domingo, 29 de janeiro de 2012

Está faltando atitude ao time B do Santos

Hoje, o Santos empatou com o Paulista de Jundiaí em 1 x 1 pelo Paulistão 2012.

Tudo bem que é o time B (ou reserva, como preferem alguns), mas é possível jogar melhor com esses jogadores que estão aí.

Deixe-me ser mais claro. O time está apresentando algumas falhas bobas de escalação e de tática.

Por exemplo, não dá para jogar com o Emerson Palmieri já que ele é muito fraco para atuar na lateral esquerda do time. Aliás, deixe-me fazer uma correção. Ou ele não é lateral esquerdo, ou DEVERIA atuar como lateral esquerdo, mas em nenhum momento das partidas ele atuou por ali.
E por que não?
Por que ele sempre fechava para o meio na posição em que deveria estar um volante! Nas pouquíssimas vezes que foi ao ataque, ele não soube chegar à linha de fundo e cruzar (cruzou todas mal e em cima da zaga) e na defesa, ele não acompanhava o atacante adversário que caía pela ponta e fazia com que o ZAGUEIRO Vinícius Simon saísse de sua posição para cobrir a lateral e evitar o cruzamento. E o que víamos em seguida? A defesa torta e mal posicionada porque um zagueiro saiu para a lateral do campo e o lateral não inverteu a posição com ele e deixou o time com 1 jogador a menos na área.

Enfim, ele não atacou, não defendeu, não mostrou habilidade com a bola nos pés. Inútil, não acham?

E é aí que eu falo que há erro de escalação. Tudo bem que é uma fase de testes, que o jogador é jovem, mas já dava para ter visto que ele não servia e dava para ter mudado ou o jogador ou a forma de jogar. Poxa, o Santos tem um treinador que ganha R$600 mil por mês e já conquistou 4 brasileiros e 1 libertadores e não viu esse problema ainda?

Outro ponto importante a ser ressaltado é a falta de marcação do meio de campo santista. Entra ano e sai ano e o time não consegue ganhar "pegada" no setor. Hoje, o meio estava composto por Anderson Carvalho, Ibson e Felipe Anderson. Só o Anderson marcou mais forte e, por conta disso, atuou sobrecarregado na função. Daí, não é "difícil" concluir que o time levou um sufoco desnecessário por alguns momentos da partida.
O Ibson correu, correu, correu e não chegou a lugar algum. Até mostrou mais disposição do que vinha tendo no ano passado, mas essa bolinha aí não é de nível para um Santos ou para jogar de titular em uma Libertadores.

Resumindo, para atuar em um campeonato estadual, o time B do Santos (e do Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Inter, etc) pode jogar e quebrar o galho já que os estaduais estão cada dia mais fracos tecnicamente falando, mas não acrescenta em nada para o desenvolvimento e o entrosamento do time.

Por mim, os estaduais deveriam diminuir de período e de times. Eles deveriam ser disputados até final de março ou meio de abril apenas e contar com até 12 times.

Mas como o que prevalece é o interesse financeiro e político........ Vamos tendo que aguentar partidas fracas, com equipes mistas ou reservas e de nível técnico para lá de mediocre.

Depois o pessoal se assusta quando perde feio no exterior para Tolima, Barcelona, Universidad do Chile.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário