terça-feira, 20 de novembro de 2012

Com dinheiro público qualquer um cresce

Não concordo com alguns jornalistas esportivos que sugeriram ao Palmeiras para ter humildade e ir ver com o Andrés Sanchez sobre modelos de gestão para voltar a ser grande já que o Corinthians caiu para a segundona em 2007 e voltou forte e conquistando títulos a partir de 2009.

Não concordo com isso porque recebendo incentivos, benefícios públicos, tendo o governo ao seu lado a todo instante na captação de recursos e ajudando a obter parcerias estratégicas, qualquer um consegue crescer e desenvolver um bom trabalho. Não é preciso ser um "ÁS" dos negócios para fazer a coisa certa já que tudo está à sua mão.

O grande mérito e a grande sacada do Andrés foi fazer a parceria com o Ronaldo e com o Lula. A Globo e a CBF vieram como consequência da "parceria" e dos "bons" contatos dos parceiros.
Chega a ser absurdo ouvir elogios por tudo que acontece no Corinthians.

Infelizmente, no Brasil, as transações obscuras e os "pequenos favores" passam despercebidos por todos. O mau uso do dinheiro público também é muito tolerado, assim sendo, os governantes mandam e desmandam, gastam errado, pagam quem não deve ser pago e tudo fica bem.  Por isso, o Corinthians cresceu tanto em termos de estrutura com estádio, CT, exposição na mídia, transportes etc.
Para vocês verem a que ponto a coisa chegou, como o clube não conseguiu patrocinadores para bancar os valores exigidos (até porque foram muito exagerados), o governo deu sua "ajudinha" (com os contatos e influências dos amigos do Lula, claro) e arrumou um patrocínio da CEF por 2 anos. 
É dessa forma que se cresce uma empresa (ou um clube de futebol)? Com essas "ajudas"?
Isso não é nem nunca vai ser, pelo menos de minha parte, motivo de elogio. Desculpe-me quem não concorda comigo.

Acho que para o Palmeiras voltar a crescer é preciso uma reengenharia em sua administração e na sua gestão como um todo. 
É preciso mudar tudo e evitar as fofocas e "diz que me diz" no ambiente do clube porque torcida o clube tem, camisa também, o estádio já está sendo reconstruído, então, o que precisa ser feito é uma mudança radical em sua forma de gestão administrativa e política.

Não gosto de sugerir que o clube passe a ter contatos com políticos. Isso me cheira a esquema e corrupção. Futebol não deve se misturar com política, jamais.

O Palmeiras tem muita tradição e história para deixar influenciar por essas coisas. Quem pratica desses artifícios está é pensando em benefício próprio e não no do clube.

Repito, o Palmeiras não precisa desse tipo de "parceria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário