domingo, 16 de setembro de 2012

Os jogos do Campeonato Argentino são melhores que os do Brasileiro

Este ano tenho acompanhado mais de perto os jogos do Campeonato Argentino de Futebol e mesmo com pior qualidade técnica individual dos seus times, seus jogos são mais gostosos e mais emocionantes de se ver que os do Campeonato Brasileiro.

A diferença é gritante. Enquanto no Brasileirão vemos jogos lentos, times sem vontade e sem esquemas táticos, no Argentino vemos jogos mais corridos e muito mais disputados.

Os jogadores argentinos correm mais, dividem mais, marcam mais e melhor e disputam cada jogada com uma vontade que não se vê por aqui.

E não precisa ir muito longe para confirmar o que estou falando. Assistam ao VT de São Paulo x Portuguesa ou ao do jogo Santos x Flamengo nesta semana. São jogos chatos onde não acontece nada de diferente. 
Nestas partidas pode se ver como nossos técnicos não entendem absolutamente nada de sistema de marcação já que os jogadores marcam zona, ninguém dá combate e só ficam cercando o adversário.

E olhem que estou comparando o nosso campeonato com o Argentino, não é com nenhum europeu. Assim sendo, não tem como dizer que a diferença é financeira. 
Na verdade, é sim, aqui no Brasil os clubes têm muito mais dinheiro e muito mais arrecadação que os times argentinos.

Então, facilmente se conclui que dinheiro não é tudo e não é o nosso problema.
O problema do nosso campeonato é a falta de conhecimento técnico e tático dos nossos treinadores. Ninguém inova, ninguém sabe como mudar e nem como treinar um time para diferentes situações de jogo.
Isso, claro, reflete no público dos estádios, na audiência da TV e, lógico, reflete na emoção das partidas. 

Infelizmente, não vejo melhoras no curto prazo e se continuar do jeito que está, vamos voltar a ver aquelas peladas que assistíamos no final dos anos 80 e início da década de 90, época que nossos times eram fracos e os jogos péssimos em qualidade técnica.

Em vez de evoluir estamos regredindo.
Arrisco-me a dizer que se começarmos a assistir muitos jogos do Campeonato Argentino não conseguiremos mais ver jogos do nosso campeonato nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário