quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Eu não disse que as goleadas da Copa SP nem sempre são reais?

Eu não disse que não era motivo de comemoração golear adversários inexpressivos e amadores na Copa SP de Futebol Júnior?

Vejam só o que aconteceu com o SP. Meteu 10 na 1ª rodada, foram publicadas várias manchetes estampando que o clube tinha batido o Corinthians (que tinha goleado na estreia por 9 x 0) e que o tricolor era um dos favoritos ao título e blablabla.

Eu fui o ÚNICO que disse que aquele resultado não significava nada por que o adversário, Palmas, era time amador e não era possível se fazer nenhuma análise mais concreta a respeito.

Pois bem, veio a 2ª rodada e um empate bem sonso com o Sergipe em 0 x 0 e na 3ª, uma derrota para o Grêmio/SP por 2 x 1. Ou seja, eliminado do torneio.
O que eu quero dizer é que entendo os jornais esportivos. Eles têm que atrair mais clientes, têm que chamar a atenção, têm que ser sensacionalistas. Tudo bem. Agora, eu NÃO posso cair nessa armadilha de analisar só o resultado. Nem eu nem nenhum comentarista esportivo.

Poxa, o que tem que ser analisado é como foi construído o placar? Como o adversário se portou em campo?
Qual a tática utilizada para se anular o adversário? Como foram feitos os gols? Como foi a marcação adversária? E por aí vai....
É muito fácil olhar o placar e falar: Nossa, o São Paulo goleou de 10 então é favorito ao título....... Só pelo placar, qualquer um diz. Agora, vai analisar o que aconteceu em campo.......

Vou dar outro exemplo: O Rondonópolis levou de 3 x 0 do Palmeiras na 1ª rodada. Eu, de novo, fui o ÚNICO que disse que o time do MT era bom.

Coloquei aqui no blog que poderia ser chamado de louco por conta disso. E não é que o Rondonópolis ainda tem chances de classificação já que ganhou as outras 3 partidas, sendo a última, de goleada? Chegou aos 6 pontos e ainda pode se classificar como um dos 8 melhores segundos colocados....

O time do Rondonópolis mostrou conceito tático, disposição, preparo físico e vontade. Sério, só perdeu por 3 por que ficou com 10 jogadores ainda no 1º tempo e, mesmo assim, perdeu pelo menos  2 chances claríssimas de gol que poderiam ter mudada a sorte do jogo.
Vale lembrar que o time é dirigido por um grupo de empresários que, a princípio, parece bem sério e envolvido no projeto. Vamos ver o que vira para o futuro......

Dos times que vi e que já estão classificados, o que tem obitdo mos melhores resultados é o Cruzeiro já que tem goleado e vencido com facilidade seus adversários.
Mas prefiro aguardar o mata-mata. Nessa fase é que se separam os homens das crianças. Vou esperar a definição dos confrontos para palpitar sobre os classificados à próxima fase.

O recado que fica é: Manchetes Esportivas são muito sensacionalistas. Não caiam nessa armadilha. Não analisem o livro só pela capa (ou, o jogo só pelo resultado)!
O torcedor do São Paulo que o diga.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário