terça-feira, 6 de novembro de 2012

Real Madri x Borussia Dortmund, uma aula tática

Mais um jogaço pela Champions. Real Madri x Borussia Dortmund foi uma verdadeira aula de conceitos táticos e posicionamento em campo.
Quero ver algum comentarista "maluco" falar que Atlético/MG x Fluminense foi mais jogo que este como vi alguns comentando no twitter há pouco tempo atrás.
São essas partidas que nos mostram como nosso futebol está aquém do resto do mundo.

O Borussia é um time extremamente bem treinado, objetivo, rápido, ágil e habilidoso. Todos os jogadores sabem jogar, todos se movimentam por vários setores do campo e vários jogadores usam e abusam da sua velocidade.
Dá gosto de assistir aos jogos dele. Trata-se de um time muito ofensivo e que busca sempre o gol quando tem a bola nos pés. 
Não é um time que cadencia o jogo, ele não é voltado taticamente para o toque lateral. É sim  um time vertical e que corre riscos na defesa.

Já o Real Madri é um time mais técnico, mais inteligente com jogadores que sabem o que fazer com a bola e procuram sempre fazer as jogadas certas.
A disposição tática do time é mais rígida que a do time alemão. Cada jogador sabe qual a sua função em campo, onde tem que se posicionar e quem deve marcar.

O jogo madrilenho é mais cadenciado, mais técnico e mais frio. Digo, o time espera o momento certo para atacar e acabar com o adversário. O Borussia é mais explosão, é mais velocidade, é mais correria.

A diferença de conceito em cada um ficou muito evidente hoje e o mais interessante em se assistir a este tipo de jogo é ver como os treinadores buscaram as soluções para anular o adversário. Ora mexia-se no posicionamento, ora na troca de jogadores em campo e ora, mudava-se o sistema de marcação da defesa.

O jogo não foi violento, não teve lances polêmicos e confesso que achei que o Borussia merecia melhor sorte na partida já que o achei melhor e mais bem postado em campo que o time espanhol, mesmo o Real tendo maior posse de bola.

O empate de 2 x 2 (mesmo placar da outra partida do grupo, Manchester City x Ajax) acabou sendo bom para os 2 times que mantêm a mesma diferença na ponta da tabela forçando os outros integrantes do grupo a vencerem seus próximos jogos para ter chances de se classificarem.

Agora, é só esperar pela próxima rodada. Esse grupo da morte promete fortes emoções até a rodada final. Palpite para a classificação à próxima fase deste grupo?

Vou ser conservador. Acho que Borussia Dortmund e Real Madri se classificarão.

Enquanto isso, aqui no Brasil, vamos vivendo de um campeonato chato, sem graça, com pouquíssimos bons jogos e com ínfima emoção. 
Falem a verdade, alguém ainda acha que somos o país do futebol?

Nenhum comentário:

Postar um comentário