quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os outros times estão melhores que os nossos

No post anterior coloquei um alerta para os nossos times (brasileiros) na Libertadores.
Neste, explicarei o porquê deste alerta.

Acho que o futebol praticado aqui, atualmente, está bem defasado em relação ao resto do mundo. Sério, nossos times correm menos, tem pior distribuição tática em campo e vivem de sucessos de um ou outro jogado.

No Brasil, praticamente nenhum clube pratica um futebol coletivo onde todos ocupam os espaços do campo, se movimentam e ajudam na marcação.

Hoje, é mais fácil apostar nas estrelas Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Liédson, Juninho Pernambucano, Fred, Leandro Damião....

Nossos times são mais um bando em campo rezando para que algum "craque" resolva a parada em vez de tentar algo mais consistente, algo mais bem definido.

Para reforçar isso que falo, cito a postura do Flamengo ontem contra o Lanus (Argentina). Tudo bem que o jogo era fora de casa e que o time vinha jogando até que bem na sua preparação, mas entrar com 4 volantes e ficar totalmente na defensiva foi de doer. O gol, no último minuto do 1º tempo, foi um acaso. O Flamengo criou pouquíssimas chances de gol e, no final, tomou um sufoco danado.

Lógico que isso, por ser um jogo fora de casa, é até normal, mas para um time que tem a folha salarial que tem o Flamengo, que tem os jogadores que tem e, acredito eu, que tem a ambição de ser campeão da Libertadores não pode assumir uma postura de time pequeno dessas. E não foi o Lanus que acuou o time carioca, foi o Flamengo que entrou em campo desde o início recuado em seu próprio campo!

Querem mais um?

O Vasco não pode entrar em campo, em casa, e ser dominado logo em sua partida de estreia. Tudo bem que o time do Nacional é bom, vem fazendo boas campanhas na Libertadores nos últimos anos, mas não reagir, não mostrar variedade tática, não tentar reverter foi complicado. Não gostei de sua atuação e nem tampouco da do seu treinador (interino Cristovão). Eu confesso que esperava mais do time.

Nem vou citar de Santos e Corinthians. Tudo que coloquei aqui e no twitter (@bloghelio) já está de bom tamanho. A única coisa que não concordo é com alguns comentaristas fazendo média e dizendo que o empate foi bom para o Corinthians.
Se foi bom para o Corinthians, por que não foi para o Santos no ano passado? Fizeram um inferno no clube que ajudou e muito na queda do Adilson Batista e e para o Corinthians foi bom? 
Ou querem dizer que o time do Corinthians (que é o campeão brasileiro) é pequeno e limitado e por isso foi bom empatar fora contra o Tachira na Venezuela OU estão fazendo média. Pena.

Infelizmente, enquanto tivermos alguns poucos comentaristas (os da ESPN, por exemplo) que falam a verdade e criticam quando tem que criticar, o futebol brasileiro vai se definhando e diminuindo sua importância e seu tamanho.

Mas continuem ligados naquele "canal" e ouçam que o Brasil é o país do Futebol que é o país do MELHOR futebol do mundo...... É isso aí, vamos longe com essa mentalidade, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário