PR x Vitória - Atlético querendo entrar na briga da Libertadores e com ótimo retrospecto em casa. Vitória ainda instável e vem de derrota em casa para o líder Fluminense. Palpite: vitória do Atlético/PR.

Cruzeiro x Atlético/GO - Cruzeiro tentando voltar à broga pelo título após o tropeço inesperado frente ao Santos. Atlético tentando sair da zona do rebaixamento, mas desfalcado do seu principal jogador, Elias. Palpite: vitória do Cruzeiro.

Palmeiras x Internacional - Palmeiras tentando mostrar que pode vencer em casa tal qual ganha fora. O problema é o excesso de volantes no meio de campo. Inter tentando chegar na briga do título e tem um jogo a menos que o Fluminense. Palpite: Empate.

Fluminense x Avaí - Fluminense tem que vencer para tentar se distanciar na ponta já que tem 1 jogo a mais que o Corinthians. O Avaí vem tentando manter a boa fase após a goleada em casa frente ao Ceará. Palpite: Vitória do Fluminense.

Grêmio x São Paulo - Jogo equilibrado. O Grêmio costuma sair na frente nos seus jogos, mas depois, não consegue manter o ritmo. Toma muito sufoco no segundo tempo. O São Paulo vai brigando contra a instabilidade de ganhar uma e perder outra em seguida. Palpite: Empate.

Corinthians x Botafogo - Jogo interessantíssimo. O Corinthians (melhor time em casa) vai tentar encostar no Fluminense. Precisa mais que nunca da vitória e o Botafogo tenta voltar à briga pela Libertadores. O time caiu um pouco e a defesa vem ficando muito exposta. O time perdeu um pouco da velocidade e o Jobson, hoje, está suspenso. Conta com o retorno de 4 desfalques do último jogo. O Corinthians vai tentar manter a velocidade do seu time. O curioso é que o Corinthians é um time muito bem armado para contra ataques. Palpite: Vitória do Corinthians.

Ceará x Atlético/MG - Atlético melhorou no segundo tempo do último jogo. Acho que o Dorival vai dar padrão de jogo ao time e começa com algumas mudanças na escalação. Vai dar uma chacoalhada no elenco. Acho que se recupera ainda no campeonato. Já o Ceará vem de uma goleada humilhante contra o Avaí. O time é ruim (eu já me cansei de falar isto) e a defesa muito fraca. Palpite: Vitória do Atlético/MG.

Deixe seu comentário a respeito.

Série B

Ontem a rodada da Série B foi ótima. Muitos resultados importantes e uma grande briga pela ponta e pela classificação para a Série A.

A Ponte Preta foi muito mais transpiração que tática. O time pressionou o tempo todo, mas mais uma vez quase entregou o ouro. Empatou o jogo com o Coritiba no último minuto do jogo. O time foi muito desorganizado no ataque. Muito desespero e o Coritiba foi muito bem armado para os contra ataques. Aliás, os 2 gols deles saíram desta forma.
O Bahia que levou uma sacolada em casa e deixou a liderança escapar. O Icasa jogou muito. Alerta ligado na terra boa...
A Portuguesa deu uma bela virada contra o América/MG em minas. Resultado que põe a equipe na briga novamente pelo acesso. Ainda está distante 6 pontos do 4º colocado só que ainda faltam 15 rodadas. Dá para chegar. Só precisa recuperar a auto estima e a consistência.
O Sport também venceu bem fora e entrou de vez na briga. Depois de quase entrar na zona do rebaixamento, vem em uma espetacular recuperação, se reforçou e Marcelinho Paraíba vai dando show pelo time.
O São Caetano, após demitir Sérgio Guedes, também vai brigar pelo acesso. venceu o Náutico fora. O Náutico desandou totalmente. Agora não ganha nem em casa. Tem que começar a se preocupar com rebaixamento. A coisa não vai bem, a defesa está muito frágil e o ataque não funciona mais. Problemas graves para um time limitado.
O Figueirense venceu bem fora de casa o ASA e passou o Bahia assumindo a segunda colocação do campeonato. O time vem jogando bem e o ataque vai melhorando a cada jogo. O veterano (?) Reinaldo vai dando o tom do time e fazendo gols e assistências importantes. Acho este atacante bom. Foi bem no Santos de 2006, mas foi muito criticado no São Paulo e Botafogo. Acho-o que ainda tem bola e nível para Série A. Vamos ver para crer.

Deixe seu comentário a respeito.

Análise da 26ª rodada (terça-feira)

Ontem foram realizados 2 jogos da 26ª rodada.
O Goiás cedeu um empate aos 46 minutos do segundo tempo. Um time que briga para fugir do rebaixamento, não pode jamais permitir tomar um gol desse, de fora da área, no final do jogo. É imperdoável!
O time é fraco, mas o Flamengo também é muito ruim. Não cria nada, não tem velocidade, sua defesa fica muito exposta, o meio de campo não marca. Enfim, o empate foi de ótimo tamanho para o futebol apresentado.
Repito o que venho dizendo, não acho o Silas o maior culpado pela fase. A formação da equipe é que foi errada. Falta equilíbrio ao elenco, o time carece de jogadores no mínimo medianos em várias posições e seus principais jogadores ou estão velhos ou machucados (Maldonado, Petkovic, Kleberson). Fica difícil para qualquer um. Fora que ele chegou com o campeonato andando e a bagunça generalizada tomando conta do clube.

Já o Vasco aproveitou o erro de escalação do Santos. Não é possível que entra técnico e sai técnico e o Zezinho continua como titular. Qual o percentual de jogos que o Santos venceu tendo o Zezinho de titular?
ele é muito novo e precisa de maior formação. O correto é ir para o Narciso treinar e fazer sua base. Ele não é melhor que Breitner, que Zé Eduardo e que Alan Patrick. Sem contar Madson. Todos estes são muito melhores, atacam mais, passam melhor a bola e marcam melhor que ele. Então, por que insistir no erro?
Pagou-se mais uma vez o preço. Título agora, só ano que vem. Pode esquecer.
No segundo tempo, o Santos tirou o Zezinho e mexeu na sua formação. Resultado, pressão do primeiro ao último minuto. O Vasco teve competência para segurar o resultado e ampliar no final. A dúvida é: Por que o Santos não jogou assim desde o início?
No final, o abraço dos jogadores mostrou a pressão que estavam passando e o alívio pela vitória. O time teve méritos pelo primeiro tempo muito bem jogado e com muita velocidade no ataque.
O ponto positivo do jogo foi o goleiro Rafael. Mais uma vez foi bem e mostra que é pegador de pênaltis. Pegou mais um, do experiente Felipe. O Ney Franco tem que olhá-lo com carinho para as Olimpíadas. Tem futuro!

Deixe seu comentário a respeito.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Palpites 26ª Rodada (Terça-Feira)

Hoje teremos 2 jogos do Brasileirão. O motivo de jogos na terça é a eleição no Domingo.

Vasco x Santos - Um jogo que deve ser nervoso por conta da pressão da torcida e da diretoria sobre o PC Gusmão. Vejam, ele chegou ao Vasco invicto no campeonato e se manteve por várias rodadas. O curioso é que o time, por diversos jogos, abdicou do ataque para se fechar atrás e não perder. Em um campeonato de pontos corridos, isto é mortal! Empatar 3 seguidas é muito pior que ganhar 1 e perder 2 (pelo critério de desempate). Fora que quando se empata, você perde 2 pontos em relação a quem ganhou nos outros jogos. Acho que o clima vai ser quente e pesado. O Vasco tem importantes desfalques: Carlos Alberto (que não joga nunca), Felipe e Nilton. Quem terá a incumbência de passar tranquilidade para o time se tomar um gol e ficar atrás no placar?
Neste ponto, o Santos pode se aproveitar. Tem que jogar com a cabeça e explorar este nervosismo vascaino. O técnico interino (MArcelo Matellote) já começa a mostrar serviço, resolveu parar com as improvisações e escalar quem está bem em sua própria função. Por exemplo: Zezinho que sempre foi atacante pela esquerda, na sua função e não no meio responsável por dar primeiro combate na defesa. Os problemas internos, aparentemente estão resolvidos, haja vista a goleada sobre o Cruzeiro e com 1 a menos na maior parte do jogo. Outro motivador santista é que se não vencer este jogo, dificilmente terá condições de ser campeão. Tudo bem que tem 1 jogo a menos, mas ainda enfrenta Internacional 2 vezes e Fluminense fora. O jogo é vencer ou vencer. Senão, vai ficar no marasmo da zona intermediária da tabela.
Palpite: Vitória do Santos.

Goiás x Flamengo - Este jogo é considerado um confronto direto na luta para fugir da zona do rebaixamento. O Goiás está nela há algumas rodadas nela e quer sair. O Flamengo está lutando para "entrar" e tem jogado bola de 2ª divisão mesmo (ou de 3ª porque vários times da série B estão jogando melhor que o Flamengo hoje). O Flamengo além de estar muito mal tecnicamente enfrenta um adversário ultra motivado após a sacolada no São Paulo em pleno Morumbi. Como é jogo decisivo, acho que devemos ter um bom público presente.
O Flamengo precisa arrumar urgentemente uma maneira de jogar. Principalmente em seu lento e previsível meio campo. O problema é: Quem vai armar o time e preparar as jogadas para os atacantes? Se Petkovic não serve (ou não aguenta mais) quem pode assumir esta função? Alguém da base? Quem? Muitos começam a criticar o Silas dizendo que ele não mudou nada e não tem corrigido os defeitos anteriormente existentes. Eu ainda acho que o problema não é técnico, é elenco mesmo. Tudo no Flamengo foi mal feito este ano, inclusive seu planejamento e montagem de time. Já falei e repito, só dá jeito se cair para a segundona. Se ficar na primeira divisão, a bagunça vai continuar.
Palpite: Vitória do Goiás.

Deixe seu comentário a respeito.

domingo, 26 de setembro de 2010

Mundial de Vôlei Masculino

Neste final de semana, teve início mais um Mundial de Vôlei Masculino e o Brasil, para variar, aparece como o maior favorito.
Bernadinho preparou uma renovação na seleção (está com 2 levantadores novatos, Bruninho e Marlon, e levou vários jogadores novos para serem testados.
Ele tem moral e currículo para fazer isto em um Mundial, haja vista, que conquistou tudo que foi possível para o Brasil no período que está no seu comando.
O problema de esportes como vôlei é que dificilmente se tem uma zebra, ou melhor, quem é melhor geralmente vence. Só quando erra muito ou quando o adversário faz uma partida espetacular é que o resultado "zebra" ou inesperado acontece. Isto torna o esporte chato e com visibilidade muito menor que Futebol e Basquete, por exemplo.

De toda forma, a seleção começou bem vencendo seus 2 primeiros jogos. A vitória de hoje foi contra a Espanha (do técnico Júlio Velasco). Partida esta que foi muito equilibrado no primeiro set (Brasil venceu por 30 a 28) e perdeu o segundo set. Só no terceiro e quarto sets que o Brasil se soltou e ganhou com mais facilidade.

Amanhã, o desafio é contra Cuba. Não espero outro resultado que a vitória brasileira.

Na verdade, favoritos para a conquista deste mundial são: Brasil, Rússia, EUA. Itália em um patamar inferior, mas joga em casa com apoio da torcida.
Bamos ver para crer.

Boa sorte Brasil!!!!

Análise 25ª Rodada - Brasileirão Série A

Hoje tivemos o complemento da 25ª rodada do brasileirão. A rodada foi ótima para o Fluminense que se isolou na liderança da competição.
Ganhou jogando bem e fora de casa (do Vitória). O Muricy está achando a forma correta de jogar e de suprir a perda de marcação com Deco e Conca no meio juntos. O apoio dos seus laterais está sendo ponto forte do Fluminense no momento. Mariano está voando e é muito vertical. Carlinhos também e com uma velocidade muito interessante.

Já o Corinthians, jogou bem o segundo tempo apenas. No primeiro, apesar de acertar uma bola na trave em cobrança de falta do Bruno César, foi muito mal e totalmente dominado. O time errou passes demais e Paulinho e Jucilei não tiveram bom desempenho defensivo. Desta forma, o Inter chegou por várias vezes na sua área. No segundo tempo, quando o Corinthians era superior ao Inter, Adilson Batista aprontou das suas. Tirou erradamente Roberto Carlos para colocar Edu. Eu não faria esta substituição já que Roberto Carlos estava vem no jogo e coordenando a equipe e o Corinthians estava perdendo o jogo e com Paulinho, Paulo André e Juscilei com cartão amarelo. Era para tirar qualquer um desses e colocar o DANILO em campo.
O Corinthians chegou ao 2 x 2 em uma falha ridícula do goleiro Renan. Não era para ter saído na bola, pois ela estava alta na marca do pênalti e com 4 jogadores do Inter para disputá-la.... erro infantil. Como também foi o erro do Paulo André que fez uma falta desnecessária na entrada da área sobre D'Alessandro quando a bola ia para o Alecssandro em completo impedimento. Ou seja, deu a oportunidade para o Inter fazer o gol e ainda foi expulso. Enfim, venceu quem jogou melhor e mereceu. O Corinthians errou muito e repito aqui o que venho falando, para ser campeão tem que jogar bem fora de casa. Ganhar só dentro NUNCA foi suficiente para título.

O Santos venceu bem o Cruzeiro no sábado. Fez 3 gols quando tinha 10 jogadores contra 11. A dúvida que fica é se o time estava em conflito com o Dorival. Se sim, a diretoria acertou na mosca na sua demissão. Basta ver que o time tem vibrado em campo (mesmo na derrota para o Corinthians). E o Marcelo Martelotte? Vai ser o Andrade de 2009 ou será só fogo de palha?
OC ruzeiro não jogou bem. Teve um gol mal anulado no primeiro tempo. Mas o que dizer de um time que leva 3 gols tendo 1 homem a mais emc ampo? pura incompetência...... Perdeu merecidamente. O alerta tem que ser ligado, porque o time venceu o Ceará em casa com ENORME dificuldade no meio da semana....

A vitória do Atlético/GO sobre o Grêmio/SP já era esperada. O Grêmio/SP já está rebaixado (na minha opinião). Na verdade, os investidores deste time erraram feio ao levar a sede do clube para Presidente Prudente. Lá, não tem torcida nem estrutura para erguer um time de série A. O certo era ter levado a equipe para uma cidade como Belém, Cuiabá, etc.. Por que? Em Belém, a torcida é fanática e lota estádios. Eles estão carentes de um time na série A. Paysandu e Remo estão nas penúrias tanto financeiramente quanto estruturalmente. Seria ideal ter um time de ponta por lá. fora o retorno financeiro que eles conseguiriam rapidamente. Para Cuiabá valeria a pena levar por ser sede da Copa e a população não ter nenhum time de nível nem de Série D lá. O futebol é precário, os times estão completamente endividados e seria uma boa opção para fazer a população se acostumar a ter grandes jogos, ver grandes jogadores e a ir aos estádios. Para se ter uma idéia, a capital conta hoje só com o Dutrinha (estádio para 5.000 torcedores) para ver os jogos. O Verdão está em reformas..... Pena.
O Atlético/GO vai dar trabalho. Há umas 5 rodadas eu venho falando que o time melhorou e não era para ser rebaixado. Já está fora da zona do rebaixamento e deve tirar pontos de times grandes na competição.

O Goiás ARRASOU o São Paulo no Morumbi. Alguns estão dizendo que a culpa é do Baresi.... Quando ele assumiu em que lugar estava o time no campeonato? O time vinha de resultados ótimos? Onde está agora?
Vejam, a instabilidade não pode ser culpa do treinador APENAS.... O problema do São Paulo está no seu elenco. Cléber Santana é um câncer. engana em campo, trota e finge que corre. Só joga com a bola nos pés. A improvisação do Rodrigo Souto na zaga eu acho boa. Ele deixa o meio campo lento. Já como zagueiro, ele pode fazer um belo papel já que sabe sair jogando, é bom de bola aérea e faz boa cobertura na defesa. O Thiago Carletto é brincadeira. Saiu brigado do Santos achando que era craque. Onde ele jogou bem? Na europa foi um fiasco e no São Paulo não devia jamais ser escalado. É melhor colocar o Rogério Ceni na lateral do que ele. Portanto, o erro do Baresi pode ser na escalação, mas quem ele vai colocar no lugar deles? ele tem opção melhor?
Quem faz corpo mole em campo? É ele por acaso? acho isso oportunismo e covardia.
Já o Goiás, parece que o time vai viver nestas oscilações. Ganha uma bem, perde outra mal e por aí vai. Pelo elenco limitado que tem, pode até ser útil para fugir do rebaixamento. Vai ter alguns jogos importantes contra times de cima da tabela e em casa. Pode ser um ponto de desequilíbrio na busca pelo título. Vamos ver.

Guarani e Vasco não dá nem para comentar. Jogo péssimo, chato e sem emoção. Para alguém fazer gol só de pênalti mesmo. Vitória boa do Guarani apenas pelos 3 pontos porque de futebol mesmo não teve nada.

O Palmeiras vai jogando com seus 4 volantes no meio de campo e dando resultado fora de casa. Esta vitória foi importantíssima para afastar de vez a zona do rebaixamento. O Valdívia está jogando com um atacante recuado. Joga na intermediária adversária. O time joga no esquema 4-4-1-1. Quem foi bem no jogo foi o lateral Vitor que apoiou bastante e chegou na linha de fundo por várias vezes.
O problema a ser analisado é o seguinte: O time foi bem por conta da fragilidade do Flamengo ou por que está melhorando tecnicamente?
O Flamengo é um time com SERÍSSIMAS chances de ser rebaixado. O Silas não tem o que fazer. O meio de campo não tem qualidade nenhuma. O time só tem os 2 atacantes (Deivid e Diogo). No meio, quem vai armar as jogadas para eles? petkovic só consegue correr por 15 minutos no máximo. Williams, Kléberson, Toró, Correa?? todos volantes.... Renato Abreu sempre teve como sua ÚNICA qualidade o chute forte, seja para chutar de fora da área seja para bater falta. Só.... É muito para limentar os atacantes. Os laterias são fracos. Tanto Léo Moura quanto Juan são mais nome que futebol.
Para dar jeito neste caos que é o Flamengo, só caindo mesmo. Aí reestrutura tudo e monta da maneira certo o elenco. Se não cair, vai continuar nesta ZONA.

Botafogo x Atlético/PR foi um bom jogo. O Atlético conseguiu o empate no finalzinho. O empate foi ruim para os 2 porque ficaram a 6 pontos do Cruzeiro na briga pela Libertadores. Pelo título acho que já estão fora faz tempo.

Grêmio x Atlético/MG foi um bom jogo. O Grêmio foi muito bem no primeiro tempo. Marcou em cima, no campo do adversário e não deixou o Atlético jogar. A vitória do Grêmio foi merecida.
Só para se ter uma idéia do que foi o jogo, aos 5 minutos do segundo tempo, o Grêmio tinha 20 desarmes e o Atlético só 1!! Como quer dominar o jogo assim?
Aos poucos o Grêmio recuou perigosamente e o Atlético chegou por várias vezes. O Victor (goleiro do Grêmio) foi muito bem e fez defesas importantes.
De positivo, a atitude do Atlético no jogo. Com o Dorival, acho que em 3 ou 4 jogos o time estará melhor posicionado e com outra filosofia. Aposto em uma reação atleticana. O time, nos 15 minutos finais, sufocou o Grêmio e só não empatou porque o goleiro esteve muito bem mesmo. Dá para acreditar em salvação ainda.

Avaí x Ceará não tem muito o que falar. Ótima vitória do Avaí, de goleada, após uma sequência de mais de 10 jogos sem vitória. Ruim para o Flamengo que agora é o primeiro tempo fora da zona do rebaixamento e, dependendo dos resultados da próxima rodada, pode entrar nela e, segundo vejo, não mais sair!!

Deixe seu comentário a respeito.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Palpites 25ª Rodada - Série A

Neste final de semana, temos a sequencia do campeonato brasileiro - Série A.

Atlético/GO x Grêmio/SP - Para mim o Grêmio/SP já está rebaixado. O time além de muito fraco, não tem organização nenhuma. O Atlético vem crescendo e fazendo bons jogos. Vem de uma vitória no clássico frente ao Goiás e entra em campo com moral. Destaques do Atlético: Elias e Robston. Destaques do Grêmio/SP: Marcelo Oliveira. Palpite: Atlético/GO.

Santos x Cruzeiro - O Santos tenta provar que existe vida sem Dorival Júnior. O Cruzeiro não quer perder de vista o Corinthians e vai com tudo para cima do Santos na Arena Barueri. Se o Santos jogar com o mesmo ímpeto do jogo contra o Corinthians, tem chance até de vencer. O problema está na parte defensiva que voltou a apresentar problemas. O meio de campo ficou muito sobrecarregado somente com Arouca na marcação. Alex Sandro e Danilo constantemente atacavam e o Santos levou muitos contra-ataques por conta disto. Destaque Santos: Neymar. Destaque Cruzeiro: Montillo. Palpite: Empate.

Guarani x Vasco - O jogo deve ser morno. Os 2 times estão ficando sem pretensão no campeonato e devem somar pontos apenas para não cair. Libertadores também está difícil, ainda mais depois da redução de vagas para os brasileiros. Destaque Guarani: Mazola. Destaque Vasco: Zé Roberto. Palpite: Empate.

Flamengo x Palmeiras - Jogo que tem tudo para ser bem chato. O Palmeiras com seu excesso de volantes e congestionando o meio de campo. O Flamengo sem padrão de jogo e com um meio de campo pesado e sem criatividade. Kléberson deve ficar mais à frente como um terceiro volante que chega na área adversária. Destaque Palmeiras: Kléber e Marcos Assunção. Destaque flamengo: Kléberson. Palpite: Empate.

São Paulo x Goiás - O São Paulo tem vários desfalques por contusão e suspensão. O time vem embalado depois dos bons resultados e os jogadores mostraram comprometimento com Baresi. O Goiás voltou a apresentar problemas defensivos. O 3-5-2 que vinha bem, falhou feio contra o Atlético/GO. Na realidade, quando se joga contra times rápidos no ataque, o 3-5-2 perde um pouco da sua eficiência já que se os zagueiros abrirem para pegar os atacantes, fica um enorme buraco no meio da área. Destaque do São Paulo: Lucas. Destaque Goiás: Felipe. Palpite: Vitória do São Paulo.

Botafogo x Atlético/PR - O Botafogo tem o desfalque de 5 jogadores. Meio time e não tem peças de reposição à altura. Isto ficou visível no jogo contra o Vasco. Parece que está perdendo o gás. O jogo é decisivo para ambos em suas pretensões. O Botafogo queuer o título e o Atlético quer a Libertadores. O Atlético deve ir a campo com 4 atacantes (se optar por poupar o Paulo Baier) com Branquinho ficando mais recuado e compondo o meio de campo. O Ataque seria Guerron, Maikon Leite e Bruno Mineiro. Time forte e ofensivo. Jogo duro. Destaque Botafogo: Jóbson. Destaque Atlético/PR: Maikon Leite. Palpite: Vitória do Atlético/PR.

Vitória x Fluminense - O Vitória voltou a jogar bem em casa. O jogo não é o ideal para o Fluminense neste momento. O Vitória tem apenas 1 desfalque para este jogo enquanto o Fluminense tem 4 por contusão. Conca e Deco parece que estão se acertando e este jogo será uma boa oportunidade para provarem que podem e devem jogar juntos sem o time perder poder de marcação no meio de campo. Destaque Vitória: Henrique. Destaque Fluminense: Conca e Deco. Palpite: Empate.

Internacional x Corinthians - O Corinthians vem de uma boa vitória sobre o Santos fora. O problema é que o time sofreu muita pressão, foi dominado boa parte do jogo e sofreu um número muito elevado de chutes a gol. O seu meio de campo não marcou bem e a defesa ficou muito exposta às investidas do Santos. O Internacional vai ter que ganhar para voltar a respirar chances de título. Bruno césar reclamou de seu posicionamento. Concordo com ele. Ele rende mais quando arma no meio de campo, quando vem de trás. Jogando como atacante (invertendo com Jorge Henrique) fica inútil já que não é matador. Isto ficou visível no gol que perdeu contra o Santos. O Adilson começa a fazer jus ao seu apelido de Professor Pardal. O Inter tem 3 desfalques e o Corinthians também 3. Destaque Inter: Giuliano e Tinga. Destaque Corinthians: Roberto Carlos e Bruno César. Palpite: Vitória do Inter.

Atlético/MG x Grêmio - O jogo da incógnita. Será que o problema do Atlético/MG era o Luxemburgo? se o time jogar bem e vencer, vai soar bem estranho não? Acho o time do Atlético bom apenas no papel. Há tempos que Ricardinho não joga nada em nenhum time, Diego Souza fez apenas alguns bons jogos no Palmeiras, Fábio Costa tem falhado constantemente, Leandro não é nem 10% do Leandro campeão Brasileiro pelo Cruzeiro e por aí vai. Ou seja, um time lento, previsível e sem ambição. Já o Grêmio tem tido a curiosidade de ganhar fora e perder pontos em casa e conta com o retorno do Fábio Rockemback no meio de campo e com o artilheiro do campeonato Jonas. Destaque Atlético: Daniel Carvalho e Obina. Destaque Grêmio: Victor e Jonas. Palpite: Vitória do Grêmio.

Avaí x Ceará - Ceará fez um bom jogo contra o Cruzeiro. Muito defensivo é verdade, mas conseguiu segurar bem o ataque do Cruzeiro e ainda teve chance de empatar o jogo no final quando estava apenas 1 x 0. O Avaí vai caindo ladeira abaixo. O time deve sofrer um pouco ainda e vai se complicar na luta para fugir do rebaixamento. Destaque Avaí: Renan. Destaque Ceará: Geraldo. Palpite: Ceará.

Deixe seu comentário a respeito.

A queda!!!! (Vanderlei Luxemburgo)

Quero colocar um tema em discussão que será muito interessante.
Muitos afirmam que Vanderlei Luxemburgo é (ou foi) o melhor treinador do Brasil dos últimos anos. A minha dúvida é: Ele foi o melhor treinador ou foi o melhor MONTADOR de times?
Vejam que são 2 coisas muito distintas. Ser treinador é pegar o material que você tem em mãos, treiná-lo da melhor maneira possível, extrair o máximo do potencial de cada um, definir uma estratégia de jogo baseado nas características individuais de cada um e obter os melhores resultados possíveis (títulos).
Outra coisa é você pegar um time, desmontá-lo e contratar os MELHORES em cada posição e ganhar.

Na minha opinião, Luxemburgo foi um grande montador de times. Jamais um grande treinador. Querem saber por que?
Quais foram os times que ele montou que fizeram sucesso? O Palmeiras de 1993 que tinha: Sérgio, Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel Frasson, Edílson e Zinho; Edmundo e Evair. Este time tirou a fila de 18 anos do Palmeiras e conquistou o título Paulista. Olha a quantidade de jogadores espetaculares que tinha a equipe. Qual time, naquela época, tinha elenco semelhante? Para o Brasileiro do mesmo ano e com o dinheiro da Parmalat, trocou Tonhão por Cléber e trouxe Gil Baiano e Rivaldo e definiu Veloso no gol. Time ruim, não?
Em 1994, com mais dinheiro ainda da Parmalat, o time base foi: Veloso, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Flávio Conceição e Zinho; Edmundo, Evair e Rivaldo. Com exceção do Cláudio, algum destes não era jogador de seleção? Até um poste ganhava um título com este time.

E o tão famoso time de 1996 que foi considerado por muitos como o melhor do Palmeiras da sua história? ganhou só um Paulista!!!! Veloso, Cafú, Sandro, Cléber e Júnior; Amaral, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo, Muller e Luizão. Só ganhar um Paulista com este time é para grande treinador?

Corinthians de 1998: Nei, Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho Carioca; Mirandinha e Edílson. O meio de campo era muito ruim e o Gamarra quase não jogava nada....

E o Cruzeiro de 2003 que ganhou a tríplice coroa? Gomes, Maurinho, Edu Dracena, Cris e Leandro; Augusto Recife, Wendell, Alex e Jorge Wagner; Deivid e Mota/Marcelo Ramos/Jussiê.

Sempre que o Luxemburgo teve times no mesmo nível que os demais ou não ganhou ou só ganhou regionais. Nunca um título de maior expressão. Nunca ganhou uma Libertadores, por exemplo.

Repito, na minha opinião ele foi um bom montador de equipes. Claro que sempre que teve dinheiro na mão (os vulgos projetos que ele tanto fala). Quando não tem dinheiro, o futebol praticado pelos seus times beira à normalidade.

O embasamento para meu comentário acima, é que no ano passado ele tinha em suas mãos: André, Ganso, Neymar, Mádson, Kléber Pereira, Fábio Costa, Léo, etc e ficou em 12º lugar no Brasileirão. Este ano, o time ganhou tudo que disputou. Ele não foi treinador nem soube explorar as qualidades de cada um. Simplesmente juntou o time e jogou sem nenhum padrão tático tal qual o Atlético/MG este ano.

Deixe seu comentário a respeito.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pontos Corridos ou Mata-Mata?

Vou retomar um assunto que está mais que batido, mas que ainda cabe reflexão.
Qual a melhor fórmula para o Brasileirão, mata-mata ou pontos corridos?
Quem defende pontos corridos fala que ganha o melhor, aquele que somou mais pontos no campeonato, etc.
Os que defendem o mata-mata fala da emoção que se tem nas fases decisivas.

Tomo como base o campeonato atual na 24ª rodada. Temos 3 times bem à frente que devem brigar pelo título do campeonato daqui para frente. 5 pontos atrás do 3º colocado, encontra-se o Botafogo com 39 pontos.
O último time da zona do rebaixamento (ou o primeiro a sair) está com 23 pontos (Atlético/GO).
Se olharmos para a tabela e voltarmos à fórmula de quando classificava-se 8 times para os mata-mata,teríamos hoje do 1º ao 14º (Vasco) times motivados e focados na classificação porque ainda teriam chance de serem campeões. Os times teriam tempo para se reestruturarem intermanente, fazerem muitos treinamentos e procurarem soluções para seus problemas. Detalhe, a diferença de pontos do 14º para o 8º é de apenas 4 pontos.
Na fórmula atual, temos 3 títulos com chances de serem campeões. Qual a motivação do resto? e do Inter e Santos que já estão na Libertadores do ano que vem? Logo logo vão largar mão do campeonato, vão levá-lo em banho maria, a torcida não vai no estádio, a visibilidade televisiva vai ser fraca, etc... Enfim, tirando os 4 que brigam para sair da zona do rebaixamento somados a Flamengo e Avaí o resto vai ficar sem muita ambição. Vai brigar pela Sulamericana?
Notem na emoção que o campeonato vai criar..... Quase nula.

Para reforçar minha tese, todos os principais campeonatos americanos (NBA, Hóquei, Futebol Americano, Beisebol) têm fase classificatória e mata-mata. O campeão sai somente após os playoffs. Você já ouviram alguém reclamar desta fórmula e falar que é injusto? Ou que o campeão não mereceu o título? Quanto lucra com anúnicos nas fases decisivas as TV´s que transmitem o evento? Lembrem-se que na final do Superbowl tem todo ano show com uma banda famosa e ao vivo!!!
Quanto os times que disputam o mata-mata lucram com direitos de televisão Quanto expõem sua marca? quando vão negociar com patrocinadores, qual o lucro que eles têm???

É hora de pensarmos na emoção do esporte, na sua competitividade e no seu lucro. Senão, vamos acabar no marasmo de um campeonato de pouca disputa porque daqui há 3 ou 4 rodadas vários times vão largar mão e vão começar a se preparar para o ano que vem....

Deixe seu comentário a respeito.

Análise 24ª Rodada - Brasileirão Série A

Hoje terminou a 24ª rodada do Brasileirão.
A triste nota fica por conta da séria contusão do meia Maicosuel do Botafogo. Ele, assim como Ganso do Santos, só volta em 2011. Desta forma, o Botafogo perde muito de sua velocidade e criatividade no meio campo e, com a grande quantidade de desfalques deve perder fôlego no campeonato.

O grande jogo da rodada foi Santos x Corinthians. Um jogo morno, mas de muitos gols. Neymar esteve bem em campo. Aliás, ele foi o personagem central por conta de toda a confusão envolvendo a demissão do Dorival Júnior. A vitória do Corinthians foi injusta. O Santos esteve melhor na maior parte do jogo, perdeu vários gols e teve 2 lances polêmicos contrários. O Gol do Corinthians visivelmente impedido e o impedimento MAL assinalado do Neymar quando ele dominou a bola e ia cara a cara com o goleiro. Era situação de gol iminente. Para variar um pouco, a arbitragem foi, nos momentos decisivos (ou duvidosos) a favor do Corinthians. Isto vem sendo muito recorrente em todo o campeonato.

As vitórias de São Paulo e Cruzeiro eram previstas. Detalhe para o Cruzeiro que só conseguiu fazer seu gol após os 30 minutos do segundo tempo! Mas dominou o jogo todo e mereceu a vitória.

O Palmeiras vai vencendo jogos importantes fora de casa. Mas nada que possa iludir a um futuro melhor no campeonato. O time jogou contra o lanterna do campeonato com 4 volantes!!! Ganhou por uma falha incrível do zagueiro que furou no cruzamento para a área. O que vale são os 3 pontos, mas se almeja ganhar algum título ano que vem, pode melhorar a forma de jogar porque assim não ganha nada.

O Flamengo jogou mal como sempre e conseguiu um empate heróico contra o Grêmio no Sul. O Grêmio está se especializando em perder pontos em casa. No ano passado não ganhava fora, agora parece que começou a não ganhar em casa!! O Flamengo está muito desorganizado taticamente. Não tem sistema de jogo definido, jogada ensaiada, aproximação.... NADA. Apenas o talento individual dos seus jogadores.
Assim como o Flamengo, o Botafogo também empatou heroicamente. Com 10 jogadores em campo o time perdia até os 44 minutos do segundo tempo e conseguiu o empate através de um pênalti muito bem batido pelo Loco Abreu.

O Atlético/GO que fez uma boa partida e bateu muito bem o Goiás. Ótima vitória contra um concorrente direto na briga para fugir da zona do rebaixamento. O time do Goiás foi mal na marcação, Harley foi mal em um dos gols e o time sofre com a instabilidade. Deste jeito, dificilmente escapará do descenso.

Fluminense x Atlético/MG - A vitória do Fluminense era mais que prevista. A goleada mostrou que o time ainda tem fôlego para brigar pelo título. Se o Luxemburgo não cair depois deste vareio de bola, não sei o que acontece por lá. O time não tem padrão de jogo, marca mal, não tem criatividade, não tem velocidade..... Enfim, as qualidades que o time tinha ano passado se perderam na remontagem do elenco deste ano. É um time que tem tudo para cair. A única dúvida que fica deste resultado é se o Fluminense voltou a jogar bem ou só ganhou desta forma por que o adversário era frágil?

Vitória x Avaí - O Vitória voltou a jogar bem. O time nunca foi ruim, estava passando por um momento turbulento no elenco e com seu técnico (Toninho Cecílio). Agora que voltou o Ricardo Silva (que tem aprovação do elenco e da diretoria) o time voltou a mostrar força no Barradão. Vitória tranquila em casa.
O Avaí vive uma crise interna. Saiu o técnico, saiu o Sávio, o time não se encontra em campo, muitos desfalques por contusão e suspensão (o que mostra que o elenco é muito limitado). É outro time que tem que tomar muito cuidado porque logo deve estar na zona do rebaixamento. Ainda mais com o crescimento do Atlético/GO...

Deixe seu comentário a respeito.

Convocação da Seleção Brasileira

Hoje, saiu a lista da convocação da Seleção Brasileira de Futebol.
Não gostei da ausência do Neymar. Acho que o Mano tinha que, com toda a sua experiência, convocá-lo, reunir-se em separado com ele e cobrá-lo de uma postura profissional.
Da forma que está agindo, mostra que está tomando partido em uma situação que não lhe diz respeito. Lembram do Romário? Ele era um santo, não?
Pois é, mas na hora da decisão ele aparecia e resolvia para a seleção. É isto que me preocupa. A não convocação de jogadores diferenciados. O maior exemplo deste erro foi o Dunga que chamou um monte de jogadores comuns e nenhum diferente. Quando precisou, olhou para o banco e viu que se mudasse seria chover no molhado.

No mais, a convocação foi boa. Wesley há tempos já merecia uma chance, Mariano do Fluminense também (vem fazendo um ótimo campeonato brasileiro) e Elias. Cadê o Jucilei? Ele serviu para a primeira e não serve para a segunda? (terceira. segunda para os jogadores nacionais). De toda forma, acho que os volantes convocados agora são melhores que o Jucilei. São mais completos e têm mais recursos para os jogos.

Para a Seleção Olímpica, eu convocaria no futuro o goleiro do Santos Rafael. Tem mostrado persolnalidade, sabe sair do gol e, a princípio, é pegador de pênaltis. Seria bom observá-lo para o futuro.

Deixe seu comentário a respeito.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Palpites 24ª Rodada - Brasileirão Série A

Hoje começa a 24ª rodada do Brasileirão.
Alguns jogos devem ser marcados pelo nervosismo e pressão. A mídia deve estar louquinha para achar pelo em ovo no jogo Santos x Corinthians.
Este jogo aliás, tem todos os ingredientes para ser bombástico. Alguém duvida que a Vila Belmiro vai ferver se o Corinthians fizer 1 x 0? E se fizer 2? E 3? Quem a torcida vai cobrar se o time tomar uma goleada, a diretoria ou o Neymar?
Pois é, se sem toda esta confusão e analisando apenas o que vem jogando cada equipe o Corinthians já era favorito para este jogo, imagina após tudo o que vem acontecendo no Santos? Palpite: Vitória do Corinthians.

Grêmio/SP x Palmeiras - Palmeiras pega lanterna do campeonato fora de casa. O time não vem jogando bem e o excesso de volantes deixa o time muito previsível. A vitória contra o Grêmio na semana passada foi enganosa tanto que perdeu com facilidade para o São Paulo. Já o Grêmio/SP vai jogar suas últimas fichas para tentar sair da zona do rebaixamento. Acho que se perder este jogo, já será um virtual rebaixado. Palpite: Empate.

São Paulo x Guarani - O Guarani vem fazendo um ótimo campeonato. Bem acima das expectativas. O problema para este jogo é que seu principal jogador, Mazola, não poderá entrar em campo por questões contratuais (é do São Paulo ainda). Assim, o time será novamente muito previsível e com uma defesa muito lenta. O São Paulo vai criando forma e o Lucas (ex-Marcelinho) vai tomando conta do time em um setor que teve vários jogadores que não deram conta do recado. Grata surpresa. Com o boato que o São Paulo está tentando contratar o Dorival Júnior, como deve estar a cabeça do baresi? Palpite: Vitória do São Paulo.

Goiás x Atlético/GO - Jogo interessante e confronto direto para sair da zona do rebaixamento além de ser um clássico local. As 2 equipes vêm crescendo e melhorando no campeonato. Acho que o Goiás está em situação mais favorável. Seu ataque formado por Rafael Moura e Felipe tem feito gols e a formação escolhida pelo Jorginho, 3-5-2, tem sido positiva. A derrota em casa na última rodada, pode ter selado o destino do Atlético/GO que pode ter perdido um pouco sua confiança e o desfalque do expeirente Ramalho pode pesar negativamente. Como é clássico, tem tudo para ser um jogo quente e equilibrado. Quem perder, pode começar a se preparar para a segundona. Palpite: Empate.

Cruzeiro x Ceará - Não tem como não apontar o Cruzeiro como favorito. Está fazendo promoção de ingressos para lotar o estádio e fazer tremer as arquibancadas. Vem em um momento fantástico e na briga pelo título. O Ceará vai lutar para não tomar gol e tentar pescar um empate. Palpite: Vitória do Cruzeiro.

Vasco x Botafogo - O Clássico que tem tudo para definir as situações dos 2 times no campeonato. No Vasco, o clima deu uma pesada despois da derrota no último final de semana. O PC Gusmão tem sido um pouco criticado pela postura mais defensiva do time em detrimento, em alguns momentos, ao ataque. Já o Botafogo tenta voltar a sonhar com o título. Isto, claro, se vencer o jogo e o Corinthians tropeçar contra o Santos. O Botafogo deve sair para o jogo e tentar vencer a todo custo já que mais um empate praticamente mata as chances de ser campeão. Palpite: Vitória do Botafogo.

Grêmio x Flamengo - O Grêmio vem se firmando e o trabalho do Renato Gaúcho vai aparecendo. O time ainda tem alguns problemas defensivos e tem o desfalque do Fábio Rockemback que voltou a jogar bem. Se vencer o jogo, pode começar a sonhar por uma vaga na Libertadores, mas o mais certo mesmo é a luta pela vaga na Sulamericana. Já no Flamengo, Silas tenta arrumar o time que tem vários desfalques, tais como: Juan, Williams e talvez, Ronaldo Angelim. Palpite: Vitória do Grêmio.

Atlético/PR x Internacional - Este jogo deve ser ótimo para se ver. O Atlético/PR tem feito ótimas partidas em casa. Massacrou o Santos, empatou com o Corinthians e venceu vários jogos jogando muito bem. Tem formação completa e vai com tudo para cima do Inter para ainda tentar a vaga na Libertadores. O time conta ainda com a volta de Paulo Baier na armação das jogadas e nas cobranças de falta e escanteio. Já o Inter deve manter o mesmo time que venceu o Vasco e deve apostar por uma formação tática mais recuada partindo para os contra-ataques. Palpite: Empate.

Vitória x Avaí - O Vitória parece que reencontrou o caminho das vitórias ao ganhar do Atlético/MG fora de casa e com 10 jogadores desde os 30 minutos do primeiro tempo. O time voltou a ter velocidade no ataque e na transição da defesa para o meio de campo. Já o Avaí, vai caindo cada vez mais pelas tabelas, teve a demissão do seu técnico que ficou 9 partidas sem vencer e está em crise. este jogo não é o que o Avaí pretendia jogar no momento. Palpite: Vitória do Vitória.

Fluminense x Atlético/MG - O Fluminense vai tentar se recuperar no campeonato e não deixar o Corinthians escapar. Vai torcer com todas as suas forças para o Santos no jogo desta quarta-feira. Devido aos desfalques, Muricy deve colocar o time no 4-4-2 com Rodriguinho e Washington formando o ataque. A crise no gol, a princípio, parece ter sido superada e o time deve ter o jovem Rafael para defender a meta. Já o Atlético, vem de uma enorme crise, time que mais perdeu no campeonato, tem a defesa mais vazada e não vem jogando bem. O time está bem fora dos padrões normais do campeonato e deve ter fortes problemas para este jogo. Diego Tardelli, Obina e Daniel Carvalho devem ir para o jogo. Palpite: Vitória do Fluminense.

Deixe seu comentário a respeito.

Fim do Caso Neymar x Dorival Jr

Nada me tira da cabeça que o Dorival Júnior forçou sua saída do Santos.
Ele já havia acertado com a diretoria que o Neymar voltaria no clássico contra o Corinthians, depois voltou atrás e manteve a suspensão ao jogador.
Veiculam notícias nos bastidores do clube, que o São Paulo fez uma proposta de R$480.000,00 por mês ao Dorival. Este valor é bem maior que seu atual salário.
Acho um absurdo a lei contra os clubes. Se os clubes demitem os treinadores têm que pagar multas rescisórias. Se o treinador pde para sair, faz acordo e não paga nada.
O Dorival não fez nem uma nem outra coisa. Simplesmente criou uma situação que ficou insustentável perante a diretoria do clube. Fez um teatro e acertou em comum acordo que ninguém tem que pagar nada a ninguém. Agora, negocia tranquilamente com o São Paulo sem peso na consciência.
A diretoria do Santos, se isto vier mesmo a acontecer, tem que tomar as medidas judiciais cabíveis e exigir o pagamento da multa. O Dorival criou uma confusão no elenco, desvalorizou a sua principal estrela do momento (que está sendo taxado de monstro) e ainda passa a imagem de que o clube é incompetente administrativamente.
Pena, um triste fim para um treinador que tem potencial para ser grande.

Deixe seu comentário a respeito.

domingo, 19 de setembro de 2010

Análise da 23ª rodada - Domingo

Esta rodada foi muito boa para o Corinthians que se firma na liderança do campeonato e com 1 jogo a menos que seus concorrentes diretos. Cruzeiro e Botafogo já haviam empatado no Sábado e hoje, o Fluminense empatou com o Flamengo.

Sobre o clássico carioca, o jogo foi muito disputado tendo como destaque as falhas defensivas de ambos os times. Pareciam 2 peneiras furadas. Fácil de entrar tocando e, nas bolas altas, era um Deus nos acuda para ambos. De toda forma, o Fluminense está perdendo pontos importantes que no final podem fazer falta. Não era hora de empatar ainda mais com um time que está na parte de baixo da tabela. Tinha que ter mostrado força e camisa. Já no Flamengo, o Silas parece que vai começando a colocar a sua maneira de jogar. O time já ataca mais, faz mais jogadas de passes curtos e tabelas e vai se encontrando. Porém, nada que lembre o time campeão do ano passado.

Vitória x Atlético/MG foi um jogo que prevaleceu o time mais arrumado (ou menos pior). Mesmo atuando com 1 jogador a menos desde a metade do primeiro tempo, o Vitória saiu com a Vitória. Na realidade, o Luxemburgo vai colhendo os frutos das suas mudanças. Não é possível que o time mineiro, que terminou em quinto lugar no ano passado, não tivesse uma base de qualidade. Foi isto que o treinador achou, tanto que remontou o time e fez mais de 22 contratações para este ano. O resultado está aí. No rebaixamento há 18 rodadas e o time que mais perdeu na competição.

O Palmeiras voltou à normalidade. Mais uma derrota, desta vez para o São Paulo. O alento da vitória contra o Grêmio fora de casa foi apenas um suspiro. O jogo na realidade foi de baixo nível técnico. Muito aquém dos nomes e tradições dos times. Não devem ir longe no campeonato.

Internacional x Vasco - Deu a lógica. O Vasco já vinha tentando perder há uns 3 jogos. Desta vez conseguiu. O jogo não foi lá essas coisas. O Vasco bem fechado tentando anular o ataque do time gaúcho. O retrato do jogo foi esse marasmo. De positivo, a volta dos gols do edu. Bom jogador que vem sendo pouco aproveitado. Acho que ele seria titular em muito time no Brasil.

Guarani x Santos - Deu pena dos times. Jogo fraquíssimo conforme previsto. Não dá para entender o Dorival Júnior. O time tem no banco Alan Patrick e recentemente contratou o Rodrigo Possebon, mas ele insiste em improvisar 2 laterais no meio de campo. O time fica previsível e fácil de ser marcado. Nem se Neymar estivesse em campo o Santos venceria (acredito eu). O certo é o Santos jogar com Alan Patrick, Neymar e Madson. ele tem que achar lugar no time para eles. Senão, vai ficar por aí mesmo. No meio da tabela. Já o Guarani, vai fazendo o seu arroz com feijão. Vai tirando ponto dos grandes e favoritos, vai se mantendo na primeirona no ano que vem e recuperando seu prestígio. Hoje, o time sentiu demais a falta do Mazola. Seu time ficou totalmente sem criatividade e pouco incomodou o Santos. Empate de bom tamanho para os 2.

O Grêmio deu um baile no Avaí em SC. Jogou muito bem e com propriedade. O time catarinense perdeu toda a sua velocidade e movimentação. Não dá para culpar os desfalques. Há mais de 7 rodadas que o time convive com contusões e cartões. O técnico existe para isto. Para achar soluções para os problemas, treinar a equipe e buscar a vitória. Se até agora~não encontrou a solução, acho que seu tempo já se foi no time. É hora de buscar outro que dê um padrão de jogo melhor para o time. O Grêmio vai fazendo seu papel ficando longe da zona do rebaixamento e encostando na parte de cima. O time se movimentou muito, Douglas mais uma vez foi bem na aramação das jogadas e Fábio Rockemback foi muito bem na marcação. Victor fez defesas importantes e mostrou que time que tem goleiro bom faz a diferença nos jogos importantes.

Ceará x Goiás - Deu a lógica. Jogo ruim e de baixo nível técnico. O gol do Ceará saiu de um frango do goleiro. Agora entende-se porque os times estão lá embaixo na tabela.

Deixe seu comentário a respeito.

Show de Incompetência no Tênis - Brasil Perde da Índia

O Brasil perde da Índia na Copa Davis. O pior é que a Índia ainda se deu ao luxo de escolher piso duro. Nem na grama (especialidade indiana) foram disputados os jogos.

Na sexta-feira, o Brasil abriu uma vantagem ilusória de 2 x 0. Ilusória porque Thomaz Bellucci nº 27 do ranking mundial, melhor brasileiro ranqueado na ATP sofreu mais de 4 horas para ganhar de 3 x 2 (com 10 a 8 no quinto set) do indiano Rohan Boppana nº 479 do ranking mundial. Isto mesmo, levou mais de 4 horas para vencer o 479 do ranking. Aí era o presságio que algo ruim estava por vir.

No sábado, a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares foram péssimos. Erraram várias bolas fáceis na rede com a bola alta. Ou seja, qualquer jogador normal mataria o ponto. Já os brasileiros não. Erraram cada bola que parecia impressionante. Jogo de amador mesmo. Vitória da Índia por 3 x 0 com direito a 6 x 1 no terceiro set.

No Domingo, o Brasil exagerou. Thomaz Bellucci não aguentou jogar sob um calor de 38º C e abandonou o jogo no segundo set quando já havia perdido o primeiro.
A decisão vai para o último jogo, o grande feito deste time, foi conseguir perder para o 479 do ranking. Isto mesmo, Ricardo Mello, número 75 do ranking, perdeu para o indiano Rohan Bopanna por 3 x 0.

Na realidade, o Brasil não soube aproveitar o sucesso do Guga. O esporte não se desenvolveu na época em que ele era o número 1 do mundo. Continua um esporte da "elite". Não temos torneios internos famosos e com retorno financeiro. O patrocínio é difícil e complicado para quem está começando e o custo da prática do esporte não é baixo se comparado com o futebol, por exemplo.
Querem entender o que estou falando? Para jogar, é preciso um tênis baixo e reto. Não pode ter amortecedores ou desníveis. Um modelo comum custa em torno de R$180,00. Aí você precisará de uma raquete. Uma comum (não as TOP) não sai por menos de R$300,00. Você vai precisar também de uma quadra e fazer aulas. Qualquer academia por mais porcaria que seja, vai cobrar algo em torno de R$140,00 por mês por aulas 2x por semana de 1 hora. Faça as contas e veja o percentual da população nacional que tem condições de praticar este esporte com foco em se tornar profissional. Isto tudo, claro, sem patrocínio. Ou seja, do próprio bolso.
Em um país em que a renda da população média gira em torno do salário mínimo, R$510,00, dá para desenvolver este esporte?

Por que ao invés de investir BILHÕES na construção de estádios da Copa, o país não investe este dinheiro no desenvolvimento de novos talentos e na construção de centros de tênis para clínicas e treinamentos de alto nível?
Detalhe: quando Guga era o número 1 do mundo, o tênis argentino era melhor que o nosso. Eles tinham, pelo menos, 5 tenistas entre os 100 melhores do mundo e nós 2 (Guga e Meligeni). Hoje, com Bellucci em 27, o tênis argentino continua MUITO MELHOR que o nosso. Bellucci para se ter uma idéia, NUNCA ganhou de um TOP 10.

O jeito é comemorar as vitórias nos Challengers mesmo........

Deixe seu comentário a respeito.

sábado, 18 de setembro de 2010

Análise 23ª Rodada - Sábado

Hoje (Sábado) tivemos 3 jogos que abriram a 23ª rodada do Brasileirão - Série A.

O Corinthians, como era esperado, venceu com facilidade o lanterna do campeonato Grêmio/SP.
O segredo da melhora do time corinthiano está na movimentação e velocidade do time. As saídas de Tcheco e Danilo do time e as entradas de Bruno César e Jorge Henrique, deixaram o time titular muito veloz. Isto vem ocorrendo desde a volta da Copa do Mundo. Hoje, por exemplo, o meio de campo foi composto por Boquita, Paulinho, Elias e Bruno César. Jorge Henrique e Iarley no ataque. Vejam só, 6 jogadores que participam do jogo no campo inteiro. Assim, contra um time mais pesado e limitado, fica fácil de jogar e, claro, de ganhar.

No jogo mais esperado do dia, Botafogo x Cruzeiro fizeram uma partidaça. No Cruzeiro Montillo foi bem o jogo todo e Roger comeu a bola no segundo tempo. O Botafogo entrou em campo com a formação de 3-6-1 com Renato Cajá e Maicosuel encostando no Loco Abreu. É uma formação interessante, principalmente se os meias encostarem no atacante e os alas chegarem ao fundo do campo. O Botafogo vem jogando assim e tem dado certo. O resultado foi normal. Na verdade foi ruim devido à vitória do Corinthians. Senão, seria um resultado totalmente normal e festejado por ambos os times.

NO jogo dos Atléticos, o do PR entrou em campo com 3 atacantes. O Carpegiani tem feito um ótimo campeonato com este time e tem feito algumas partidas espetaculares. Hoje, a audácia do seu técnico deu certo. O time entrou com Guerron, Maikon Leite e Bruno Mineiro. Os primeiros 25 minutos de jogo foram um verdadeiro massacre. Se ficasse 4 x 0 estaria de bom tamanho. Depois, o Atlético/GO se recuperou e deu muito trabalho. O time paranaense teve que suar muito para segurar a vitória e entrar de vez na briga por uma vaga na Libertadores. estão a apenas 4 pontos do Botafogo (último time na vaga da Libertadores). Vai tirar ponto de muita gente ainda e vai chegar firme no fimal do campeonato. Fiquem de olho no Atlético/PR. O time de GO dá alentos de que vai melhorar. O time tem feito boas partidas. O problema foi o início catastrófico de campeonato e, agora, para recuperar os pontos perdidos, vai ficar cada vez mais difícil. No jogo contra o Santos vencia até os 30 minutos do segundo tempo e tomou uma virada histórica. Hoje, perdeu, mas foi buscar e quase empatou o jogo. O problema são esses QUASE. Tem que vencer para sair da zona da degola. Empate é ruim, derrota então.......
Deixe seu comentário a respeito.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Palpites 23ª Rodada - Brasileirão Série A

Esta rodada tem tudo para ser decisiva para as pretensões de alguns clubes no campeonato. Tanto com relação à título quanto com relação ao rebaixamento.

Corinthians x Grêmio/SP - Não tem muito o que comentar sobre este jogo. Qualquer resultado diferente de Vitória do Corinthians será uma surpresa. Jogar contra o lanterna do campeonato que já mudou 3 vezes de treinador, desfalcado e em casa. Se não ganhar, vai se complicar para o resto do campeonato. Palpite: Vitória do Corinthians.

Atlético/GO x Atlético/PR - O time do PR vem de uma boa vitória sobre o galo mineiro. O time está jogando bem e com o maior entrosamento de Branquinho, Paulo Baier, Maikon Leite e Bruno Mineiro o time tem tudo para colocar velocidade no jogo. O grande desfalque para este jogo é Paulo Baier. Sem ele, o time perde muito na criação das jogadas e nas bolas paradas.
O time de GO, vem de uma derrota de virada para o Santos. Só que o resultado do jogo (4 x 2) foi ilusório, pois o time vencia o Santos na Vila Belmiro por 2 x 1 até os 30 minutos do segundo tempo e ainda teve, antes do gol de empate, 2 chances para matar o jogo e perdeu. Acho que será um jogo complicado para ambos e bem movimentado. Palpite: Empate.

Botafogo x Cruzeiro - 2 times que brigam pela liderança do campeonato. O Cruzeiro vem de uma sequência fantástica de 5 vitórias seguidas, o que lhe proporciona o terceiro lugar no campeonato e só 1 ponto atrás do líder. Enfrenta um Botafogo mordido pela goleada sofrida ante o Goiás fora de casa e busca a reabilitação. Os retornos de Herrera e Somália d~çao maior tranquilidade para o time do fogão que ficou sem muitas alternativas de jogo na partida anterior e sem poder de marcação. NO Cruzeiro, o retorno de Wellington Paulista e a boa fase do Wallyson podem ajudar o time a vencer fora de casa. Montillo confirmado para o jogo dá sua contribuição na armação e na criatividade no meio de campo. Acho o time do Cruzeiro mais time que o do Botafogo. Palpite: Vitória do Cruzeiro.

Atlético/MG x Vitória - Este jogo deve ser horrendo. O Atlético em uma crise interna com ameaça de atrasos de salário dos jogadores por parte do presidente, o time totalmente sem padrão de jogo e uma defesa que é uma peneira. O Vitória caiu demais no campeonato e não consegue se recuperar no campeonato. Palpite: Empate.

Palmeiras x São Paulo - Após uma fase tranquila com 3 vitórias seguidas, o São Paulo voltou ao normal. Perdeu fácil do Internacional em casa, apresentou as mesmas falhas rotineiras e a lentidão do time. Já o Palmeiras, quer embalar após a vitória contra o Grêmio fora de casa. O problema é que ganhou jogando na retranca e dependendo de bola parada ou jogada aérea na área. Vocês não acham pouco para um time com as estrelas que tem? O jogo deve ser enrolado. Muita pressão estará em jogo. Palpite: Empate.

Internacional x Vasco - O Internacional voltou a jogar bola e com forte marcação no meio de campo. O Vasco vai lutando para ser o REI dos empates. Nada que anime sua torcida que, conforme mencionei alguns dias atrás, está ficando descontente com o PC Gusmão. O dia perdeu muitos gols contra o Avaí, mas tomou o empate no final e o Avaí teve um gol anulado nos acréscimos. O time está um pouco desequilibrado. Parece que o gás acaba nos finais dos jogos. Contra o palmeiras foi a mesma coisa. No Inter, Wilson Matias e Giuliano são desfalques certos. No Vasco, Carlos Alberto e Felipe seguem de fora. Palpite: Vitória do Inter.

Guarani x Santos - Este jogo, em situações normais, teria o Santos como favorito. Devido aos últimos acontecimentos e com a entrega do cargo de treinador do Dorival Júnior, acho que o ambiente está para lá de pesado. O Neymar não está bem quisto pelo time. Acho difícil o time vencer com um astral tão ruim rondando o elenco. Fora que parece que eles estão divididos em panelinhas.... O problema do Guarani é a sua defesa. É lenta ao extremo. O Santos pode se aproveitar disto. O Guarani vem ganhando jogos importantes em casa e tem dificultado para muita gente. Palpite: Vitória do Guarani.

Flamengo x Fluminense - Ganhar do lanterna do campeonato que estava com 9 jogadores é sinal de comemoração?? Pois é, esta é a situação do Flamengo. A bagunça por lá está grande, elenco rachado, muitos jogadores fora de forma (até hoje??), machucados, etc. O time tem sérios problemas de marcação e de criatividade no meio de campo. Sem Petkovic, o time fica refém de um armador que preste. Já no lado do Fluminense, a coisa também não está nada boa. Perdeu para o Corinthians em casa no jogo do confronto direto pela liderança. Só partiu mesmo para o ataque quando já estava 2 x 0 contra. Jogando em casa e perder em um jogo decisivo mexe com a cabeça de qualquer um. Fora os problemas internos no DP médico. O desfalque do Fred também tira um pouco do poder de fogo do time. Acho o Fluminense apesar de tudo, mais time que o Flamengo. Palpite: Vitória do Fluminense.

Avaí x Grêmio - O Avaí tem jogado no 3-6-1 e não foi muito bem no início do jogo contra o Vasco. Só melhorou no segundo tempo, mas o time, com os desfalques, não vem rendendo o mesmo que no início do campeonato. Está um time bem comum. Nem Sávio está ajudando com toda sua experiência internacional. No lado do Grêmio, a derrota para o Palmeiras em casa ainda não foi bem digerida. para piorar, o time perde o atacante Borges até o final do ano. Perde um atacante com faro de gol....Acredito na reabilitação do Avaí no campeonato. Palpite: Vitória do Avaí.

Ceará x Goiás - No Goiás, Jorginho implantou o esquema com 3 zaguueiros e vem dando certo. O time ficou mais consistente na defesa e tem levado bem menos gols. No ataque, Rafael Moura e Felipe vão dando conta do recado. A goleada contra o Botafogo vai dando moral para o time que já está começando a se animar para sair da zona da degola. No Ceará, a contratação de Marcelo Nicácio pode dar mais opções ofensivas para o time. O problema é a defesa que por várias vezes fica muito exposta já que seu meio de campo marca muito pouco. O jogo tem tudo para ser fraco tecnicamente. Palpite: Vitória do Goiás.

Boa torcida a todos e deixem seus comentários a respeito dos palpites.

Nota de Esclarecimento do Santos Futebol Clube - Caso Neymar

Pessoal,

Segue nota de esclarecimento que recebi hoje, por e-mail da Presidência do Santos Futebol Clube, sobre o caso Neymar.

"Helio,

Segue Nota de Esclarecimento:

O atacante Neymar infringiu o regulamento interno ao desrespeitar seus companheiros e o técnico Dorival Jr. durante a partida contra o Atlético-GO e será multado em parte de seus vencimentos. O clube exigiu mudanças profundas em seu comportamento dentro e fora de campo, com seus colegas de time e adversários, e estará ao lado do jogador para que este momento de dificuldade seja superado. Consideramos que Neymar é um jovem de talento raro, que certamente está passando por uma fase de radical transformação. Apesar de não concordarmos com as últimas atitudes de nosso jogador, gostaríamos de reiterar publucamente nossa confiança no atleta, nosso carinho neste garoto que encantou a todos que amam o futebol e nossa certeza sobre seu caráter e retidão.

Presidência
Santos F. C."

O Neymar pode virar um Edmundo?

Fazendo uma retrospectiva dos acontecimentos recentes e polêmicos envolvendo o craque Neymar, veio à minha mente uma possível situação: Neymar pode vir a se tornar um Edmundo para o futebol?
Veja, não que vir a ser um Edmundo seja ruim. Edmundo foi um craque de bola, ganhou títulos importantes por onde jogou, foi artilheiro do Brasileirão, etc.. Enfim, teve uma vida futebolística vitoriosa.
O problema com o Edmundo era as confusões em que se metia. Não passava 1 mês sequer sem se envolver em confusão. Ora era briga com jogador do próprio time, ora com jogador de outro time, ora era com o treinador, ora era na balada, depois, era acidente de carro, gravidez de modelo, e por aí vai.... Tudo que poderia atrapalhar (e atrapalhou muito) a sua vida profissional aconteceu com o edmundo.
Neymar tem potencial para fazer história no Santos. É novo, atrevido, habilidoso, sabe chutar, passar, cruzar, ajuda na marcação, etc.. Porém, os problemas que começam a ser criados em torno dele podem atrapalhar a sua ascensão. É aí que o Santos corre o risco no seu investimento. Bancar um jogador problemático no elenco.
Neymar nada mais é que um menino MIMADO. Sempre teve tudo que quis e ganhava dinheiro de gente grande quando ainda tinha 14 anos. é muito vislumbramento para pouca gente (pouca idade).

A única coisa que pode fazer a diferença no Neymar (e fazer ele não virar um Edmundo) é o clube, seu empresário e seus pais intervirem na sua formação e acompanharem seus passos de perto. E para o Santos é fácil dar exemplo, Pelé foi o que foi para o futebol no Mundo. Brasil só existe futebolísticamente falando (e tem a fama que tem hoje) devido a ele e quantas vezes vocês viram Pelé agir desta forma do Neymar? Quantas vezes Pelé desrespeitou uma ordem de seu técnico? Quantas vezes ele pensou NELE ao invés do clube?
Quantas vezes Pelé faltou a um treino? Ou melhor, quantas vezes chegou atrasado a um treino da equipe?

O perigo está rondando Neymar, a dúvida é saber se ele terá atitude e cabeça para ir para o lado certo.

Deixe seu comentário a respeito.

Sérgio Baresi

Quando o São Paulo demitiu o Ricardo Gomes e efetivou o Sérgio Baresi, eu confidenciei a amigos que foi a maior loucura (para usar um termo bem educado) que o clube poderia ter feito.
O Baresi é técnico de time de jovens, do juniores não para ser do profissional. Não tem tarimba nem conhecimento suficientes para organizar o time do São Paulo e fazê-lo vencedor tal qual o Muricy ou Telê Santana (nos tempos áureos).
O time não tem padrão de jogo nenhum, seu sistema defensivo fica exposto com muita facilidade e o meio de campo é lento e previsível.
Tudo bem que técnico não faz milagres, mas o time do São Paulo não é ruim. Muito pelo contrário, tem no elenco jogadores que já foram campeões em outras equipes e acostumados à vitórias. Querem um exemplo? Fernandão, Rogério Ceni, Rodrigo Souto, etc... Conta com jovens promessas como Marlos (que foi bem no Coritiba), o jovem Marcelinho (da base), Dagoberto (que foi muito bem no Atlético/PR até sua grave contusão)....
Com um elenco assim, não dava para ir melhor? não dava para fazer um time que CORRESSE mais em campo?
Pois é, isto não ocorre e é o que irrita e preocupa os são paulinos.
Cléber Santana e Rodrigo Souto não podem jogar juntos porque deixam o time muito pesado.
Isto é conceito de futebol e parece que o Baresi não o tem profundamente. Outro detalhe: alguém poderia me explicar o que o richarlyson tem de tão especial? entra treinador, sai treinador e ele continua como titular absoluto e fazendo um festival de besteiras... Mais erra que acerta em campo.

Bom, para resumir, com Sérgio Baresi de técnico, São Paulo no máximo consegue vaga na Sulamericana. Pena, porque teria time para brigar por Libertadores......

Deixe seu comentário a respeito.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Análise 22ª Rodada (Quinta-Feira)

Nos jogos desta quinta-feira, o Internacional fez um bom jogo contra o São Paulo e venceu no Morumbi por 3 x 1. O São Paulo jogou com um meio de campo que eu não gosto. Cléber Santana e Rodrigo Souto têm mais nome que futebol.
O Rodrigo Souto parece que dorme em campo, lento, até definir ir na bola, ela já passou e está voltando de novo. Já o Cléber Santana é um jogador que joga mais com a bola nos pés. Não deveria, mas é assim que joga. Enfim, o meio de campo além de lento, teve muitos problemas na marcação. No primeiro tempo, até os 20 minutos só o Internacional jogava e chegava à área são paulina com muita facilidade. Tinga teve muita liberdade e Wilson Matias chegava como elemento surpresa.
O São Paulo só melhorou quando empatou. Mas foi muito pouco para um time que tem jogadores com o nome que tem. Fernandão e Dagoberto ficaram muito isolados no ataque. Se a bola não chega a eles, como vão produzir??

Já no jogo do RJ, o Vasco mais uma vez empatou. Aliás, tomou o gol da virada aos 45 minutos do segundo e foi marcado um impedimento que muitos catarinenses estão contestando (mas foi bem anulado).... O Vasco entrou com vários desfalques, Carlos Alberto, Felipe e Nunes não jogaram. O Vasco cansou de perder gols no primeiro e, principalmente, no segundo tempo (quando tinha 11 contra 10 jogadores). De toda forma, é mais um empate. Time que empata muito neste tipo de campeonato, não vai a lugar nenhum. Se continuar assim, vai ficar na zona intermediária e beliscar uma Sulamericana da vida.
Já o Avaí continua na sua má fase que coincidentemente começou quando houve sondagens do São Paulo em cima do Antônio Lopes (eu já mencionei isto algumas vezes aqui no blog). Mas não acho que o problema seja este. O time também está desfalcado e perdeu a força de marcação. O time tinha uma movimentação constante no meio de campo e um contra ataque rapidíssimo. Hoje, não tem mais isto e a entrada do Sávio, ajudou ainda mais o time ficar cadenciado. O Antônio Lopes vai ter que corrigir isto senão, vai lutar para fugir do rebaixamento.

Amanhã (sexta-feira), publicarei os palpites da 23ª rodada.

Deixe seu comentário a respeito.

Análise 22ª rodada (Quarta-feira)

Ontem, tivemos uma rodada com muitos gols.
Claro que o jogo mais importante foi a ótima vitória do Corinthians sobre o Fluminense. O jogo foi bom, com um primeiro tempo de maior domínio do Fluminense que, apesar disso, terminou com vitória corinthiana por 1 x 0. Gol anotado bem no finalzinho do tempo.
O Corinthians voltou melhor armado para a segunda etapa e mereceu a vitória, de uma maneira geral. O Fluminense segue com seus problemas na equipe após a chegada do Deco. Eu já mencionei neste blog por várias vezes, o Muricy tem uma missão das mais complicadas. Sabem por que? Porque com Deco e Conca o time fica com o meio campo muito leve e pouco marcador. A defesa fica muito exposta aos ataques adversários. Daí, como colocar um destes no banco? e o investimento que foi feito no Deco, vai colocá-lo no banco?
Outro problema é o interno. esta briga com o DP médico não vai acabar bem e o ambiente interno vai sendo minado. Não tem treinador que resolva isto. Não queria estar na sua pele não. Ah, e ainda tem o retrospecto negativo do ano passado. Tal qual o Palmeiras 2009, o Fluminense teve uma larga vantagem no campeonato e, agora, pode perder a liderança se o Corinthians empatar com o Vasco no jogo ainda a realizar. Ou seja, vai perdendo fôlego.

A boa vitória do Cruzeiro já era esperada. Não vou me aprofundar nisto. Assim como a do Atlético/PR sobre o de MG. Era óbvio que o do PR iria ganhar. O Atlético/MG não se encontra em campo. Ontem, jogou bem defensivamente e pouco produziu. O primeiro gol do Atlético/PR foi igualzinho ao marcado contra o Santos. Era só o Luxemburgo ter prestado atenção nesta jogada no primeiro pau, treinado e anulado isso. O pior é que eles fazem esta jogada TODO jogo. Não foi uma surpresa. Aliás, qual time do Luxemburgo que marca bem bolas aéreas? Eu nunca vi nenhum time dele bom neste fundamento.

O Palmeiras jogou como time pequeno e ganhou. Parabéns! O problema é: Quantos jogos se ganham jogando desta forma? Vai depender das bolas alçadas na área? Não é pouco para um time que tem Valdívia, Kléber, Marcos Assunção, Felipão, Marcos, etc? Um time tão caro dependendo de bola na área? Jogada de falta? É a típica vitória ilusória!!

O Goiás deu um chocolate no Botafogo. Isto mostra que o Botafogo é time para, no máximo, brigar pela Libertadores. Não adiante disputar um campeonato com 11 jogadores bons. Quando tiver contusões, suspensões, etc vai perder porque as peças de reposição são bem piores. Ontem, jogou com 5 desfalques e sem a dupla de volantes titular. Assim, fica difícil manter o mesmo nível de jogo. Sorte do Cruzeiro que ganhou mais uma posição.

Vitória x Ceará foi o jogo dos compadres. Digo, jogo que foi ruim para os 2. Os 2 ficam próximos à zona do rebaixamento. eu ainda insisto em falar que o Vitória não é time para ser rebaixado. Já o ceará é fraquinho e se chegar lá, não sai mais. O futebol dos 2 caiu muito e dá dó de assistir.

Já o Flamengo ganhou do medíocre Grêmio/SP. Isto sem contar que o time paulista jogou com 9 boa parte do segundo tempo e mesmo assim, o Flamengo achou a vitória nos minutos finais. Fica aqui uma dúvida com relação à primeira expulsão do Grêmio/SP. A regra menciona que deve levar cartão amarelo jogador que levanta a camisa apenas ou que a tira totalmente? Digo isto porque o jogador do Grêmio/SP apenas levantou a camisa, cobriu a cabeça e voltou ao normal. Não sei se daria o segundo amarelo para ele por isso. Bem suspeito vindo de um time grande do RJ brigando para sair do rebaixamento.

Deixe seu comentário a respeito.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desta vez Neymar passou dos limites!

Hoje, o Santos conseguiu uma difícil e importante vitória. Perdia o jogo por 2 x 0 em casa.
Depois de diminuir o marcador, só foi empatar aos 30 minutos do segundo tempo. Isto retrata o que foi o jogo. A virada só veio nos minutos finais. A torcida santista está em festa?
Infelizmente, Neymar foi o pivô de mais uma polêmica.
Ficou contrariado com a ordem do técnico Dorival Júnior de que não era para ele bater o pênalti e sim o Marcel.

Entendo a revolta do Neymar. Todo grande jogador quer aparecer, quer fazer gol, quer ser responsável pela vitória de seu time. Mas desrespeitar o capitão do time e o treinador é algo que só um marginal faz.
Veja, todos trabalhamos em empresas. Quantas vezes recebemos ordens que não concordamos ou que não gostamos, mas que mesmo assim fazemos porque simplesmente quem nos pediu foi nosso chefe! Ou seja, em qualquer lugar do mundo (e no futebol não poderia ser diferente) HÁ uma HIERARQUIA a ser seguida.
Quem é o superior imediato do Neymar? O seu treinador. Se fosse para cada um fazer o que quisesse, não precisaria de treinador.

Sempre defendi o Neymar. Acho-o um excepcional jogador, apanha muito em campo, é xingado, sofre rodízio de faltas, etc. Mas, desrespeitar e xingar seu superior é PERDER qualquer razão que pudesse ter (e não tinha).

Agora o clube sofre com um dilema. Fez um esforço descomunal para segurá-lo e como vai puní-lo? Se tirá-lo do time, perderá mais um jogador diferenciado e aí sim vai ser um time comum. Se não puní-lo, vai perder o comando de toda a equipe e não terá o respeito dos demais jogadores.

Sugestão: Acho que a diretoria do Santos deveria puní-lo com um bom percentual do seu salário. Cada vez que aparecer negativamente no noticiário, será punido. Mexa no bolso dele. A hora que ele começar a ver quanto de dinheiro está perdendo, parará.

Uma última observação: Alguém se lembra de quando Robinho quis sair do Santos para ser vendido para o Real Madri em 2005? Lembram-se das palhaçadas que ele fez? E quem era seu empresário? Não era o mesmo que o do Neymar, Sr. Wagner Ribeiro?
Pois bem, e se o Neymar quiser realmente ser vendido? Só recusou a proposta do Chelsea porque o Robinho lhe falou que a Inglaterra não era um lugar legal. Que a população é fria e a imprensa pega no pé de jogadores do tipo deles?
Já pararam para pensar que talvez ele esteja fazendo isto para forçar a sua saída do clube?

Deixe seu comentário a respeito.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Champions League - 1ª Rodada

Desculpem-me por não ter postado antes os palpites da Champions League (1ª Rodada). Tive uns pequenos problemas pessoais que me impediram de postar durante todo o dia.
Isto não vai mais voltar a acontecer.
Bom, vamos aos palpites dos jogos de amanhã (15/09/2010).

Cluj x Basel - O Basel (clube suiço onde já jogou o lateral esquerdo Kléber) joga fora contra o desconhecido Cluj. O jogo, na realidade envolve as piores forças do grupo (teoricamente). Os favoritos disparados são Bayern e Roma. Nenhum dos times tem tradição e futebol para irem longe na competição. Palpite: Empate.

Bayern Munique x Roma - O Bayern vem do vice-campeonato surpreendente no ano passado. Eliminou com competência Manchester United e Lyon. O time manteve a mesma base do ano passado Ribery, Robben e Schweinsteiger continuam no time. Já a Roma tem nos pés de Totti a sua esperança de ir longe na competição. O time é recheado de brasileiros, Doni, Júlio Sérgio, Taddei, Adriano, Júlio Batista, etc devem ter muitas dificuldades para segurar o time alemão. Aliás, a Roma só tem feito papelão neste início de temporada levando uma goleada em casa por 5 x 1 do modestíssimo time do Cagliari. Palpite: Vitória do Bayern Munique.

Zilina x Chelsea - Neste grupo, a luta deve ser pela segunda vaga. Na lógica, Chelsea se classificará. Tem um timaço, fez boas contratações como a do brasileiro Ramires e pegam um time estreante no campeonato proveniente do fraco campeonato eslovaco. Palpite: Vitória do Chelsea.

Olympique x Spartak Moscou - Confronto que deve ser equilibrado. O Olympique, atual campeão francês, vai tentar fazer o dever de casa. Tem um time sólido que aposta na forte marcação do meio de campo. Já o futebol russo tem evoluído muito nos últimos tempos. Fez boas contratações e o futebol vai caindo no gosto do público local. Os times começam a incomodar nos principais campeonatos europeus. Tem que ficar de olha neles. No seu elenco estão os brasileiro Alex (ex-inter) e Ibson. Palpite: Vitória do Olympique.

Real Madri x Ajax - O Real estréia na competição com um time bem modificado em relação ao ano passado a começar pelo seu treinador. A obrigação do José Mourinho é o título, qualquer outro resultado será considerado fracasso. Contratou também os ótimos Ozil e Khedira. Já no Ajax, depois de um tempo no limbo, o time vai se reerguendo e busca recuperar seu prestígio dos anos 70. Conta com o jovem jogador uruguaio Nicolas Lodeiro e o sueco Lindgren. Mas não acho que seja páreo para o Real Madri em casa. Palpite: Vitória do Real Madri.

Milan x Auxerre - O Milan vai, com seu quarteto, para cima do time francês. Será a estréia de robinho, Ronaldinho Gaúcho, Pato e Ibrahimovic. O problema do Milan é que falta qualidade no seu meio de campo para fazer a bola chegar até eles. E a defesa é muito fraca. Vai ter dificuldades contra o Auxerre. O time francês deve ir à Milão bem fechado e procurando cadenciar o jogo. Palpite: Empate.

Shakhtar Donetsk x Partizan - O Shakthar é o atual campeão da UEFA Euro League. O time conta com vários brasileiros em seu elenco, Fernandinho, Jádson, Alex Teixeira, por exemplo. Marcelo Moreno também joga no time. Eles mantiveram a base ganhadora do ano passado e, por isso mesmo, são favoritos neste confronto contra o time sérvio. Palpite: Vitória do Shaktar.
 
Arsenal x Braga - Em situações normais, o Arsenal seria franco favorito, mas com 6 desfalques dá para ficar preocupado com a surpresa portuguesa. O Braga foi o vice-campeão português e conta com o goleiro brasileiro Felipe (ex-corinthians) e, para assustar um pouco o Arsenal, eliminaram o time do Sevilha da Espanha na fase preliminar do Champions. Este confronto deve ser complicado para o Arsenal. Palpite: Empate.

Deixe seu comentário a respeito.

Rafael Nadal é o cara!!

Ontem Rafael Nadal ganhou o último título que faltava ganhar, o US Open. Deu um show. Jogou muito e hoje, pode-se dizer que é o jogador mais completo do tênis mundial.
Saca bem, voleia bem, bate do fundo da quadra, joga bem em todos os pisos, ganha torneios em todos os pisos, etc.
O melhor desta história, é que quando ele apareceu, era um excepcional jogador de saibro. Com o tempo, seu treinador (Tony Nadal) foi analisando seus erros e corrigindo-os. Hoje, ele alia sua força física com uma técnica invejável.
No 2º set do jogo de ontem, chegou a estar perdendo por 4 a 1 e saque contra. Chegou aos 4 a 4 dando uma aula de tênis no bom Djokovic. Ele foi campeão perdendo apenas 1 set em todo o torneio. Ganhar um grand slam já é difícil, imagina ganhar perdendo apenas 1 set!! Não é para qualquer um.
Federer joga com mais classe, seus movimentos são mais bonitos de se ver, mas Nadal joga com o coração, com a raça e força espanhola.
Eu sou um fã deste jogador. No ano passado, teve um problema grave nos joelhos que muitos o davam como acabado no tênis. Pois é, este ano ele detruiu a todos os adversários e o que é melhor, ele é 5 anos mais jovem que Federer. Então, se seu físico e sua motivação persistirem, ele tem tudo para ser o maior de todos os tempos e com méritos.

Deixe seu comentário a respeito.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Palpites 22ª Rodada - Brasileirão Série A

Neste meio de semana, teremos a 22ª rodada do Brasileirão. O clima vai ferver em vários jogos considerados decisivos para as pretensões de alguns times no campeonato.

Claro que "o jogo" da rodada será Fluminense x Corinthians - Ambos os times vêm de derrota. A do Corinthians deu maior repercussão devido aos erros de arbitragem a seu favor (mais uma vez). O problema é que como visitante, poucos pontos fez até o momento e a defesa vem apresentando algumas inconsistências que antes não apresentava. O time ganhou velocidade no ataque, mas perdeu em eficiência defensiva. Isto é o que o Fluminense deve explorar.
Já no Fluminense, o problema está no seu poder de marcação e velocidade. Vejam, o time vinha muito bem montado em um esquema de muita marcação no meio de campo e na defesa. O time, sem a posse de bola, congestionava o meio de campo e deixava poucos espaços para o time adversário. O problema apareceu após a entrada de Deco. O time perdeu muito poder de marcação porque Conca, Deco e Washington não são marcadores e não voltam muito para ajudar. Como Muricy vai resolver isso é que é uma incógnita. O que não pode é ele voltar a escalar 3 zagueiros e 2 volantes. O time vai ficar previsível e fácil de marcar. Palpite: Empate.

Grêmio/SP x Flamengo - Este jogo deve definir quem vai mesmo lutar na parte de baixo da tabela. O Flamengo, no papel, é mais time. Em campo, os 2 são sofríveis. O Flamengo é um monte de jogadores arrumados do tipo "Casados x Solteiros". Já o Grêmio/SP demitiu Antônio Carlos e contratou Marcelo rospide. E daí Outro planejamento, outro conceito de jogo..... Enfim, para mim é um time fadado ao rebaixamento. Mas em todo caso, meu palpite é Empate.

Vitória x Ceará - Este jogo deve marcar a volta das vitórias do Vitória. O time não é de todo ruim. Tem muitos problemas defensivos, mas do meio para frente é um bom time. O Ceará é fraco, com uma defesa lenta e mal arrumada que frequentemente fica no mano a mano. Palpite: Vitória do Vitória.

Cruzeiro x Guarani - Este é o jogo para o Cruzeiro mostrar que é candidato ao título. Se não vencer, vai mostrar fraqueza em um momento decisivo. É tudo ou nada, até porque tem o cruzamento dos líderes. Ou seja, é a hora de roubar pontos de pelo menos 1 deles. Palpite: Vitória do Cruzeiro.

Santos x Atlético/GO - O Santos vem caindo na tabela. O time não está bem e, ainda por cima, mal escalado pelo Dorival Júnior. Se ele insistir em Zezinho no meio de campo, vai continuar com um setor sem criação e com marcação falha. O time vai com desfalques importantes. O Atlético/GO vem subindo e mostrando bom futebol. A vitória sobre o líder deve dar mais ânimo à equipe. Se o Santos não vencer o Atlético/GO em casa, pode esquecer qualquer chance de título do campeonato. Jogo tem tudo para ser muito disputado. Palpite: Empate.

Grêmio x Palmeiras - Palmeiras = Amontoado de jogadores. Grêmio vem melhorando desde a chegada do Renato Gaúcho. O time tem jogado com mais velocidade e mais raça. A vitória sobre o Corinthians em SP vai incendiar o estádio Olímpico. Acho difícil o Palmeiras conseguir segurar este jogo. Palpite: Vitória do Grêmio.

Atlético/PR x Atlético/MG - O do PR está com muitos desfalques por contusão e por cartões. O Maikon Leite que vinha subindo de produção e fazendo gols, machucou em treinamento e é dúvida. O Atlético/MG ganhou do ruim Grêmio/SP no sufoco e em casa. O time ainda está muito lento e previsível. Luxa não deu padrão de jogo nem velocidade ao time. Este jogo deve ser amarrado, mas acho que o Atlético/PR deve fazer valer a força de jogar em casa. Palpite: Vitória do Atlético/PR.

Goiás x Botafogo - Depois das vitórias sobre Santos e São Paulo, o Botafogo é amplo favorito ao jogo. O problema é que o Goiás começou a se acertar. A volta ao time do Felipe deu novo ânimo ao ataque e nova movimentação. Só o Rafael Moura era muito pouco para este time. No Botafogo, a contusão do Marcelo Mattos atrapalha um pouco seu esquema. Ele dava muita consistência defensiva ao time. Não acredito que o Goiás consiga a vitória, mas também não perde este jogo em casa. Plapite: Empate.

Vasco x Avaí - Muitos torcedores do Vasco, dirigentes e comentaristas do RJ estão falando que o PC Gusmão está mais preocupado em manter sua invencibilidade pessoal que fazer o Vasco vencer. isto é ruim logo em um momento que o time vem de boa invencibilidade e afastando-se cada vez mais da zona do rebaixamento. O problema está no seu ataque que tem se mostrado pouco eficiente. Nunes nem de longe, mostra a eficiência dos tempos de Santo André. De positivo, a volta confirmada de Carlos Alberto. No Avaí, tem-se um princípio de crise devido aos maus resultados nos últimos jogos. O time tem boa movimentação ofensiva, mas está com pelo menos 4 jogadores contundidos. Isto atrapalha qualquer esquema. O seu técnico costuma armar bem as defesas dos times que treina. Palpite: Vitória do Vasco.

São Paulo x Internacional - O São Paulo ficou um pouco abatido com a derrota para o Botafogo. O time não fez um bom jogo e a vitória carioca foi merecida. Quando o time joga com Richarlyson vira uma bagunça. Ele não guarda posição, acha que é craque e costuma perder bolas bobas na defesa. A volta de Alex Silva deve dar maior consistência defensiva ao time. O problema voltou a ser o ataque. Fernandão não vem bem e o time fica com praticamente um atacante de movimentação. Muito pouco e fácil de se marcar.
Já o Internacional joga em um esquema 4-5-1 devido a falta de atacantes no elenco. Alecsandro machucado, Edu encostado (o Celson Roth não o utiliza por opção técnica mesmo) e Rafael sóbis machucado. Assim, sobra só o Leandro Damião na frente. Ilan se diz pronto para estrear, mas será que com ele o time melhorará? Eu não aposto nele. Acho um atacante comum. Igual a ele, tem uns 100 só no Brasil e mais baratos. este tem tudo para ser um jogo bem chato tal qual Inter x Goiás no final de semana. Palpite: Empate.

Deixe seu comentário a respeito.

domingo, 12 de setembro de 2010

Análise 21ª rodada - Brasileirão Série A

Mais uma rodada se passou e o campeonato vai ficando interessante.
Santos e Internacional vão provando que logo logo vão apenas administrar para fazer pontos para não cair. Não devem forçar o ritmo para conquistar este título. Uma pena. O Santos, mais por conta da contusão do Ganso que praticamente destruiu seu meio de campo. O Internacional, por conta do Mundial de Clubes, coisa que não concordo. Tem elenco para disputar o brasileirão em alto nível... Pena.
No jogo de hoje, o Santos até se postou melhor taticamente, mas diante de um fraco Ceará fica difícil saber se o time melhorou ou foi a fragilidade do adversário que permitiu isso. Ficou claro mais uma vez que Zezinho não tem futebol para ser titular deste time. Enquanto ele jogar, o Santos perderá o meio de campo sempre.
A vitória do Ceará foi merecida. O jogo foi equilibrado, mas vence quem tem mais competência para finalizar.
Dos jogos de sábado, o empate do Flamengo reflete a situação atual do time. Mal treinado, mal distribuído em campo e sem criatividade. Não é culpa do Silas (que já chegou com o time montado e com problemas), mas não vejo futuro bom para eles não. O Vitória deve melhorar um pouco, mas briga no máximo pela Sulamericana.
A derrota do Fluminense foi a surpresa. Tudo bem que o time do Atlético/GO vem melhorando a cada rodada, mas devido à disputa da liderança, esperava mais do Fluminense que já falei aqui neste blog, quando joga com Conca e Deco, fica com fragilidade de marcação. O Muricy tentou corrigir este problema colocando 2 volantes e 3 zagueiros, mas o time perdeu movimentação. Vai ter trabalho para reorganizar o time. Já disse aqui também que acho que o Atlético/GO tem grandes chances de sair da zona do rebaixamento.
Já a derrota do Corinthians, em grande parte se deu pelo bom primeiro tempo do Grêmio. O problema deste jogo foi a arbitragem com o polêmico lance do pênalti e a expulsão do jogador gaúcho. Acabou com o espetáculo e o jogo ficou ataque contra defesa. Méritos para o Grêmio que conseguiu segurar o resultado.
Dos jogos do domingo, o ponto positivo foi a vitória fora de casa do Cruzeiro que vai se acertanto e tem elenco para manter-se na parte de cima da tabela, vive um momento melhor que os líderes e, se chegar, acho que dificilmente alguém segura. Tem que olhar com cuidado para eles. é um dos favoritos ao título com certeza.
Palmeiras x Vasco deu o resultado esperado. Não tem muito o que esperar deste Palmeiras que tem problemas internos de atrasos de salário e reclamações de jogadores. Acho que brigará mais para não cair. O time é um amontoado de jogadores, sem nenhuma organização tática. Dá dó de ver este time jogando.
O Vasco fez a sua parte, armado no contra ataque e congestionando o meio de campo.
O Botafogo também vem crescendo e ganhando jogos importantes. Não bastasse a vitória sobre o santos em SP, agora bateu o São Paulo no RJ e freou a boa recuperação do time paulista. Time este que deve ficar pela zona intermediária do campeonato. O São Paulo tem problemas defensivos e richarlyson joga muito fora de sua posição. Ele nunca está onde deve e quando fica na marcação, geralmente faz faltas burras e desnecessárias. O pior é que se acha melhor que realmente é.
Guarani mantém seu bom retrospecto em casa onde ganhou jogos fundamentais e praticamente (do meu ponto de vista) já se segurou na primeira divisão. Não deve brigar pelo título. No máximo Sulamericana. O time é bem limitado e o mérito de estar onde está é do seu treinador (Vágner Mancini).

Deixe seu comentário a respeito.

Pênaltis Pró Corinthians

Alguém está contando a quantidade de pênaltis pró Corinthians no Campeonato?
Não que seja proibido marcar pênaltis para o Corinthians, mas é muito estranho a quantidade de pênaltis INEXISTENTES marcados a favor deles.
Contra o Goiás, Atlético/PR e Grêmio só para contar os últimos jogos. Contra o grêmio, foi pior, porque além de marcar um pênalti completamente inexistente, o juiz ainda expulsou o jogador gaúcho. Algo que faz vocês lembrarem 2005? Parece que todo jogo do Corinthians tem que ter um pênalti a favor......

Tudo isto se completa com Ministro dos Esportes (Orlando Silva) assinando como testemunha no contrato de construção do estádio. O que um ministro tem a ver com um contrato entre um time e uma construtora?
Ah, não se esqueçam da visita política do nosso presidente no aniversário do clube...... Fora que nos jogos do Corinthians, são escalados árbitros sem gabarito nenhum. Por que não estão entrnado nos sorteios dos seus jogos os FIFA?

Ah, e o adiamento do jogo contra o Vasco? por que? por conta do aniversário do clube? logo um jogo que seria muito complicado porque seria no RJ e contra um adversário que está invicto desde a troca de técnico (contratação do PC Gusmão).....

Quantos e quais times tiveram estes benfícios no campeonato?
Estas coisas que diminuem (ou colocam em dúvida) a credibilidade deste campeonato.......

Deixe seu comentário  a respeito.

sábado, 11 de setembro de 2010

Quando ganhar um título faz mal a um clube?

Pois é, esta pergunta é difícil de responder, não?

Quem imaginaria que ganhar um título poderia fazer mal a um clube? Quem em seu juízo perfeito diria isto?
Isto mesmo, o título do Brasileirão 2009 fez muito mal ao Flamengo. Logo que ganhei, eu disse a alguns amigos: "Foi a vitória do errado". Sabem por que?

O título do ano passado coroou um ano cheio de erros. O clube, afundado em dívidas, trouxe jogadores com valores astronômicos, teve por várias vezes atrasos de salários, o Adriano por diversas vezes faltava aos treinamentos, festas rolavam em épocas de concentração, jogadores na balada e noitada carioca, etc.
O clube trocou de treinador no meio do campeonato, os jogadores é que escolhiam quando e a que horas seriam os treinamentos... Como um time desses poderia ir para frente?
Pois bem, não só foi como ganhou. Aí que está o problema. Todo mundo esqueceu do que aconteceu e foi como se tudo tivesse sido às mil maravilhas. Se o Flamengo tivesse perdido o título, muita coisa teria sido pensada, mudada e replanejada para este ano. O que aconteceu pós título, foi o continuismo da bagunça generalizada que estava o clube.
Resultado, perdeu o carioca para o Botafogo.
Na libertadores, foi eliminado pelo Universidade do Chile, um clube de altíssima expressão no cenário internacional e levando um chocolate no Maracanã.
No Brasileirão, está muito próximo à zona do rebaixamento. Querem meu palpite? Eu acho que tem grandes chances de ficar por aí um bom tempo porque Atlético/GO já melhorou, Vitória tende a melhorar porque seu elenco não é dos piores. Goiás idem, mas vai ter que correr muito para recuperar os pontos perdidos. Assim, a última vaga do grupo dos rebaixados ficaria em disputa entre Atlético/MG, Flamengo e Palmeiras. Dentre estes, Atlético e Flamengo é que estão muito mal mesmo.

Alguns diziam que Zico iria conseguir arrumar a casa. Ele está no comando há uns 2 meses. Tem tido enorme resistência interna e não ajudou muito no planejamento do time. O que ele fez de bom? trouxe Cristian Borja e Val Baiano? Pelo amor de Deus. Ah, tem o Diogo e o Deivid. OK. estes são bons realmente, mas em que condições físicas se encontram? dará tempo de jogarem seu melhor antes da vaca ir pro brejo?
Vamos ver pra crer. Do jeito que está não vejo um futuro muito promissor não. É bom a torcida rubro negra cruzar os dedos e rezar forte.......

Deixe seu comentário.

Série B do Brasileirão pegando fogo!!!!

Quem não estiver acompanhando a série B do Brasileirão está perdendo muita emoção. Para se ter uma idéia, os 3 primeiros colocados (Figueirense, Coritiba e Ponte Preta) tiveram resultados ruins. Figueirense perdeu para a Portuguesa em SP. Um resultado que seria considerado normal se a Portuguesa não tivesse perdido jogos decisivos (contra Sport e Bahia) em casa. De toda forma, Vadão se mantém no cargo e a Lusa dá uma subida na tabela.
Já Coritiba e Ponte Preta empataram fora de casa. A Ponte, vale registrar, perdia por 2 x 0 e buscou o resultado. Só não virou por detalhe. A grata surpresa é que o William fez mais um gol. O atacante parece ter se encontrado no time campineiro. Faz gol todo jogo. Muito diferente do William que jogava no Santos e no Grêmio. Bom para ele e bom para a Ponte que se mantém entre os 4 que sobem para a Série A do ano que vem.
Bahia ainda joga à noite contra o Ipatinga (lanterna) em casa. Se vencer, chega à vice-liderança!!! Seria o retorno ideal à elite do futebol pela equipe.

Deixe seu comentário a respeito.

Final do Mundial de Basquete Masculino

Consegui 100% nos meus palpites para a final. Errei os 2 palpites!!!
Os EUA deram uma aula de basquete na Lituânia. No final do 1º quarto, os EUA tinham 23 x 12 no placar, só o Kevin Duran tinha 20 pontos. Um espetáculo, uma aula de marcação e contra-ataque. A Lituânia ficou perdida no início.
Depois, se recuperou um pouco, mas nada suficiente para chegar perto de igualar o placar. Lamar Odom também foi muito bem na marcação. Meu palpite pela vitória da Lituânia se deu muito em função de os EUA só terem enfrentado times fracos. O Brasil foi o melhorzinho e eles tiveram enorme dificuldade para vencer. Já a Lituânia, passeou sobre a Argentina.....

Já no 2º jogo, para mim o mais espetacular deste mundial (e dos últimos jogos de basquete). A Sérvia ficou à frente no placar até faltando 5 minutos para terminar o jogo. Aí, a torcida turca deu seu show particular, com muitos gritos e incentivos. A 5 minutos do fim do jogo, a Sérvia vencia por 5 pontos de frente. Faltando 3, a Turquia estava 3 pontos à frente da Sérvia!! Faltando 16 segundos, a Turquia estava 1 ponto à frente e tinha um lance livre para cobrar. Errou, a Sérvia foi ao ataque e fez uma cesta a 4 segundos do fim. Jogaço e ginásio inteiro em silêncio.
Na volta do pedido de tempo, a Turquia fez a cesta faltando 0,5 segundos!!!! Espetacular!!! A Sérvia, pediu tempo e fez a reposição de bola com um lançamento certeiro dentro do garrafão. A bola tinha endereço certo e o jogador ERDEN deu um toco absurdamente certo. Enfim, vitória da Turquia!! Que show. Não tinha como não comemorar esta vitória. A torcida turca é contagiante.

Enfim, a final será EUA x Turquia. Agora, meu palpite vai pela lógica. Os EUA são os inventores do basquete, tem a NBA e os melhores jogadores do mundo. Não dá para não apostar nos EUA.
Jogo imperdível de se ver. A torcida turca vai lotar mais uma vez com certeza......
Vitória dos EUA.

Deixe seu comentário a respeito.

Mundial de Basquete

Hoje acontecem as semifinais do Mundial de Basquete Masculino.

EUA x Lituânia - Um jogão. A Lituânia dizimou a Argentina. Ganhou com muita facilidade e vem com tudo para cima dos EUA. Os EUA mantém sua formação com Chauncey Billups (campeão da NBA pelo Detroit Pistons) e Kevin Durant, mas acho que a Lituânia entra como favorita. A minha torcida será pelos EUA para que eles fiquem fora do Pré-Olímpico de Basquete e, com isso, o Brasil tenha mais chances de conseguir a tão sonhada vaga. Palpite: Vitória da Lituânia.

Sérvia x Turquia - Jogo interessantíssimo de se ver. Os turcos estão em ótima fase e contando com o bom jogador Hedo Turkoglu (vice campeão pelo Orlando Magic). O apoio em massa da torcida pode fazer a diferença. Os jogos da Turquia têm contado com média de 15000 torcedores. É muita coisa, principalmente se formos comprar com a média de público do Brasileirão!!!
O que deixa o jogo mais interessante é a instabilidade da Sérvia. Eles tiveram um sufoco contra a fraca Croácia, venceram nos segundos finais e depois, foram muito bem contra a Espanha em uma bela vitória.... Palpite: Vitória da Sérvia.

Deixe seu comentário a respeito.