sexta-feira, 23 de março de 2012

Chances dos times Brasileiros na Libertadores 2012

Chegou o período de definição dos classificados à próxima fase da Libertadores 2012 e vejo 3 clubes brasileiros em situações bem tranquilas, 2 mais complicados e 1 que pode se complicar.

Santos, Corinthians e Fluminense, a meu ver, devem se classificar com alguma facilidade já que estão em 1º lugar em seus grupos, têm pelo menos 1 partida para fazer em casa e estão jogando melhor que os seus adversários nos respectivos grupos.

O Santos vem crescendo na competição e ganhando moral e entrosamento. A defesa está mais firme, o meio de campo mais combativo e Neymar continua desequilibrando. Se engrenar de vez, será difícil segurá-lo.

O Corinthians tem jogado um futebol bem coletivo e participativo. Sua defesa é muito forte até porque TODOS ajudam na marcação e todos voltam para dar combate.
O problema é que o time está tendo dificuldade para fazer gols e, isso, em mata-mata pode ser fatal por fazer falta um placar mais elástico nos jogos em casa.

Já o Fluminense ganhou os 3 jogos que fez no 1º turno, sendo um, contra o Boca Juniors, dentro do La Bombonera. Trata-se de um feito importante, haja vista, o time argentino ter sofrido pouquíssimas derrotas em seu estádio em toda a história da competição.
Só 3 brasileiros conseguiram marcar vitórias históricas lá dentro: Santos na final de 1963, Paysandú nas oitavas de final em 2003 e, agora, Fluminense na fase de classificação em 2012.
Só acho o time do Fluminense muito instável em campo. Ora joga bem e ora muito mal na mesma partida. Não dá para aceitar este tipo de postura em um time que tem o elenco recheado de estrelas como o Flu. Ainda acho sua defesa frágil, apesar do time estar mais firme na marcação. 
Deve ir bem na fase mata-mata, agora se vai ser campeão, é outra história.

O Inter deve passar um certo sufoco, mas ainda assim, acredito na sua classificação devido à fragilidade do The Strongest nas partidas fora de casa. O problema pode se agravar se o time perder do Santos em casa e o Strongest bater o Juan Aurich no Peru. 
Desta forma, Santos e Strongest poderiam fazer um empate mandrake eliminando o time colorado. Sinceramente, não acredito nisso não. É uma possibilidade, mas repito, ainda acho o Inter um dos classificados do grupo ao lado do Santos.
Para o mata-mata, vejo um time forte e com chances. O problema é a pouca marcação do seu meio de campo que por vezes, deixa a defesa no mano a mano. Se formos olhar bem, Tinga já tem idade avançada, D'alessandro marca muito pouco. Dátolo e Guiñazu correm pelos demais quando estão em campo e acabam caindo de produção por conta do cansaço. 
E para agravar mais a situação, eu nunca vi um time do Dorival Júnior consistente na marcação. Seus times sempre são ótimos ofensivamente e uma peneira na defesa. É time para ser campeão, é sim, mas dos 4 citados até agora, para mim, é o que corre mais risco.

Já Flamengo e Vasco estão à perigo. Sério. 
Apesar de estarem bem classificados em seus grupos, terão jogos fora de casa e em confronto direto. Ou seja, dependerão demais dos seus jogadores mais experientes e de fazer gols nos momentos mais cruciais das partidas.

O Flamengo convive com problemas extra-campo. É impressionante como o clube parece uma bomba-relógio! A última foi a balada do Ronaldinho Gaúcho com o Adriano com o Gaúcho faltando a treino. 
Falta profissionalismo a todos no clube. A jogadores, diretores, presidente, treinador, etc... Todo mundo é culpado e não vejo em Joel Santana um treinador à altura do elenco que possui.

Essas conversinhas fiadas de "Pode to be" e de que jogador "precisa de carinho" é dose para leão. Não dá para aguentar tanta besteira junta.
Por que ele não muda a forma do time jogar? Por que não muda o sistema de marcação e o posicionamento do time em campo em vez de ficar com conversa fiada?

Se o Flamengo vive com problemas extra-campo, imagine o Vasco. Agora é o Romário que vai à justiça cobrar nada mais nada menos que R$50 milhões atrasados. É dívida para quebrar o clube. E o pior é que o clube corre sério risco de ter suas contas bloqueadas. Ou seja, se no dia a dia já está difícil de honrar seus pagamentos emd ia, imagine com conta bloqueada?

E mais, repito aqui, seu treinador é fraco e seu elenco velho. Juninho Pernambucano e Felipe são úteis só quando entram no 2º tempo. Quando saem jogando, o Vasco atua com 1 a menos em campo, pois eles pouco ajudam na movimentação e na marcação.

Mesmo os 2 avançando de fase (Vasco e Flamengo), acho que são os times brasileiros que mais têm chances de serem eliminados nas oitavas.

Será que queimo a língua ou acerto em cheio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário