quinta-feira, 15 de março de 2012

Corinthians e Vasco empatam fora e Fluminense vence em casa

Corinthians e Vasco empataram seus jogos pela Libertadores na noite de ontem. Ambos os times atuaram fora de casa e, por isso mesmo, o resultado pode até ser considerado bom.
Mas eu discordo desse pensamento. Quem viu os 2 jogos pode perceber que os brasileiros jogaram melhor que os adversários (Cruz Azul e Libertad, respectivamente) a maior parte do tempo.

Claro que no final dos jogos eles sofreriam pressão, mas durante a partida, os 2 brasileiros controlaram as ações e jogaram até que relativamente bem.

O Corinthians conseguiu marcar na saída de bola anulando o meio de campo mexicano. Foi uma boa estratégia já que o Cruz Azul ofereceu pouco perigo a sua meta. O problema que vi no time corintiano é a falta de objetividade ofensiva. O time não consegue ter um equilíbrio, ou marca muito forte ou ataca demais e se expõe. 
Isso complica demais as jogadas com os atacantes. Falta, na verdade, um meia mais rápido e com mais movimentação já que Alex e Danilo são técnicos, mas lentos.

Acho que se o Corinthians apertasse um pouco mais, sairia com a vitória...

Já o Vasco teve alguns problemas com a arbitragem. Libertadores é um torneio que serve para os jogadores ganharem muita experiência com catimba e com a arbitragem contrária. Mas não creio que isso foi o determinante no jogo de ontem não.

A equipe soube atacar no momento certo, só que teve um desgaste físico sem igual. Fazia tempo que não via um time acabar uma partida tão esgotado fisicamente. Vários jogadores estavam extenuados e quando falta perna, complica. Quem vai marcar o adversário?
Esse problema, para mim, foi o principal pelo resultado de ontem.

Já o Fluminense venceu o Zamora da Venezuela em casa. Que sofrimento, que angústia!
O jogo foi ataque contra defesa os 90 minutos. Poxa, quando se tem um adversário que não te ataca e que joga com os 11 atrás o que se faz para tentar furar isso tudo?

Eu tiraria um dos zagueiros e colocaria mais um atacante de área já que um volante pode muito bem fazer essa função defensiva e com muito mais agilidade e velocidade que um zagueiro. Desta forma, poderia até deixá-lo mais no mano a mano porque ele iria poder acompanhar a passada do atacante adversário.

De toda forma, o Abel Braga foi feliz na sua alteração e com 2 centroavantes fixos na área (Fred e Rafael Moura) conseguiu congestionar a área adversária e imprimir um recuo ainda mais excessivo da equipe venezuelana.

Para falar a verdade, não gostei da atuação do tricolor carioca. Acho que o time precisa saber jogar contra os pequenos também. A equipe precisa ter maturidade para enfrentar e superar com mais tranquilidade equipes que vão a campo só para se defender.

De toda forma, são mais 3 pontos na conta e liderança absoluta do grupo. A classificação está bem encaminhada e pode vir já na próxima rodada para depois só se concentrar no campeonato carioca e tentar matar logo a competição.
Será que consegue o feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário