sexta-feira, 9 de março de 2012

Marcelo Bielsa é um dos melhores treinadores da atualidade

Assisti ao jogo Manchester United x Atlético Bilbao pela Liga Europa, ontem, em Manchester e fiquei impressionado com a qualidade técnica e tática do time espanhol.

O Atlético não se intimidou nem por um minuto pelo fato de jogar fora de casa e, mesmo saindo atrás no placar, conseguiu não só reverter a vantagem como quase golear o adversário.

O 2º tempo do jogo foi espetacular. Eu fico aqui pensando como o Bielsa, sem nenhuma estrela e sem nenhum jogador de renome internacional conseguiu montar um time fortemente competitivo e que encurralou o Manchester em seu próprio campo. 
Foi um verdadeiro massacre o que aconteceu ontem em campo. Se o resultado final fosse 5 ou 6 x 2 seria justíssimo devido à enorme quantidade de gols perdidos pelo time espanhol. Toda hora um jogador chegava na cara do gol.

O Manchester só diminuiu o prejuízo no último lance do jogo, em um pênalti, que a bola bateu mesmo na mão do jogador espanhol. Lance totalmente casual, fortuito. O time inglês não merecia fazer 2 gols.

Vamos olhar para a história e rever os trabalhos feitos pelo Bielsa em sua carreira. TODOS foram de altíssima qualidade.

Alguns podem vir aqui e falar que com ele a Argentina foi eliminada na 1ª fase de uma Copa do Mundo, tudo bem, mas o problema daquela seleção foi a SOBERBA que tomou conta de todos (jogadores, imprensa, etc). 
Eles acharam que estavam acima do bem e do mal porque ganhavam de todo mundo jogando muita bola e com muita facilidade. Quando caíram na real, já era tarde.

Mas como a seleção se classificou para a Copa de 2002, lembram-se? Quanta facilidade eles tiveram e com quantas rodadas de antecência eles se classificaram? Como eles jogaram contra o Brasil nas eliminatórias?

Agora, vamos para a seleção do Chile. O Bielsa pegou esse país e reformulou seu futebol, sua forma de jogar, impôs seus conceitos e o time joga hoje, um futebol muito mais interessante e forte que há alguns anos atrás. E me falem, quantos jogadores são craques nesse país?

Vocês sabiam que o treinador da Universidad do Chile (La U), Jorge Sampaoli, trabalhou junto com o Bielsa por um tempo?

E como jogou a La U no ano passado? Futebol bonito e moderno, não? Alguém não gostou de assistir seus jogos? Não chegaram a dizer que o time era o Barcelona sulamericano?

Quem vocês acham que idealizou a maneira de jogar, o posicionamento tático, a movimentação dos jogadores, a posse de bola?

Ser treinador é isso. É montar sua maneira d ejogar, é mudar quando é preciso, é enxergar o jogo e corrigir as falhas na hora, é treinar fundamentos técnicos e táticos com cada jogador. Qual treinador brasileiro da atualidade faz isso com tamanha competência?

Qual treinador brasileiro pega um time ou uma seleção no máximo medianos e o transforma em time de alto nível?

Vale lembrar que o Atlético Bilbao já está na final da Copa do Rei da Espanha e está forte na briga por uma vaga na Champions League do ano que vem.

Bielsa é ou não é um treinador de alto nível?

Para mim, ele está entre os 5 melhores do mundo da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário