sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A derrota do Vasco pode ser um presságio de tempos ruins na Libertadores para os times do RJ?

A derrota cruzmaltina em pleno São Januário pode ser um presságio de que tempos difíceis estão por vir para TODOS os cariocas na Libertadores 2012.

Eu já disse aqui e acho que já está mais do que provado que Juninho Pernambucano e Felipe não podem jogar juntos e ao mesmo tempo no Vasco. A idade deles já é um tanto quanto avançada e o time perde mobilidade demais com os 2 em campo. Seu poder de marcação também cai porque os 2 não acompanham os adversários o campo todo.

Desta forma, a relação custo x benefício não é positiva ao Vasco se formos avaliar a melhora na qualidade do passe em relação à perda de poder de marcação.

Outro ponto muito falho do time vascaíno é com relação ao Cristovão. Ele é um bom auxiliar, só isso. Não dá para confiar em seu potencial técnico em uma competição tão importante e que exige muita malícia, tarimba e conhecimento tático do treinador do time.

Eu já disse aqui neste blog que o achei fraco nos momentos mais decisivos do Vasco no Brasileirão do ano passado e acho que este ano não está sendo diferente.

O Vasco insistir nele como treinador do time é atirar no próprio pé já que o seu grupo é o mais equilibrado de todos e o mais perigoso. Desta forma, essa derrota em casa pode ser fatal na definição dos 2 primeiros colocados que avançarão para a próxima fase.

Já com relação ao Flamengo, não gostei da contratação do Joel Santana. O paizão ou papai Joel é mais marketing que conhecimento técnico. Treinador que fica usando a mídia para soltar chavões do tipo: "Pode to Be" ou algo parecido mostra bem como é do "ramo".

Não acho acertada uma aposta em um treinador que só ganha campeonato carioca. Não gosto dos esquemas táticos adotados por seus times (geralmente armados para o contra-ataque) o que mostra que ele se dá melhor em times pequenos do que em grandes e, de positivo, só que ele costuma dar maior padrão de jogo e toque de bola, coisas que infelizmente, nem isso era visto com Luxemburgo, mas ainda assim, acho que a melhora não será tão grande com Joel Santana no comando e, se levarmos em conta o passado bem recente e ruim do futebol do Ronaldinho Gaúcho, o torcedor flamenguista não terá, a meu ver, muita coisa do que se orgulhar nesta competição (Libertadores).

O Fluminense é o que parece melhor estruturado para a competição. Seu treinador já venceu a Libertadores com o Inter e tem o time mais bem arrumado que no ano passado.

Ainda acho que a defesa do Fluminense é muito fraca. Pior até do que a contestada defesa do Santos (para citar de um outro time que disputa a competição).

Não se vence uma Libertadores só com ataque forte. É preciso ter equilíbrio e uma defesa mais bem postada e com poucas falhas. Não sei como o Abel Braga fará para buscar esse equilíbrio e não vejo muitas peças de reposição para fazer algo diferente no time nesse sentido.

Assim sendo, acredito que os cariocas passarão por fortes emoções na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário