sábado, 3 de novembro de 2012

Neymar dá show e Santos goleia o Cruzeiro

A partida prometia ser bem morna e sem graça já que as 2 equipes não tinham mais ambições no campeonato e nem corriam mais risco de rebaixamento, mas não é que o Neymar resolveu aprontar das suas?

A estrela santista fez 3 gols, deu uma assistência para outro, o do Felipe Anderson, e saiu aplaudido pela torcida adversária.
Quantos jogadores do mundo já fizeram algo parecido? Por quantas vezes vemos um jogador ser ovacionado pela torcida adversária como se jogasse para o seu time?
Que eu me lembre, em um passado recente, só Robinho naquele 5 x 1 contra o América de Cali pela Libertadores de 2003. Não me lembro de nada parecido com Messi nem com Cristiano Ronaldo. Posso estar enganado, mas, sem querer fazer nenhuma comparação idiota com os outros 2 gênios da bola, esse é um feito conseguido por poucos.

Vale ressaltar que o Neymar chegou a 12 gols no campeonato em apenas 14 jogos disputados. Mesmo com tantas ausências por causa das convocações para amistosos inúteis da seleção e das olimpíadas, ele briga pela artilharia da competição. Já imaginaram se ele tivesse jogado mais umas 8 partidas pelo clube? Aposto que o Santos estaria na briga pela Libertadores e ele isolado como artilheiro máximo do campeonato.
E ainda tem gente que o chama de cai-cai e enganador, vai entender o que se passa na cabeça desse povo.

Achei o Santos mais bem postado em campo e com mais vontade de vencer.
O Cruzeiro parecia um time travado e com medo, medo de perder. Desde o início se via um certo temor quando a bola ia para seus zagueiros. Tudo bem que era a zaga reserva, mas não sei, a impressão que tive é que o time mineiro estava inseguro por jogar perante sua torcida, parecia que estava pressionado.

De toda forma, hoje, o time santista apresentou um certo padrão tático e até o Juan conseguiu fazer um bom jogo. Talvez pela inoperância ofensiva do time mineiro pelo seu setor, talvez porque ele acordou para a vida e quer se esforçar nos últimos jogos para renovar o contrato e ficar por mais um tempo enganando o clube e recebendo em dia.
Não gosto do atleta e não o acho jogador de clube de ponta. Para mim, ele já deveria ter saído do Santos faz tempo já que é baixo, fraco na marcação e não guarda posição como lateral. Podem reparar, ele sempre fecha para o meio deixando aberta a lateral da defesa.

Alguns devem estar querendo colocar essa goleada na conta do Celso Roth. Muitos estão querendo sua saída do Cruzeiro e pode até ser que os jogadores fizeram um certo corpo mole para que isto aconteça logo. Futebol, infelizmente, ainda tem dessas. Jogador que derruba técnico.

Mas, diferentemente da opinião de vários especialistas esportivos, acho que o Cruzeiro só não está brigando para sair do rebaixamento devido ao bom trabalho do Celso Roth.
O elenco é fraquíssimo, não há peças de reposição à altura dos titulares (e os titulares não são tudo isso que se fala deles) e nem há uma gestão administrativa elogiável.
Vale ressaltar que quando assumiu o clube, o treinador o pegou em uma situação crítica com brigas internas, falta de conjunto e de tática e acumulando resultados negativos um atrás do outro.
Com o elenco que tem nas mãos e pela situação que pegou o clube, para mim, é um trabalho admirável.


Agora, convenhamos, o Santos foi ao 9º lugar no campeonato e o Cruzeiro ao 10º, não é pouco para as tradições dos 2 clubes?

De toda forma, já é hora de pensar em 2013. Se os times fossem profissionais e tivessem gerentes de futebol de qualidade, já estavam programando as férias do elenco, as trocas, as devoluções de jogadores emprestados e estariam testando alguns jogadores da base para fazerem parte do elenco principal. Tudo isso para sair na frente dos demais clubes rivais.

Estou certo ou será que tem diferença terminar em 7º ou em 12º neste campeonato? OU será que alguém acredita na conversa fiada de terminar o ano com dignidade? O que vale isso afinal de contas?
Conversinha mole, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário