domingo, 23 de outubro de 2011

Botafogo estacionado e Palmeiras em queda livre

O Botafogo perdeu a 2ª seguida, detalhe, a 2ª fora de casa. Eu não disse que o time não sabe jogar fora?

Com uma defesa formada por Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortez, não dá para esperar muita coisa melhor mesmo.

Os 2 zagueiros são mais atacantes (fazem vários gols) que marcadores. Qual a função principal de um zagueiro? O que ele tem que fazer em campo para ajudar o time?

Claro que marcar, desarmar, anular, etc.... Enfim, tudo que puder para não deixar o time adversário fazer gol. E isso, infelizmente, os 2 não fazem bem.

Na verdade, o problema do Botafogo está na proteção da zaga. Mesmo quando joga fora o time tenta atacar, partir para cima, encurralar o adversário. Eu, particularmente, gosto desta postura. Acho-a ideal já que time grande tem que ganhar dentro e fora de casa, tem que se impor mesmo.
Mas tem que fazer isso com inteligência. Não adianta ficar todo mundo no ataque e se descuidar da defesa. Vejam como foram marcados os gols do Avaí hoje. Sempre tinha pelo menos um jogador catarinense livre na área! Como quer ser campeão assim?

E o Cortez que não volta para marcar já que só quer saber de ir ao ataque, driblar e cruzar. Jogar futebol assim qualquer um joga, basta assistir a um casado x solteiro. Todo mundo vai ao ataque e a defesa que se vire. Jogador profissional não pode fazer isso. Ele, no mínimo, tem que saber quais as suas funções em campo e onde deve estar com a bola rolando.
O problema do Botafogo, portanto, está nesta cobertura dos laterais. O Caio Júnior não vê isso? Os 2 atacam muito e não voltam, então, o certo é fazer com que os volantes ocupem este espaço para não ficar um buraco no campo e facilitar o contra-ataque adversário. Posicionamento, Caio Júnior, posicionamento. Isto é problema de treinamento........
Eu já me cansei de falar aqui no blog que não vejo este Botafogo com cara de campeão. Não sei, posso até queimar a língua, mas para mim, é time que briga apenas por Libertadores.

E o Palmeiras? Eu mencionei em uns posts abaixo deste que o Palmeiras estava na lista dos que ainda corriam perigo de rebaixamento, mas que pela pontuação alcançada seria difícil cair.

Pois é, com os resultados de ontem, vitória de Atlético/MG e Avaí, acho que a coisa começa a se complicar para o palestra já que dentre os que lutam para não ser rebaixado, é o time que tem jogado o futebol mais medíocre e limitado.

Um time que não cria, não chuta, não marca bem, enfim, dentro de campo é fraco e fora dele uma zona de guerra.

Sou contrário aos que falam que a culpa é do Felipão. Acho que sem ele estaria pior, mas é preciso que diretoria, comissão técnica, empresários e jogadores falem a mesma língua nem que seja por apenas estas 8 rodadas que faltam. O time é de uma desunião sem tamanho e o Marcos está certo quando fala que a preocupação agora é com o rebaixamento. Experimenta perder mais uma para ver........

O que mais me deixa intrigado com o Palmeiras é ver como uma diretoria (claro que não foi essa) não soube aproveitar todo o investimento feito pela Parmalat por 10 anos. 
Quanto o clube investiu na base, na formação dos atletas, no centro de treinamento, etc?

O clube não se preparou, pensou pequeno e a curto prazo. Almejou apenas os títulos daquele momento, daquela fase. Imaginou que a parceria seria eterna e que a Parmalat bancaria o clube por muito tempo. A decorrada era iminente e ninguém previu.

Agora, o clube paga a conta de tanta irresponsabilidade!

Palmeirenses, se segurem, pois fortes emoções são esperadas até o final do campeonato já que Valdívia não joga nunca (mesmo quando entra em campo), Kléber fiza fazendo clima e conturbando o ambiente, gol que é bom não faz nem com reza brava e depender de gols de falta do Marcos Assunção  é muito pouco para um time desta tradição.

Enfim, o que começa errado, invariavelmente acaba errado. 

Se liga Palmeiras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário