sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Brasileirão está bom. De Alto Nível ou Equilibrado?

O Brasileirão deste ano está sendo considerado bom. Ok, até concordo, mas bom em que sentido?

Bom por ser de alto nível ou bom por ser bastante equilibrado?
Vejam que são ítens bem distintos.

Eu acho este campeonato o mais equilibrado de todos, fruto disso é que temos 7 ou 8 times com chances reais de ser campeão e mais uns 6 ou 7 times que brigam para fugir do rebaixamento, ou seja, 14 ou 15 times envolvidos em "decisões" nas últimas rodadas. Qual campeonato do mundo proporciona tanta disputa assim?

O problema, na minha opinião, é com relação ao nível dos times e dos jogos deste cameponato. Eu considero o nível bem baixo em relação ao que foi investido pelos próprios clubes já que foram feitas muitas contratações milionárias, pagos salários astronômicos, feitas várias jogadas de marketing, etc. tudo para promover cada vez mais os times e os espetáculos, mas sendo bem realista, quantos "shows" nós assistimos até agora?

Entenda-se por "show" aquele jogaço emocionante com várias jogadas bonitas e lances de efeito, vários gols e com torcida vibrante. Vamos relacionar alguns?

Santos 4 x 5 Flamengo (Para mim, o melhor jogo do campeonato); Corinthians 0 x 2 Botafogo; Flamengo 3 x 2 Fluminense; Vasco 1 x 1 Corinthians; Internacional 3 x 3 Santos; Coritiba 5 x 0 Botafogo.

Com algum esforço, relacionei 6. Quantos jogos tivemos até agora no campeonato todo? 
Foram 29 rodadas com 10 jogos por rodada que dá 290 jogos, certo? (Eu sei que tem um atrasado entre Santos x Botafogo que vai cair para 289 jogos).
Você não acha que foram poucos jogos realmente bons?

Tudo bem, alguém vai lembrar que o Atlético/GO fez um partidaço um dia atrás, que o Vasco também, o Grêmio, etc. Enfim, no final das contas, vamos mais que dobrar este número que dei acima e vamos chegar, por exemplo, a 20 jogos, tudo bem? 20 jogos realmente bons para 290 partidas totais realizadas (vamos arredondar) dará um resultado ridículo de 6,9% de partidas boas realizadas.

Portanto, para aqueles sonhadores (ou romancistas ou saudosistas) que querem passar para o público que o campeonato é de alto nível, está enganado. 
O campeonato é equilibrado e terá muita emoção no final devido à grande quantidade de clubes envolvidos em disputa, só isso.

Ah, não vamos nos esquecer que muitos times jogam no tal 4-2-3-1 (mesmo esquema jogado por vários clubes europeus) e 4-3-3 disfarçado, disfarçado por que na verdade, é o tal 4-2-3-1 já que os 2 "pontas" voltam até a defesa para compor o meio de campo e para proteger sua área. Que inovação tática, hein? 


Resumindo, o nível técnico dos times é baixo já que ninguém apresentou nenhuma novidade tática, os jogadores de mais nome vivem cansados ou machucados por conta dos jogos da seleção brasileira e vemos a cada rodada um grande número de erros de arbitragem. Isto para mim não é alto nível, e para você?

Um comentário:

  1. Bom dia Helio Tudo bem.
    Meu amigo estava aguardando seus comentarios e sua opiniao sobre o jogo em que o Santos perdeu sua posiçao na tabela e principalemnte sobre a expulsao do Neymar. Mas ja li mais de 3 artigos sobre o corinthians e nada sobre o Glorioso Santos.
    Bom vou dar aqui minha rapida opiniao sobre este assunto.
    o que aconteceu com Neymar?? Alem de ter desfalcado o Santos nos gloriosos Amistosos Dificilimos contra times de Tradiçao em 2 jogos no Cmapeonato Brasileiro agora por pura infantilidade ele é expuilso acabando o jogo e desfalca o Santos por mais um jogo e na reta final do Compeaonto Braisleiro aonde cada jogo é pratimacemente de 6 pontos ainda mais para o santos que pode sim ir para zona da Degola.
    Ja disse e vou repetir, Quando demitiram o Dorival Junior porque queria disciplinar o Neymar e a mulecada o que aconteceu com ele Foi Demitido, e agora se o muricy for chamar a atençao dele o que será do Muricy? O Santos fez um excelente negocio em segurar o neymar mas ele tem que ter seu limite é joven, o Juiz esta corretissimo pelo primeiro cartao e mais correto pelo segundo, se quiser deboxar da cara do kuiz vai pra casa e compra um PES2012.
    E o ganso, ta parada de novo, nao vem jogando nem quando estava recuperado 30% do seu potencial, será que o estrelismo do neymar pode estar causando um mal estar dentro do elenco. será que a diretoria vai apoiar o Muricy ou o Neymar.

    Forte abraço

    ResponderExcluir