sábado, 25 de fevereiro de 2012

Santos arrasa a Ponte Preta pelo Paulistão

Hoje sim dá para falar que o Santos jogou bem e mereceu sair vencedor do confronto com a Ponte Preta já que o time de Campinas é de um nível acima da média do Paulistão 2012.

Achei o time do Santos bem firme na marcação com os jogadores ajudando no combate no meio de campo e na defesa, quando necessário. O time também soube se impor com bastante toque de bola no campo de ataque e infiltrações em diagonal com os laterais pelos 2 lados do campo (na verdade, mais pelo lado esquerdo com Juan).

Ganso fez, novamente, uma ótima partida com passes precisos e várias assistências. Ele também ajudou mais na marcação e vejam como o time melhora quando tem um armador distribuindo o jogo com qualidade e que volta para compor a defesa?

Neymar que normalmente vai bem, hoje, foi acima da SUA média já que teve participação direta em 4 gols e ajudou a expulsar 2 adversários com seus dribles.

Quando o Santos entra em campo com 11 jogadores é outro time. 11?? Pois é, não vinha entrando com 11 há um certo tempo. Léo e Pará não somam 1/2 em campo, pois Léo não corre o campo todo durante os 90 minutos e o Pará é muito ruim na marcação. 
Desta forma, a defesa ficava muito sobrecarragada em campo e os volantes tinham que sair de sua posição para cobrir os fracos laterais. Atuando desta forma, não há time que consiga manter o alto nível por muito tempo.

Já a Ponte Preta começou bem a partida com o time bem equilibrado e posicionado taticamente impedindo os avanços santistas. 

Mas aí vai minha crítica ao treinador campineiro Gilson Kleina.
Se você vai atuar contra o Santos, fora de casa, e com o Santos completo, o que é normal acontecer?

É normal sofrer gols, certo? Nada de anormal até aí. Então, o que você como treinador tem que armar para o seu time conseguir equilibrar as funções em campo?

Montar uma defesa forte e tentar marcar homem a homem os principais jogadores santistas. A Ponte até marcou forte no início, mas aí vem a falha clamorosa do treinador. Ele NÃO preparou a equipe para ter que buscar o resultado adverso.

É isso mesmo que vocês estão lendo. Ele armou o time para se defender e anular o time santista, mas não para ter que recuperar o jogo caso tomasse um gol.

E como sei disso?

É só ver como a Ponte Preta ficou PERDIDA em campo após o 1º gol santista. O time campineiro não sabia o que fazer com a bola, quem abria para receber a bola, quem avançava..... Enfim, o time não sabia o que tinha que fazer em campo. Ridículo, não acham?

Se eu sou o treinador da Ponte Preta neste jogo de hoje, eu armo o time para jogar forte defensivamente, congestiono o meio de campo com alguns volantes e coloco 2 atacantes de velocidade abertos nas costas dos laterais santistas para impedir seus avanços. Aí é só treinar o time para saídas de contra-ataque.
É difícil prever isso? Ou melhor, é difícil treinar isso?

Se o time não tiver 2 atacantes rápidos, procure 1 meia que faça isso. Mas o mais importante é ter jogadores que saibam trabalhar a bola e não rifá-la como a Ponte fez por boa parte do jogo.

De toda forma, o Santos mostrou sua força e a equipe vai ganhando entrosamento e conjunto. Golear por 6 x 1 a Ponte Preta não é tarefa das mais fáceis hoje em dia e o Santos soube construir o placar com competência.

Só faço uma crítica ao Muricy Ramalho na partida de hoje. Ele poderia ter tirado o Borges e colocado o Alan Kardec ou o Dimba para ganhar ainda mais velocidade e mobilidade no ataque. 

O Borges, como já venho falando há um certo tempo, é lento, tem perdido gols e é apenas um jogador de fase. Veja que o ano passado já mostrou isso e eu falava sobre o assunto quando ele estava marcando gols. Imagine se não falaria agora que ele tem perdido pelo menos 3 por partida?

O Borges está destoando do resto do time. O Muricy tem que ver isso logo antes que seja tarde.
Ele é um bom banco para o time atualmente, só não sei se o Muricy tem peito para tirá-lo do time já que ambos têm o mesmo empresário (Márcio Rivelino)......

Nenhum comentário:

Postar um comentário