domingo, 4 de março de 2012

Santos vence Corinthians e encosta na Ponta do Paulistão 2012

O Santos venceu o Corinthians na reabertura da Vila Belmiro e chegou à 2ª colocação da tabela com 27 pontos.

Discordo de alguns comentaristas esportivos (Neto da Bandeirantes, por exemplo) que afirmaram que o Tite errou em escalar vários reservas para a partida de hoje já que mesmo com a derrota, o time se manteve na ponta da tabela, então, para que arriscar? Qual a importância desse jogo para a classificação corintiana para a próxima fase da competição? Será que com essa derrota o time vai entrar em parafuso e vai ser eliminado? Não creio e repito, o tite fez bem.

Discordo também quando dizem que o Corinthians tem um elenco de qualidade. Eu sempre disse que o forte do Corinthians é o seu futebol coletivo e não a qualidade do seu elenco que, para mim, é bastante limitado.
Hoje, foi a prova disso. O Santos dominou amplamente a partida tanto que o Corinthians não criou uma jogada de perigo sequer por todo o 1º tempo e mesmo no 2º, não teve força ofensiva com qualidade.
O time manteve a mesma limitação ofensiva do time titular, atuou recuado em demasia e esperando o santos errar para sair em contra-ataque. Essa postura defensiva demais, mostra que o elenco é limitado e inferior ao adversário.

Achei o Santos bem postado, a equipe aprendeu a marcar, seu meio de campo, hoje, é mais participativo na marcação e na saída de bola e o time sabe o que quer quando tem a posse de bola.
O time aprendeu a ter paciência com a bola nos pés, a tocar de lado a lado do campo esperando a movimentação dos atacantes para fazer a jogada certa. O Santos vem sendo uma equipe consciente em campo. Até quando, eu não sei, mas que anima o seu torcedor isso anima.

Essa postura tática que o Muricy arrumou para o Ganso (atuando mais recuado melhorando a qualidade da saída de bola do time) foi acertada já que o Ganso não é um meia que costuma fazer muitos gols e sim acertar mais passes/assistências quando vem de trás do que quando atua mais avançado.

Essa inversão de posicionamento com o Ibson foi benéfica para os 2. O Ibson corre muito e tem ajudado com suas infiltrações como homem surpresa no ataque e, para minha surpresa, tem feito gols todo jogo.

Boa vitória santista que já está com a classificação para a próxima fase garantida.
Agora, será importante focar na Libertadores e no confronto contra o Inter/RS na Vila para se garantir na fase mata-mata das 2 competições do semestre.

Santos cresce na hora certa e tem tudo para engrenar. Será que alguém consegue segurar o embalo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário