domingo, 4 de março de 2012

Manchester United vence bem o Totenham fora e cola no City

O Manchester United fez uma boa partida e venceu o Totenham, fora de casa, e se manteve na caça ao líder (Manchester City) no campeonato inglês.

Na verdade, o Manchester foi cirúrgico no jogo já que o Totenham teve mais posse de bola durante toda a partida, pressionou, criou chances, só que não fez o seu gol e o Manchester quando teve a bola nos pés fez os gols. 

Foi algo até impressionante de se ver. O Manchester chutou 7 bolas ao gol durante toda a partida e fez 3, um belo aproveitamento.

Achei o Totenham um time um pouco nervoso em campo já que errava alguns passes fáceis e quando perdia alguma chance de gol, via-se claramente que seus jogadores se sentiam mal e pressionados. Já o Manchester teve tranquilidade, calma e muita força defensiva para construir o resultado. 

Como é diferente assistir a jogos do campeonato inglês, não acham? O mais interessante é ver como um time pode ser forte defensivamente SEM perder a força defensiva. Basta para isso, que seja objetivo quando ataca ou quando se tem a bola nos pés.

No futebol moderno, não dá para aceitar que se deixe o adversário jogar e trabalhar a bola perto da sua área. Seu time precisa marcar forte, impedir a troca de passes, as infiltrações, seus zagueiros têm que saber jogar, tocar a bola e seus volantes têm que saber atuar como meias quando o time ataca para criar um elemento surpresa.

Qual time brasileiro faz isso atualmente?
 
Agora, tenho que fazer uma comparação inevitável. 
Depois de assistir a esse jogo, continuei na TV e fui ver o clássico paulista Santos x Corinthians. Meu Deus, que diferença! 
A diferença de velocidade, de toque de bola, de qualidade de marcação....... Parecia que o clássico paulista estava na década de 70 devido a lentidão do jogo e o inglês nos tempos atuais.

Querem ver um dado interessante?

O Borges foi substituído aos 28 minutos do 2º tempo e sabem quantos kilômetros ele correu? 

5,7 km apenas! Essa é uma prova que ele atua muito parado, na banheira mesmo (tal qual o Romário quando tinha 40 anos) e pouco ajuda na marcação seja na saída de bola do adversário, seja na defesa mesmo.

Na minha opinião, cada jogador deve correr pelo menos 10 Km por partida, menos que isso é jogador que não ajuda o time e é jogar com 1 a menos em campo.

Quando nossos times vão evoluir taticamente, hein?

 Hoje, só o Corinthians joga um futebol mais coletivo e mesmo assim, falta perna para atuar com qualidade os 90 minutos...... 

Com lentidão, tornamo-nos previsíveis, alvos fáceis de serem vistos e abatidos. Se não mudarmos a cultura do nosso futebol, não vamos sobreviver por muito tempo, só de espasmos de Neymar, Ganso, etc.... é muito pouco para um país que teve enorme tradição no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário