quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mano Menezes segue sem vencer uma seleção de 1ª linha

E o calvário do Mano Menezes continua. Ontem, mais um empate e, mais uma vez, não venceu uma seleção de 1ª linha.

Vencer Gabão, Japão, Iraque e cia é fácil, quero ver conseguir bater times mais bem entrosados e estruturados. Para isso, cada dia que passa, ele nos mostra que não é capaz.

Alguns poderão dizer que era para o Brasil ter vencido o jogo, pois chutou mais a gol, criou várias oportunidades e perdeu pênalti, tudo bem, respeito as opiniões, mas o que vi ontem, foi uma partida com uma seleção (a Colômbia) com padrão de jogo e bem posicionada taticamente pelo seu treinador, José Pekerman, e outra com um bando em campo com os jogadores se entrosando em campo.

O Brasil foi bem mais pelas individualidades e pela qualidade de alguns jogadores do que pelo coletivo já que o sistema de marcação é falho, a equipe foi mal convocada e mal escalada, dava espaços em sua defesa, principalmente para os contra-ataques e, mesmo com boas chances criadas, o meio de campo encostava de maneira tímida no atacante (Neymar).

Para falar a verdade, gostei mais do time colombiano que do time brasileiro. Basta assistir ao jogo novamente para ver que a Colômbia possui sistema tático ofensivo e defensivo definidos e treinados. O time foi escalado e posicionado em campo para explorar as fragilidades brasileiras, isso nos mostra que o Pekerman é muito mais estudioso e conhecedor dos conceitos do esporte que o Mano. Cada jogador colombiano sabia para onde correr e o que fazer com a bola quando a tinha em seus domínios.

Eu não gosto de analisar só pelo resultado, gosto de analisar pelo conjunto da obra como um todo. Por exemplo, o Mano mostrou que não conhecia o time colombiano e nem sabia como eles jogavam já que preferiu escalar Leandro Castan, um zagueiro LENTO, para fazer a lateral esquerda. Detalhe, ele teve que marcar o rápido e habilidoso Cuadrado que deitou e rolou no seu setor. Bastava colocar a bola de lado e correr que o nosso zagueiro/lateral não o acompanhava. E o pior é que ele tinha um jogador com mais mobilidade, no banco de reservas, no seu setor, o Fábio Santos (que até agora não entendi porque foi convocado). 
Acho que seria até melhor ter improvisado o Arouca no setor. Erro básico por falta de conhecimento do adversário.

Outro erro do Mano foi a escalação do Thiago Neves. Bom, é melhor nem comentar sobre esse mediano jogador. Não entendi nem a sua convocação vou querer entender sua escalação?
Deixa para o Mano Menezes explicar. Será que a conta bancária dele engordou?
Isso tudo é para vermos como o futebol brasileiro está fraco. Thiago Neves foi um dos destaques do time campeão brasileiro, o Fluminense.

Bom, podemos dizer que houve uma melhora, de uma maneira geral, no jogo da equipe brasileira, mas nada muito animador. Temos falhas básicas acontecendo e falta mais entrosamento e uma definição mais clara do esquema de jogo que a nossa seleção vai adotar.

Não dá mais para ficar só testando e dando desculpa. 
Ah, se o Neymar tivesse feito o pênalti. 
Ah, se a bola do Kaká tivesse entrado. 
Isso é desculpa de perdedor.

Temos que cobrar um trabalho mais firme. Temos que cobrar do treinador o porquê de tantas convocações errôneas e sem sentido.

Temos que cobrar mais futebol desse time. 

Ficar lamentando resultado nunca levou nada a lugar algum.

Continuo com minha opinião de que o Mano Menezes é bom treinador para time pequeno, para seleção, não serve mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário