quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Burro Menezes

Não dá mais. Chega. Minha paciência com o Mano (Burro) Menezes se esgotou.

Como pode um treinador que se acha digno e competente para estar à frente de uma seleção brasileira de futebol, ficar 2 anos no cargo e NÃO apresentar nenhum padrão tático?

E o que estou pedindo não é nada demais não. 
Vejam, o Mano não definiu o grupo que ele quer trabalhar, não definiu o esquema tático nem o posicionamento dos jogadores em campo. Não cobro que ele me diga que a seleção vai jogar no 4-3-3, no 4-3-1-2 ou qualquer outra sigla, quero que ele me diga (e diga a todos no Brasil) como vai posicionar o time em campo, o que ele espera de cada jogador em cada função, qual a postura do time, mais ofensiva ou mais no contra-ataque? e por aí vai.
É muito difícil?

É uma pena que tenhamos no comando técnico uma pessoa tão despreparada para a função. Despreparada moral e tecnicamente já que eu NUNCA vi um trabalho deste cidadão digno de elogios.

Ele só dirigiu times de 2ª linha (2ª divisão). Ah Helio, mas ele dirigiu Corinthians e Grêmio, isso não conta? 

NÃO, e sabem por que? Por que ele dirigiu os clubes na 2ª divisão, ou seja, jogou com elencos limitadíssimos e contra times muito fracos tecnicamente e taticamente.

Como podemos aceitar um treinador que não tem currículo de títulos importantes na carreira esteja no comando do selecionado?

Ué, ou títulos da Série B contam como peso importante agora? 

Ah, mas tem a Copa do Brasil de 2009........ Pois é, aquela que o Corinthians foi favorecido pela arbitragem nos confrontos contra Vasco, Atlético/PR e Internacional.... Viram que título honroso e de expressão ele possui?

Na realidade, o Mano se acostumou a armar seus times para jogar duro, marcar forte e jogar a bola na área para ACHAR um gol. Muito disso se deve ao fato de sempre ter tido elencos limitados nas mãos.

Mas vamos analisar por outro prisma agora. O Vasco e o Coritiba também jogaram na Série B e conquistaram a taça jogando um futebol muito mais bonito e organizado que os dos times dirigidos pelo Mano. Ou será que vai aparecer alguém aqui criticando os trabalhos do Dorival Júnior (Vasco) e do Ney Franco (Coritiba)?
O trabalho do Ney Franco inclusive, reflete até hoje no clube já que o Marcelo Oliveira herdou o esquema, a base e toda a estrutura montada. Foi um belíssimo trabalho e feito com recursos muito mais escassos que o do Mano no Corinthians, por exemplo.
 
Então, se for para contar como títulos de expressão e como pré-requisito para assumir o cargo da seleção, coloque um dos 2 acima citados que pelo menos adotam estilos de jogo mais bonito, de mais toque de bola e de mais conjunto.

Acho que o Mano, infelizmente, é empregado do esquema que virou a CBF. Sim, ele não foi colocado lá por sua capacidade técnica, e sim por que se subordina e aceita o verdadeiro negócio que virou a Seleção que é vender jogadores para o exterior.

É por essas e outras que não vemos mais dedicação, mais brio, mais garra nos jogadores que vestem o uniforme amarelo. Hoje, virou um comércio, um "merchan" que envolve uma cúpula que tenho desprezo em citar nomes. Já basta ter que aturar Ricardo Teixeira e Andrés Sanchez e o pior é que os nomes não param por aí. 

O que acontece hoje com a nossa seleção é digna de ter pena. Acabaram com o nosso futebol e com nosso orgulho. 
E ainda cogitam o filho do Sarney para substituir o Ricardo Teixeira!

Alguém ainda duvida do que estou falando?

Só sei de uma coisa: FORA BURRO MENEZES!!! 

Seu lugar é em time de 2ª divisão!

Você nunca soube trabalhar com craques e com jogadores diferenciados. Saia do lugar de onde você jamais mereceu estar.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Falta Profissionalismo à TV Globo nos eventos esportivos

Hoje, confesso que quebrei minha promessa e tenti assistir ao jogo do Brasil.

Tentei na TV aberta, na Globo, para ver se a emissora havia mudado seus conceitos e melhorado a cobertura esportiva em geral.

Infelizmente, consegui assistir a apenas 10 minutos da transmissão e desliguei a TV. Nem assisti ao jogo de tão irritado e surpreso com as informações inúteis e erradas que a Globo e seus profissionais passaram ao telespectador.

Que informações são essas afinal?

Antes do início do jogo, o Galvão Bueno pediu ao Arnaldo César Coelho informações da arbitragem. Olhem só a resposta:

"O árbitro é suiço, gerente de uma empresa de investimentos conceituada na Suiça e por isso, é muito respeitado em seu país."

Caramba, que informação técnica é essa? FOFOCA??? Pelo jeito ele nem pesquisou sobre o juiz da partida e ele é pago para comentar sobre isso, certo?

Quem gosta de esporte quer informações técnicas, estatísticas e não comentários da vida pessoal do elemento. 

Se eu quisesse saber fofoca ligava na Ana Maria Braga, no Hélio Rubens, na Sonia Abrão ou qualquer outro artista que gosta dessas futilidades.

Eu, como telespectador e admirador dos esportes, queria saber se o árbitro é rigoroso, se dá muito cartão, é de deixar o jogo correr ou apita em cima, se já apitou algum jogo importante (qual?), se já apitou alguma partida de Copa do Mundo ou Eurocopa e por aí vai.

Olha esta 2ª informação, agora dada pelo Galvão Bueno:

Durante a apresentação da escalação da seleção da Bósnia, quando apareceu o atacante Dzeko ele falou: "Esse é o Dzeko, craque do Manchester UNITED!"

Até o mais leigo conhecedor do Campeonato Inglês sabe que o Dzeko é jogador do Manchester City!

Pelo amor de Deus, o mínimo que é exigido de um profissional que vai transmitir os jogos é que ele saiba os nomes dos jogadores, os times que ele joga e qual sua posição no campo. O mínimo e ele não foi capaz de pesquisar isso?

Quanto profissionalismo, hein? E os presidentes dos clubes brasileiros ainda têm a cara de pau de falar que fecharam com a Globo os direitos de transmissão dos próximos campeonatos brasileiros por que a emissora tem grande know-how técnico. Só me pergunto qual??????

Repito aqui o que venho falando há um certo tempo. Não tenho nada contra a emissora. Se ela compra os direitos de transmissão dos jogos, que pelo menos os passe e forneça o mínimo de informação técnica decente e não essa trapalhada toda que se viu hoje à tarde.

Como diria Milton Leite (melhor narrador esportivo da atualidade e não entendo como ele não é o principal da emissora): que fase!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Com mais um resultado negativo, quantas partidas mais será que dura o Leão no SPFC?

E o São Paulo empatou o clássico com o Palmeiras e se afastou do líder. 

Na verdade, caiu na tabela e já não figura entre os 4 primeiros colocados (que farão o 1º jogo em casa na fase mata-mata).

Eu já havia dito aqui que seus times sempre começam bem, depois caem de produção, começam a empatar daqui e dali, perdem umas e outras e o Leão arruma uma confusão qualquer no clube, fica sem clima e dá um jeito de ser demitido e pegar a multa rescisória.

Foi assim no passado e pelo jeito, será assim no São Paulo.

Não vejo nenhuma inovação tática no time neste ano, o São Paulo está fisicamente "estourado" com vários jogadores no departamento médico e, nos últimos jogos, não jogou bem.

Tudo bem que hoje foi um bom jogo no geral. Não dá para falar que um jogo com 6 gols seja ruim, mas se analisarmos tecnicamente, veremos que a partida foi bem fraca e com muitas falhas de marcação, principalmente do São Paulo.

Eu critiquei sua contratação e repito aqui que NÃO acho Leão técnico à altura do clube. 

E vou além, acho que mais umas 2 rodadas sem vitória e as confusões vão começar a acontecer internamente. Aguardem.

E o Luxemburgo já começou com o pé esquerdo no Grêmio

O Grêmio foi eliminado pelo Caxias no campeonato gaúcho.

Claro que não é culpa dele já que assumiu o time há poucos dias e nem treinou-o direito, mas o que vai sair na imprensa é que ELE foi o treinador do Grêmio que foi eliminado pelo Caxias.

Na verdade, seu azar foi o Grêmio ter vencido o Inter na fase anterior.

Azar? Isso mesmo já que se o time tivesse sido eliminado pelo rival, ele teria a semana toda para treiná-lo à sua maneira, colocar suas ideias em prática e mexer na escalação, se achasse necessário.

Como venceu, teve que ir a campo com o que tinha sem nem ter treinado direito. Resultado, eliminação nos pênaltis e acho que se não fizer a equipe jogar bem logo, não duvido dele começar a ser "fritado" novamente.

Abre o olho Luxa!

Fluminense é Campeão da Taça Guanabara 2012

O Fluminense quebrou o jejum e conseguiu ser campeão da Taça Guanabara ao bater o Vasco na final.

O jogo foi equilibrado com poucas chances de gol criadas pelas equipes até o momento do gol do Fluminense no final do 1º tempo (de pênalti).

O engraçado é que o Vasco havia acabado de perder um gol com o Diego Souza acertando a trave em uma bela jogada individual.

O pênalti que resultou no 1º gol da partida foi muito infantil! Não dá para admitir que um jogador de uma equipe grande cometa tamanho erro em um lance absolutamente simples. Simples mesmo já que o atacante do tricolor carioca estava na lateral da área, próximo à linha de fundo e não tinha muito o que fazer para criar perigo de gol já que não havia muitos jogadores no ataque. Era só cercá-lo e não deixá-lo cruzar. Se o jogador acha difícil fazer isso, não serve para ser titular de um Vasco. Enfim, em um lance totalmente imprudente da defesa vascaína o Fluminense aproveitou e fez o gol.

O 2º gol, poucos minutos depois, foi mais uma falha, só que agora, do goleiro vascaíno Fernando Prass. Goleiro de time grande e em uma final, não pode JAMAIS ir com a mão mole para a bola. Poxa, ele espalmou a bola para dentro do gol!

Na minha opinião, o placar do 1º tempo, 2 x 0 para o Fluminense, foi mentiroso. Claro que não desmereço o placar conquistado já que o Flu teve competência para aproveitar as oportunidades que lhe foram dadas pelo adversário, só não achei que o time foi tão superior assim a ponto de abrir vantagem de 2 gols.

Depois, no 2º tempo, virou um passeio. É duro ter um interino como treinador, não acham?
Como ele é limitado tecnicamente e não tem tanta visão de jogo e capacidade tática, não conseguiu mudar a forma de jogar e o Vasco só piorou em campo. O Fluminense fez o 3º com facilidade e poderia ter feito o 4º e o 5º se não fosse o preciosismo dos seus atacantes antes de tomar o 1º.

Achei a equipe do Vasco muito desarrumada na segunda etapa e pouco produtiva. Confesso que me decepcionei com o que vi em campo hoje.

Não posso deixar de mencionar sobre o atacante Wiliam Barbio do Vasco. Meu Deus, está na cara que ele não é atacante para jogar em um Vasco da Gama. Ele tem até um bom domínio, um drible razoável e tal, mas como se pode ter um atacante que não sabe chutar a gol e nem cruzar uma bola?

Não entendi como um jogador limitado e comum pode ser titular do Vasco em uma final. Se fosse para ele sair jogando, era melhor colocar o Felipe no meio de campo junto com o Juninho Pernambucano (escalação que não gosto e critico), pois para ter um ZERO no ataque é melhor ter mais um no meio de campo e deixar só o Alecssandro na frente para receber as bolas. Repito, não entendi qual é a desse jogador e a sua escalação.
Ele pode até ser bom e ter feito uma partida ruim, mas a 1ª impressão que tive dele (e não costumo errar nisso não) não foi boa.

Parabéns ao Fluminense pela conquista e a garantia da vaga na final do campeonato carioca assegurada! Ou seja, agora é só se concentrar na Libertadores para avançar à próxima fase dessa competição também.

Sabem o que é engraçado? Não foi outro dia que saiu a notícia que iriam demitir o Abel Braga? Pois é, o mundo dá voltas......

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Santos arrasa a Ponte Preta pelo Paulistão

Hoje sim dá para falar que o Santos jogou bem e mereceu sair vencedor do confronto com a Ponte Preta já que o time de Campinas é de um nível acima da média do Paulistão 2012.

Achei o time do Santos bem firme na marcação com os jogadores ajudando no combate no meio de campo e na defesa, quando necessário. O time também soube se impor com bastante toque de bola no campo de ataque e infiltrações em diagonal com os laterais pelos 2 lados do campo (na verdade, mais pelo lado esquerdo com Juan).

Ganso fez, novamente, uma ótima partida com passes precisos e várias assistências. Ele também ajudou mais na marcação e vejam como o time melhora quando tem um armador distribuindo o jogo com qualidade e que volta para compor a defesa?

Neymar que normalmente vai bem, hoje, foi acima da SUA média já que teve participação direta em 4 gols e ajudou a expulsar 2 adversários com seus dribles.

Quando o Santos entra em campo com 11 jogadores é outro time. 11?? Pois é, não vinha entrando com 11 há um certo tempo. Léo e Pará não somam 1/2 em campo, pois Léo não corre o campo todo durante os 90 minutos e o Pará é muito ruim na marcação. 
Desta forma, a defesa ficava muito sobrecarragada em campo e os volantes tinham que sair de sua posição para cobrir os fracos laterais. Atuando desta forma, não há time que consiga manter o alto nível por muito tempo.

Já a Ponte Preta começou bem a partida com o time bem equilibrado e posicionado taticamente impedindo os avanços santistas. 

Mas aí vai minha crítica ao treinador campineiro Gilson Kleina.
Se você vai atuar contra o Santos, fora de casa, e com o Santos completo, o que é normal acontecer?

É normal sofrer gols, certo? Nada de anormal até aí. Então, o que você como treinador tem que armar para o seu time conseguir equilibrar as funções em campo?

Montar uma defesa forte e tentar marcar homem a homem os principais jogadores santistas. A Ponte até marcou forte no início, mas aí vem a falha clamorosa do treinador. Ele NÃO preparou a equipe para ter que buscar o resultado adverso.

É isso mesmo que vocês estão lendo. Ele armou o time para se defender e anular o time santista, mas não para ter que recuperar o jogo caso tomasse um gol.

E como sei disso?

É só ver como a Ponte Preta ficou PERDIDA em campo após o 1º gol santista. O time campineiro não sabia o que fazer com a bola, quem abria para receber a bola, quem avançava..... Enfim, o time não sabia o que tinha que fazer em campo. Ridículo, não acham?

Se eu sou o treinador da Ponte Preta neste jogo de hoje, eu armo o time para jogar forte defensivamente, congestiono o meio de campo com alguns volantes e coloco 2 atacantes de velocidade abertos nas costas dos laterais santistas para impedir seus avanços. Aí é só treinar o time para saídas de contra-ataque.
É difícil prever isso? Ou melhor, é difícil treinar isso?

Se o time não tiver 2 atacantes rápidos, procure 1 meia que faça isso. Mas o mais importante é ter jogadores que saibam trabalhar a bola e não rifá-la como a Ponte fez por boa parte do jogo.

De toda forma, o Santos mostrou sua força e a equipe vai ganhando entrosamento e conjunto. Golear por 6 x 1 a Ponte Preta não é tarefa das mais fáceis hoje em dia e o Santos soube construir o placar com competência.

Só faço uma crítica ao Muricy Ramalho na partida de hoje. Ele poderia ter tirado o Borges e colocado o Alan Kardec ou o Dimba para ganhar ainda mais velocidade e mobilidade no ataque. 

O Borges, como já venho falando há um certo tempo, é lento, tem perdido gols e é apenas um jogador de fase. Veja que o ano passado já mostrou isso e eu falava sobre o assunto quando ele estava marcando gols. Imagine se não falaria agora que ele tem perdido pelo menos 3 por partida?

O Borges está destoando do resto do time. O Muricy tem que ver isso logo antes que seja tarde.
Ele é um bom banco para o time atualmente, só não sei se o Muricy tem peito para tirá-lo do time já que ambos têm o mesmo empresário (Márcio Rivelino)......

E os estádios da Copa, hein?

E agora? Tem mais alguém que ainda acha que eu estou errado em criticar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e farra que estão fazendo com o nosso dinheiro público?


Não é irresponsabilidade do Governo não cobrar mais velocidade nas obras OU será que ele é conivente com isso por ter algum interesse obscuro? 
Digo, do jeito que as coisas estão, as obras vão ter que ser feitas em vários turnos EXTRAS e o custo destas horas extras de trabalho para acabar tudo no prazo é SEU! Isso mesmo, o custo é SEU cidadão brasileiro que paga seus impostos já que é DINHEIRO PÚBLICO que está sendo usado indevidamente pelo seu tão querido governo.

Olhem essa outra matéria também do UOL sobre o estádio Mané Garricha (DF), http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2012/02/07/com-tunel-e-heliponto-estadio-nacional-mane-garrincha-df-sera-o-mais-caro-da-copa.htm , que terá HELIPONTO e TÚNEL!!! Isso mesmo que vocês leram, HELIPONTO! Para que?

Quantos times importantes do futebol mundial jogam ali?

O campeonato do DF é espetacular e tem uma média de público de dar inveja em qualquer time grande mundo afora, não é verdade?

Ah Helio, mas os estádio que estão sendo construídos serão ARENAS multiuso e poderão ser usados para shows e outros eventos.
Pois é, quanta conversa fiada que o povo brasileiro cai igual otário, não é mesmo?

Quantos MEGA SHOWS são realizados no Brasil por ano? Quantas bandas de renome tocam por aqui anualmente?

Tudo bem que em SP e RJ frequentemente há bandas conhecidas fazendo shows, mas e quanto às outras cidades?
Mais um detalhe, quantas partidas realizadas no Brasil tiveram a presença de um helicóptero no estádio?
Que eu me lembre só em algumas finais de campeonato brasileiro e olhe lá! Então, para que construir heliponto?

Leiam com mais atenção ainda a matéria. Vejam que ela menciona um GASTO de R$ 19 milhões com uma empresa de consultoria para fiscalização e gerenciamento da obra.......... Um trocado só....... 
Sabe o que é pior? Ninguém fala nada, ninguém faz nada e o nosso dinheiro vai escorrendo pelo ralo.

Em vez dos governantes fazerem coisas positivas para nossaas necessidades básicas, tais como: educação, saúde e infraestrutura, eles fazem coisas eleitoreiras porque o nosso povo gosta é de farra, cerveja e futebol.

Ninguém está atentando para os problemas que estão ocorrendo na Grécia e em alguns países europeus (Portugal, Itália e Espanha, por exemplo). Lá, o funcionalismo público é o maior empregador (tal qual no Brasil). Esses países pouco produzem e têm uma indústria bem fraca.

Qual é o ponto forte da nossa indústria? Quanto produzimos efetivamente no país?
 
Já que estamos em uma época positiva no país, que tal aproveitarmos para investir no que o povo realmente precisa para evoluirmos como nação e pararmos de aplaudir esses gastos espetaculares (BILHÕES) com nosso dinheiro? 
Já pensaram no que pode vir a ocorrer daqui a alguns poucos anos? Pois é, não se preocupem não........ Vamos deixar tudo rolar. O Lula dá um jeito, não é mesmo?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Para mim, o Vasco é o favorito na final da Taça Guanabara

Eu já disse em um post anterior que acho o Vasco o favorito na disputa do título da Taça Guanabara 2012.

Acho o time mais experiente, mais organizado taticamente e mais firme na marcação que os rivais cariocas.

Se o jogo fosse contra o Botafogo, para mim, seria mais favorito ainda. Mas como é contra o Fluminense, acaba sendo menos.

O Fluminense continua com sérios problemas defensivos. Eu venho criticando esse setor do time desde o ano passado. Não dá para confiar em Leandro Euzébio, Gum (que já não joga há um certo tempo) e cia. O meio de campo não ajuda na marcação (por exemplo, Diguinho é limitadíssimo) e constantemente o Abel Braga tem tentado atuar com 3 volantes para compensar essa deficiência do time. Só não sei se é a melhor saída já que o time perde muito em criatividade e fica muito dependente do Deco na armação.

Thiago Neves nunca foi um jogador decisivo e o Fred só vai fazer algo se a bola chegar nele. 

Já o Vasco tem tido mais recursos em campo. Seus jogadores "brigam" mais pela bola, parece que o time tem mais gana pela vitória (pelo menos até agora neste campeonato carioca) e sua defesa tem atuado de maneira mais consistente.

O fato do Cristovão (treinador interiono do time) ter optado por escalar apenas Juninho Pernambucano OU Felipe em campo ajuda já que com os 2 ao mesmo tempo o time ficava lento e previsível devido à pouca mobilidade dos 2 em campo ajuda nesta melhora e consitência. Outro ponto a favor do Vasco é que o time tem mais jogadores que sabem fazer gol e mais jogadores em melhor fase técnica.

Então, acho que no conjunto e no entrosamento o Vasco tem mais recursos para buscar a vitória.

Palpite: Vitória do Vasco.

O Leão estava certo e pode ter perdido a razão pela confusão

Acompanhei toda a confusão envolvendo a convocação do Lucas para a Seleção Brasileira e a discórdia do Leão por ter que jogar um clássico no final de semana sem o jogador.

Concordo com o Leão já que por várias vezes eu critiquei as convocações SEM sentido do Mano Menezes e esses amistosos caça-níqueis.

Se vocês notarem, desde que o Mano assumiu a seleção TODAS as suas convocações foram prejudiciais aos maiores rivais do Corinthians (Santos, principalmente). Pode até ser coincidência, mas ele matou com as chances do Santos no brasileirão do ano passado e raramente convoca mais de 1 jogador do Corinthians.

Poxa, se o Corinthians é o atual Campeão Brasileiro e TODO MUNDO na imprensa fala que tem um dos melhores elencos do país (coisa que eu discordo porque acho que o forte do Corinthians está no conjunto e no futebol coletivo e NÃO no elenco), por que sempre é convocado NO MÁXIMO 1 jogador do time?

E podem reparar, os times têm que ceder jogadores bem às vésperas de jogos decisivos ou importantes (Clássicos).

Agora, não posso concordar com a forma como o Leão conduziu todo o processo. Acho que ele tinha umas 1000 maneiras diferentes da adotada para criticar a convocação e pedir a liberação (ou o atraso na apresentação) do jogador para este amistoso. Não precisa dar xilique, fazer acusações sem provas (pelo menos até agora), etc....

Sabem o que é pior nesta bagunça toda? É que os interesses do CLUBE que é quem paga o jogador e quem tem todo o custo de investimento e de patrocínio é o que MENOS tem importância. Já notaram?

O São Paulo não pode antecipar o jogo por que a TV Globo não deixou, tem que ceder o jogador por que a convocação da seleção é mais importante e não pode ser negada.

Poxa, o calendário já estava montado desde o início do ano (inclusive com os amistosos da seleção brasileira), não dava para nenhuma alma iluminada ver que poderia ter esse problema, se precavido e solucionado tudo com antecedência para evitar todo esse stress?

É difícil pedir planejamento e organização da entidade que cuida do futebol no país?

E ainda se julgam capazes de organizar uma copa do mundo....... Vai entender.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vasco acaba com a freguesia e vira para cima do Flamengo!

O Vasco é finalista da Taça Guanabara 2012.

Até que enfim o time cruzmaltino conseguiu eliminar o rubronegro! Tem algum vascaíno que se lembra da última vez que o time tinha eliminado o Flamengo em alguma competição? Faz tempo, não é mesmo?
A vitória foi merecida. Na verdade, a partida foi extremamente equilibrada e, em um confronto deste tipo, não se pode perder oportunidades.

O Flamengo até que começou bem o jogo com Ronaldinho se movimentando e o Vagner Love tentando criar as oportunidades de várias maneiras.

O Vasco, mesmo com Juninho Pernambucano e Felipe no jogo, conseguiu equilibrar as ações e chegar com muito perigo. Eu critico a escalação dos 2 juntos ao mesmo tempo por achá-los lentos. Eles têm categoria de sobra, mas como pouco se movimentam e deixam a marcação do time bem fragilizada.

O Flamengo eroru feio ao deixar Juninho e depois, Felipe (o Felipe substituiu o Juninho na partida) mais soltos. Poxa, eles já têm idade avançada e não conseguem correr o campo todo por 90 minutos, então, o natural é marcá-los forte e não deixar eles "pensarem" em criar qualquer coisa no jogo.

Com toda esta liberdade, não tinha como o Flamengo evoluir. Só estranhei o fato do Joel Santana não ter entrado em campo com 4 volantes....... Não é assim que se joga partidas decisivas, Joel? Para jogar na Argentina o esquema serviu e contra o Vasco não?

Tenho que fazer uma crítica que já fiz aqui e pouca gente concordou na época, o Felipe (goleiro do Flamengo) SÓ espalma bolas para o meio da área. Podem reparar!

Não tem um chute a gol que quando ele não consegue encaixar, a bola não vai para o meio da área. 
Todo goleiro, desde as categorias de dente de leite, sabe que NUNCA se espalma uma bola para o meio da área. Goleiro treina inclusive para espalmar para escanteio, lateral, para cima...... Espalme para qualquer lado MENOS para o meio.

E o que foi que o Felipe fez??? Espalmou por 2 vezes para o meio da área. Resultado, 2 gols do Vasco.

Erro básico, primário de um goleiro que se acha o melhor do Brasil e não passa de um goleiro comum.

Não posso me esquecer de comentar o lance mais BIZARRO dos últimos anos! Que gol perdeu o Deivid, hein? 

E não se esqueçam que não é a 1ª vez que ele perde um assim do mesmo jeito, sem goleiro, na pequena área e sozinho. Já se esqueceram do jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileiro do ano passado? Revejam a partida e divirtam-se com o lance......

Faço aqui um adendo. Não podemos criticá-lo por perder um gol desse tipo. Sério. Muitos craques já perderam da mesma maneira e são ovacionados pelas torcidas dos times que jogaram.

Temos que lembrar que o Deivid foi fundamental nas conquistas do Corinthians em 2002 e do Santos em 2004. Ele fez muito por essas equipes.
Agora, que o lance foi engraçado e bizarro, não tem jeito! É rir para não chorar! Será que a torcida do Flamengo vai perdoá-lo?
O jogo foi muito bom no 1º tempo e bem fraquinho no 2º. Achei a queda até certo ponto natural devido ao calor e à intensidade da 1ª metade da partida.

O Vasco mostrou força e, para mim, é o favorito para a conquista da Taça Guanabara já que manteve a base do ano passado, é entrosado e muito experiente.

O problema é que é um jogo só e aí, tudo pode acontecer. Mas repito, na minha opinião, Vasco será o Campeão da Taça Guanabara 2012.

Rodada com problemas de arbitragem no Paulistão

E para variar, a arbitragem ajudou os "grandes" São Paulo e Corinthians na rodada desta noite pelo Paulistão.

O pênalti marcado em cima do Jadson, no jogo em Bragança Paulista, foi ridículo. Como marcar um pênalti daquela maneira sendo que havia um auxiliar a 1 metro de distância do lance e vê-se claramente que o goleiro não comete a infração.
Este é o típico lance para ajudar o grande que estava levando uma biaba de 2 x 0 do Bragantino. Aí eu pergunto: Para que?

Será que a federação está com medo de um dos grandes não se classificar? Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians vão figurar entre os 8. Então, poxa, não dá para ser mais neutro não? É pedir muito?

E o impedimento, de pelo menos uns 5 metros, do Wiliam no 2º gol corintiano?? Outro lance extremamente fácil que a arbitragem insistiu em não ver.
Para que?

E o pior é que o Corinthians é reincidente! Ou alguém já se esqueceu do gol MAL anulado do Linense quando a partida ainda estava 0 x 0.
Se for para ficar ajudando os grandes, por que fazer um campeonato com 19 rodadas?

Vamos ficar vendo um monte de jogos inúteis que não vão acrescentar nada para ninguém? Nem para os pequenos aparecerem?

Cada dia que passa fico mais contrário à disputa dos estaduais... Do jeito que são formulados, tem-se muito tempo no calendário ocupado por partidas que nada valem e só servem para machucar os jogadores. Pena.

Santos vence com facilidade a 4ª seguida no Paulistão

O Santos venceu mais uma. Desta vez o Comercial de Ribeirão Preto.

A diferença técnica entre as equipes é gigantesca, então, o que valeu mesmo foi ver como o Santos se comportou em campo.

Quando uma equipe infinitamente superior à outra entra em campo, o mínimo que se espera dela é que ela assuma o controle do jogo, marque forte, não deixe o adversário jogar e, principalmente, que não corra riscos.

Hoje, a atuação do Santos foi exatamente desta maneira. Tudo bem que o Comercial chutou uma bola na trave no 1º tempo, mas foi um lance totalmente fortuito e casual. Não dá para falar que foi falha desse ou daquele jogador. Foi um chute de fora da área que foi na trave. Fora esse lance, o Comercial não fez nada a não ser se defender.

Essa postura santista é que anima seu torcedor já que o time terá uma sequência interessante de jogos pelo Paulistão (Ponte Preta, Guarani e Corinthians) e um compromisso fundamental na Libertadores, em casa, contra o Inter/RS. Ou seja, já estava na hora da equipe mostrar um futebol mais convincente para sua torcida.

Só critico a atuação do Henrique no meio de campo. Achei-o muito estático. Ele poderia se movimentar mais e dar mais opções em campo para o time. Na verdade, não vi necessidade nenhuma dele atuar tal qual um 3º zagueiro já que o Santos foi muito pouco exigido.

De resto, o time foi muito bem. Ganso se movimentou mais, deu passes importantes e fez jogadas criativas como dele se espera. Seu futebol voltou a um bom nível. Vamos ver se consegue mantê-lo até o final da temporada.

Com a vitória, o Santos pulou para a 4ª colocação do Paulistão (o São Paulo ainda enfrenta o Bragantino em Bragança, hoje) e acho que não devemos ter surpresas nas 8 primeiras colocações. Um campeonato previsível que não necessita de 19 rodadas para definir os classificados........ Mas não vou bater na mesma tecla de novo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Napoli vira e vence o Chelsea na Champions. Será o fim da participação inglesa na competição?

O Napoli virou para cima do Chelsea e venceu o jogo por 3 x 1, em Nápoles.

O jogo foi tecnicamente fraco, mas gostoso de se ver.

O Chelsea foi dominado praticamente por toda a partida, fazendo seu gol em um lance casual (falha bizarra do zagueiro Canavarro) e se livrou de levar uma goleada já que o Napoli perdeu 2 gols feitos quando a partida já estava 3 x 1.

De toda forma, acho as 2 equipes bem fracas em comparação às demais que estão na competição. O Chelsea não se encontrou no ano, o elenco vive machucado, o seu treinador André Vilas Boas não consegue dar um padrão de jogo ao time e a sua defesa é uma peneira.

Já o Napoli, para mim, é um bando de grosso que conta com Cavanni e Lavezzi. Só. A defesa é muito ruim e o meio de campo não existe na criação. Portanto, é muito comum vermos ligação direta defesa-ataque nos jogos do Napoli.

O único meia que tem um pouco mais de noção de jogo é o Hamsik, mas mesmo assim é um jogador pouca coisa acima da média.

Assim sendo, acho que quem passar desta fase deve ser eliminado na próxima. Não vejo nenhuma das 2 equipes com chances de título.

Não posso deixar de comentar a atuação dos brasileiros Ramires e Davi Luiz pelo Chelsea. Os 2 foram bem discretos. O Ramires corre muito, é voluntarioso e sabe marcar, mas é bem limitado na criação e ele mesmo não se define se é um volante ou um meia. Esta confusão, às vezes, o atrapalha em campo, hoje, por exemplo, foi mais voluntarioso que lúcido em campo. Mas é bom jogador sim.

Já o Davi Luiz é um zagueiro acima da média, mas acho que às vezes, ele não se contenta em ser zagueiro por sair demais da área e querer participar das jogadas no meio. Sei lá, ele é até bastante técnico para um zagueiro, mas não tem mobilidade suficiente para ser meia. Então, acho melhor ele treinar mais virilidade nas divididas porque um dos gols do Napoli saiu justamente por ele não querer dar um chutão na bola. Chegou mole, querendo dar toquinho e perdeu a dividida para o Cavani.

Enfim, o Napoli, que já está fazendo hora extra na competição, venceu bem, se impôs em casa e joga a partida de volta podendo perder por 1 gol de diferença para se classificar. 
Será que não teremos ingleses no restante da competição? O melhor e mais disputado campeonato europeu vai ficando sem representantes no campeonato mais importante do continente..... Novos tempos a vista?

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Eu não disse? Caio Júnior já foi demitido do Grêmio....

Quando o Grêmio anunciou Caio Júnior como treinador, eu disse aqui mesmo neste blog que ele não servia para ser treinador do tricolor gaúcho.

Sua filosofia de trabalho não condiz com a do Grêmio. São propostas distintas.

Acho uma burrice contratar alguém que sabe-se que não tem o perfil que você deseja, ou será que ninguém no clube fez esta análise tal qual eu fiz?

O Caio gosta de colocar seus times para frente com velocidade e muita mobilidade no meio de campo abdicando até, em certos momentos, da marcação mais forte.

Aí é que está o problema. Alguém já viu algum jogo do Grêmio que não tivesse forte marcação e/ou pressão no adversário? Confesso que eu NUNCA vi.

Esta característica do clube, como eu disse acima, é histórica. Não tem como mudar muita coisa. Você pode adaptar uma ou outra função tática, mas o grosso do esquema tem que ser baseado nestas características.

Querem ver outra contratação errada do Grêmio?

Estão cogitando o Luxemburgo. Claro que ele é melhor que o Caio Júnior, correção, tem mais história e mais títulos que o Caio, mas NÃO tem o perfil do Grêmio.

Qual clube que o Luxeburgo já treinou que teve forte marcação, qual time foi aguerrido, raçudo, brigador em campo?

Seu jeito de jogar é bem mais leve com toques rápidos no meio de campo. Seu meio de campo, inclusive, sempre foi mais caracterizado por jogadores que sabiam jogar em vez de marcar.

Na verdade, o que a diretoria do Grêmio tem que definir é o que ela quer para o clube. Defina o perfil desejado e aposte/invista no profissional. O que não dá para aceitar é essa troca constante de técnico sem tempo para fazer nada.

Outro dia mesmo foi o Vagner Mancini o demitido. E pior, foi demitido estando INVICTO no comando do clube sendo 4 vitórias e 2 empates. 

Vocês querem saber o motivo da demissão? NÃO tinha o perfil do time gremista. 
Poxa, se já demitiram um no passado por conta disso, errar de novo pelo mesmo motivo não é burrice?

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Santos vence Mirassol e se aproxima dos líderes do Paulistão

O Santos venceu bem o Mirassol e assumiu a 5ª posição da tabela do Paulistão 2012.

Não dá para avaliar se foi o time que melhorou sensivelmente ou se o adversário é que é frágil mesmo, mas como venho falando, temos que avaliar alguns pontos importantes, então vamos lá:

O sistema defensivo ficou mais bem postado, tanto que Aranha não pegou na bola no 1º tempo inteiro do jogo, o meio de campo chegou mais firme na marcação e se movimentou melhor, Ganso fez uma boa partida dando passes precisos e ajudando na marcação e os laterais (Juan, em especial) deram opção de jogadas na linha de fundo.

Por tudo isso, dá para dizer que a vitória foi merecida, mas repito, fazer isso contra o Mirassol é o mínimo que se espera de um time com as estrelas que tem e com a ambição de conquistas que tem pela frente. 

Não posso me esquecer de criticar as substituições do Muricy (mais uma vez!). 
Não que elas foram erradas, quem tinha que sair, saiu mesmo e quem tinha que entrar entrou, ou seja, as peças foram corretamente trocadas, mas o que questiono é o MOMENTO da troca.

Poxa, colocar Felipe Anderson e Dimba depois dos 40 minutos do 2º tempo quando o Borges estava MORTO em campo desde os 20 não é fácil. 

Será que o Muricy não consegue ver que o Borges é muito estático em campo e não tem habilidade suficiente para deslocar pelos lados do campo para tirar a marcação da área?
Antes de sair, ele já havia perdido um gol cara a cara e outro justamente por que não conseguiu correr mais rápido e chegou na bola dividindo com o zagueiro e com o goleiro.

Acho que o Muricy tem que entender que o time tem que ter 14 titulares e não 11. 11 saem jogando e os outros 3 entram no decorrer do jogo.

Hoje, pela facilidade encontrada, era a típica partida para colocar a molecada para jogar, correr e se entrosar com o time titular, só não entendo o medo do treinador para tirar alguns jogadores mais cedo de campo.

De toda forma, o Santos vai ganhando entrosamento e padrão de jogo (coisas que estavam faltando há tempos), assim sendo, acho que pode e deve crescer bastante de produção tanto na Libertadores quanto no Paulistão.

Só acho uma pena o Paulistão ainda ter tantos jogos para fazer para começar a fase que realmente interessa que é o mata-mata.
Enquanto isso, vamos aturando alguns jogos sem importância....

Flamengo vira para cima do Resende e se classifica para a fase final da Taça Guanabara

O Flamengo conseguiu virar o resultado contra o Resende e venceu por 3 x 1.

Apesar da vitória, o Flamengo não jogou bem.

Não gostei da atuação de ninguém, achei o time preso em campo, sem movimentação e sem "tesão". Os jogadores pareciam que estavam em campo por obrigação, pois queriam estar na passarela do carnaval, na folia.

Sabem o que é engraçado? É que trocaram o técnico por que o Luxemburgo não deu padrão de jogo ao time, coisa que eu concordo, mas e o que o Joel fez de novo até agora?

NADA!

E para mim, fez pior já que a equipe está mais bitolada defensivamente falando e mais amarrada em campo com os volantes mais fixos na defesa, os meias com pouca movimentação, Ronaldinho Gaúcho caindo pelos lados do campo e Deivid e Vagner Love disputando quem fica no centro da área. Nada de positivo até agora.

Ah, não podemos nos esquecer da dificuldade que o time tem nas bolas aéreas. Meu Deus, que facilidade que o Resende teve para cabecear a gol, hein? 

Na verdade, eu achei que o Resende foi melhor em campo até fazer o gol, depois, parece que não acreditou que estava ganhando o jogo e recuou em demasia chamando o Flamengo para o seu campo.

A pressão exercida pelo Flamengo foi o mínimo que se espera de um time que possui um elenco milionário contra um time de investimento muito menor em termos financeiros.

Agora é começa a emoção do campeonato (fase de mata-mata). O bom do campeonato carioca é que pelo menos a parte que interessa começa logo, já no paulistão ainda teremos que aguardar mais umas 10 rodadas...... Aff....

Palmeiras vence Guaratinguetá e retoma a liderança do Paulistão

Ontem, o Palmeiras venceu o Guaratinguetá por 3 x 2 e retomou a liderança do campeonato paulista 2012.

Apesar da vitória, não gostei da atuação palestrina. Achei que a equipe ficou devendo até porque o Guará terminou o jogo com 9 jogadores em campo.

Se formos olhar os gols do Palmeiras vamos ver que um foi de bola parada (só para variar) e outro em um chute de fora da área daqueles que não se faz toda hora.

Então, mesmo com a vantagem numérica (o Guará teve um jogador expulso ainda no 1º tempo), o Palmeiras não comseguiu fazer muita coisa ofensiva. Esta limitação do time é que incomoda.

Tudo bem que a equipe melhorou em relação ao ano passado, Maikon Leite dá mais opção no ataque por sua velocidade e movimentação, mas a equipe AINDA é extremamente dependente do Marcos Assunção. Até quando?

Esta forma de jogar não é de time campeão. É de time que deve se classificar para as fases finais e que pode ser surpreendido no mata-mata porque tem enorme dificuldade para fazer gols. Não adianta só se defender bem, tem que saber ganhar o jogos. Já imaginaram o Palmeiras jogando contra uma Ponte Preta ou uma Portuguesa (que são times de qualidade pelo menos razoável) e tomando um gol logo no início? Que parto vai ser para reverter, não acham?

Eu ainda acho que a disparidade técnica dos "grandes" para os pequenos está cada vez maior, assim sendo, não dá para se avaliar se uma equipe está realmente jogando bem. O máximo que dá é avaliar a postura em campo, suas qualidades de passe, posicionamento, marcação e finalização. Nestes quesitos (foram meros exemplos), o Palmeiras ainda apresenta várias falhas.

De toda forma, o time é líder do campeonato e vem mostrando mais união e conjunto. Vamos ver se o Felipão consegue manter o ritmo até o final, mas repito, não acho a equipe favorita ao título ainda.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ronaldo vai mostrando suas 2 caras!!!

A declaração do Ronaldo Fenômeno de que a Copa de 2014 só veio para o Brasil por causa do Ricardo Teixeira e que, por isso mesmo, ele não merece sair doc argo que ocupa (Presidente da CBF) é no mínimo INFELIZ!

O que dizer de uma pessoa que até bem pouco tempo atrás disse para todo mundo ouvir que não fazia questão de se relacionar com o Ricardo Teixeira e que não concordava em nada com ele e, agora, se torna seu grande "parceiro"?

O que dizer de uma pessoa que SEMPRE se disse torcedor do Flamengo e, de repente, virou um LOUCO corintiano ferrenho passando para trás seu time do coração na transação?

E nos negócios? Todos muito transparentes, não é mesmo? Ou alguém já se esqueceu da confusão do Ganso com o Santos e ele convidando o jogador para jantar com o Andrés Sanchez? Quanta transparência e profissionalismo.......

Para ser bem claro, acho o Ronaldo um grande OPORTUNISTA! É claro que ele quis fazer política com o Ricardo Teixeira, mas ignorar todas as denúncias e falcatruas que estão sendo dirigidas ao presidente da CBF é dose!

Não estou dizendo que ele é culpado até porque todo mundo é incocente até que se prove o contrário, mas defender cegamente uma pessoa que está envolvida em escândalos no mundo todo não é para uma pessoa normal não.

Será que ele não leu a matéria do blog do juca, http://blogdojuca.uol.com.br/2012/02/sandro-rossel-depositou-na-conta-da-filha-de-ricardo-teixeira/ , afirmando que sua filha (do Ricardo Teixeira) recebeu R$3.800.000,00 provenientes do presidente do Barcelona (Sandro Rossell) e ex-presidente da Nike?
Só falta o Ronaldo vir a público defendê-lo falando que a filha do presidente trabalha para a Nike!!!??? (Ou será melhor dizer Barcelona??).
 
Coincidentemente, este mesmo ex-presidente da Nike é sócio (ou será melhor dizer parceiro?) do Ricardo Teixeira em vários outros negócios, dentre eles em uma empresa que organizou o amistoso Brasil x Portugal acusado de ter sido SUPERFATURADO!

Não vou nem comentar sobre os problemas com travestis, sua vida extra-campo, suas confusões.

Enfim, Ronaldo mostra que não tem um mínimo de vergonha na cara e que fala o que precisa para agradar a quem lhe interessa ou a todos a sua volta na maior cara de pau.

E o pior é que ainda tem torcedor que tem orgulho de falar que ele vestiu a camisa do seu time... Vai entender!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os outros times estão melhores que os nossos

No post anterior coloquei um alerta para os nossos times (brasileiros) na Libertadores.
Neste, explicarei o porquê deste alerta.

Acho que o futebol praticado aqui, atualmente, está bem defasado em relação ao resto do mundo. Sério, nossos times correm menos, tem pior distribuição tática em campo e vivem de sucessos de um ou outro jogado.

No Brasil, praticamente nenhum clube pratica um futebol coletivo onde todos ocupam os espaços do campo, se movimentam e ajudam na marcação.

Hoje, é mais fácil apostar nas estrelas Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Liédson, Juninho Pernambucano, Fred, Leandro Damião....

Nossos times são mais um bando em campo rezando para que algum "craque" resolva a parada em vez de tentar algo mais consistente, algo mais bem definido.

Para reforçar isso que falo, cito a postura do Flamengo ontem contra o Lanus (Argentina). Tudo bem que o jogo era fora de casa e que o time vinha jogando até que bem na sua preparação, mas entrar com 4 volantes e ficar totalmente na defensiva foi de doer. O gol, no último minuto do 1º tempo, foi um acaso. O Flamengo criou pouquíssimas chances de gol e, no final, tomou um sufoco danado.

Lógico que isso, por ser um jogo fora de casa, é até normal, mas para um time que tem a folha salarial que tem o Flamengo, que tem os jogadores que tem e, acredito eu, que tem a ambição de ser campeão da Libertadores não pode assumir uma postura de time pequeno dessas. E não foi o Lanus que acuou o time carioca, foi o Flamengo que entrou em campo desde o início recuado em seu próprio campo!

Querem mais um?

O Vasco não pode entrar em campo, em casa, e ser dominado logo em sua partida de estreia. Tudo bem que o time do Nacional é bom, vem fazendo boas campanhas na Libertadores nos últimos anos, mas não reagir, não mostrar variedade tática, não tentar reverter foi complicado. Não gostei de sua atuação e nem tampouco da do seu treinador (interino Cristovão). Eu confesso que esperava mais do time.

Nem vou citar de Santos e Corinthians. Tudo que coloquei aqui e no twitter (@bloghelio) já está de bom tamanho. A única coisa que não concordo é com alguns comentaristas fazendo média e dizendo que o empate foi bom para o Corinthians.
Se foi bom para o Corinthians, por que não foi para o Santos no ano passado? Fizeram um inferno no clube que ajudou e muito na queda do Adilson Batista e e para o Corinthians foi bom? 
Ou querem dizer que o time do Corinthians (que é o campeão brasileiro) é pequeno e limitado e por isso foi bom empatar fora contra o Tachira na Venezuela OU estão fazendo média. Pena.

Infelizmente, enquanto tivermos alguns poucos comentaristas (os da ESPN, por exemplo) que falam a verdade e criticam quando tem que criticar, o futebol brasileiro vai se definhando e diminuindo sua importância e seu tamanho.

Mas continuem ligados naquele "canal" e ouçam que o Brasil é o país do Futebol que é o país do MELHOR futebol do mundo...... É isso aí, vamos longe com essa mentalidade, viu?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alerta Geral para o Futebol Brasileiro na LIbertadores

Depois de assistir aos jogos da Libertadores de TODOS os brasileiros, é bom todo mundo ficar alerta porque o futebol brasileiro está muito aquém do que pode render.

Não dá para aceitar que o Vasco perca em casa da forma que perdeu. Tudo bem que foi para o nacional do Uruguai, um time tradicional, mas não jogou bem e o Nacional administrou o jogo o tempo todo.

Não dá para aceitar o Santos perder do ridículo time do Strongest da Bolívia. Tudo bem que perdeu um caminhão de gols, mas perder caminhão de gols não dá vitória. O que dá vitória é FAZER gols.

Não dá para aceitar o Corinthians empatar com o Deportivo Táchira na Venezuela. Como é engraçada a imprensa brasileira, não acham? Ano passado o Santos empatou lá com este mesmo time e o resultado foi catastrófico e ajudou a derrubar o Adilson Batista. 
Todo mundo só falava que foi uma péssima estreia e, agora, o Corinthians empata e todos os jornalistas no twitter ficam elogiando o empate e falando que foi um bom resultado???!!!! 
Que é isso agora? Puxasaquismo para alavancar audiência?
O empate foi ruim sim e o Corinthians teve uma ENORME ajuda da arbitragem já que o Tachira teve um gol mal anulado e a falta que resultou no gol de empate do Corinthians não foi nem aqui no Brasil. Não foi nada!!!

O Flamengo teve um bom empate frente ao Lanus, na Argentina, mas jogou um futebol bem medíocre com 4 volantes e um medo de atacar que deu dó. Postura de time pequeno mesmo. Não gostei nem um pouco da estreia rubronegra.

O Fluminense venceu, mas sofreu barbaridade, em casa, contra o fortíssimo Arsenal Sarandi. Foi melhor que todo mundo acima por ter feito 3 pontos, mas um futebolzinho......

E o Inter/RS que venceu bem o Juan Urich do Peru foi o único brasileiro que salvou o nosso pobre futebol.

Se no ano passado muita gente se assustou com as eliminações simultâneas nas 8as. de final, é bom preparar bem o coração porque pelo visto, vamos ter algumas surpresas já na fase de classificação...... É a triste realidade do pobre futebol brasileiro.

Quero ver o Galvão falando que o Brasil é o melhor futebol do mundo!!! Lamentável.....

A bola pune!

Como já dizia o ditado: A bola pune! Ou melhor: Quem não faz, toma!

Foi isso que aconteceu na estreia do Santos na Libertadores. 

Tudo bem que a derrota foi lá na altitude boliviana, mas a altitude NÃO pode ser usada como desculpa.

O time boliviano deixou o Santos tocar a bola e chegar ao ataque durante o jogo inteiro! Não houve nenhuma marcação individual, não houve violência e nem catimba. E para facilitar ainda mais o trabalho do time santista, os bolivianos atacavam com vários jogadores e deixavam a defesa toda exposta aos contra-ataques santistas.

Poxa, se estava tão fácil por que o Santos não venceu o jogo?

É uma boa pergunta, mas quantos gols cara a cara foram perdidos? Quantos ataques tiveram 3 ou 4 santistas contra 1 ou 2 defensores bolivianos?

Sabem o que faltou ao Santos? COMPETÊNCIA! 

No final do 1º tempo eu já havia me manifestado no twitter (@bloghelio) que não havia gostado do time santista. O time já entrou em campo mal escalado e mal posicionado.

Se você vai jogar na altitude, tem utilizar jogadores que têm fôlego e que correm com velocidade. Pois é, o Borges já é lento normalmente, imagine voltando de contusão e sem ritmo de jogo? Por que não entrou com o Alan Kardec que vem fazendo bons jogos?

O Pará NUNCA foi marcador e ainda por cima é baixo, ou seja, não tira uma bola aérea.

E no meio, dava muito bem para ter entrado no 2º tempo com o Felipe Anderson.

Desta forma, Muricy (ou será Burricy) fez de tudo para que o time perdesse. Parabéns, conseguiu!

Eu já venho criticando o treinador há um certo tempo, então, tenho propriedade para falar que ele NÃO ENXERGA o jogo. 
Acho-o também que é muito bitolado, digo, ele só troca o Elano pelo Ibson e vice-versa ou o Borges pelo Alan Kardec e vice-versa.

Poxa, não sabe mudar o jeito do time jogar não? Será que ele é incapaz de treinar o time sem um lateral e com 1 a mais no meio de campo para tentar abafar/acuar o adversário em seu próprio campo dependendo da situação do jogo, por exemplo?

Sabe, eu fico aqui pensando se é ele mesmo quem dá os treinamentos. Sério, não dá para acreditar que foi ele quem comandou o time do São Paulo no tricampeonato Brasileiro. Será que não foi o Milton Cruz não que teve o mérito de orientar o time junto com o Rogério Ceni?

E o pior é que se tirar o Muricy quem vai assumir seu lugar? Só vejo o Marcelo Bielsa como um cara competente para dirigir esse time no momento.
Bom, para os santistas o consolo é que no ano passado a equipe também começou mal a Libertadores, mas o perigo está no jogo em casa contra o Inter/RS. Já pensaram se dá um empate ou se perde esse jogo? 
Aí, como o time vai fazer para recuperar os pontos? Ganhando do Juan Aurich na altitude peruana?

Acho que o mais importante, nesse momento, é o CLUBE TODO entender que não dá para ficar poupando tanta gente a todo momento. A equipe fica muito sem ritmo de jogo. Você tem que poupar só um ou outro e quando for necessário. Hoje, a falta de ritmo de jogo foi visível em alguns jogadores......

Será que teremos um replay da campanha do Inter/RS em 2010 que foi campeão no ano anterior e foi eliminado na 1ª fase no ano seguinte?
Cuidado Santos.......

Milan despacha Arsenal e está praticamente classificado às Quartas da Champions

O Milan foi superior desde o início do jogo e goleou o Arsenal no jogo de ida, em Milão, da Champions por 4 x 0.

Agora, o time italiano pode até perder por 3 gols de diferença que estará classificado às quartas de final da competição.

Não acredito na virada do Arsenal. O time anda em campo, parece desinteressado e desmotivado. Não sei, parece que o elenco não se entende com o treinador (Arsene Wenger).

Isso tudo sem contar que o elenco é bem limitado. Claro que tem uma ou outra estrela, mas no geral, contratou mal para repor peças que saíram. Querem um exemplo?
André Santos para a lateral esquerda (ele nem jogou hoje).

Robinho fez uma ótima partida, talvez a melhor na Europa, driblou, chutou, tabelou, se deslocou por todo o campo e fez 2 gols. Ele parecia imarcável e deitou e rolou em cima da zaga inglesa.

Não gostei do Song nem do Rosicky no Arsenal. Muito previsíveis e sem inspiração. Se 2 jogadores do meio de campo vão mal, como o time fará apra criar algo?
Arsene Wenger tem que rever um pouco seus conceitos. Há um certo tempo que o Arsenal vai perdendo espaço no futebol inglês para Manchester United, Manchester City e Tottenham. Acho que as suas sugestões de contratações não foram boas no período.

Repito, não acredito na virada do Arsenal no confronto e o Milan, se der sorte no sorteio da próxima fase, pode sonhar alto mesmo estando um patamar abaixo de Real Madri e Barcelona.

Não concordo com o UOL. Que experiência é essa que o Corinthians tem em Libertadores?

Vi, ontem, uma matéria no UOL Esportes falando que o Corinthians apostava na experiência para ir bem na Libertadores 2012.

Eu só gostaria de saber que experiência é essa?

Quantas finais o clube disputou até agora no torneio?

Qual jogador do elenco já ganhou a competição? Quantos já chegaram na final?

Quantas finais o Tite (seu treinador) já disputou em campeonatos mata-mata? E em quantos ele saiu campeão?

Quantas vezes o clube foi eliminado EM CASA? Só para o River Plate foram 2. Isso é sinal de experiência?


Vejam, não tenho nada contra o clube, só não concordo com esta matéria já que o Corinthians não tem tradição e nem experiência significativas na competição.

Acho que o clube tem mais chances que os cariocas (já postei aqui que não vejo tantas chances em Vasco, Fluminense e Flamengo na competição), por exemplo, mas se conseguir chegar ao seu objetivo, o título, será de uma forma bem mais sofrida que os demais brasileiros por conta da pressão de todo mundo por esse título inédito e pelas frequentes eliminações em casa e/ou para times mais fracos tecnicamente......

Por que Ronaldinho Gaúcho, Mano?

Não entendi por que o Mano Menezes convocou o Ronaldinho Gaúcho. Sério.

O jogador não vem jogando bem há bastante tempo, não acrescentou nada em criatividade ao time do Flamengo, vive em baladas e em festas....... Então, o que justifica sua convocação?

Na minha opinião, pode ser uma jogada para tentar dar maior visibilidade ao jogador para ver se algum clube estrangeiro com dinheiro, tipo Paris Saint Germain ou algum time do Qatar, caia no conto do vigário e tente sua contratação.

Na verdade, essa convocação deve ter sido um pedido do Flamengo para tentar se livrar rapidamente do enrosco.

Aí vai mais uma crítica para o treinador da seleção brasileira: Qual o critério adotado para se convocar os jogadores, é técnico ou político?
Seleção Brasileira não é só para os melhores? O Ronaldinho Gaúcho é o melhor no momento?

E a convocação do Alex Sandro? Tudo bem que eu o acho um ótimo lateral esquerdo, mas ele é banco no Porto e não tem jogado com tanta frequência. Assim sendo, para que convocar 5 laterais para 1 amistoso apenas? Alguém pode me explicar?
Não é para valorizar o jogador para o Porto? Não tem sentido nenhum essa convocação e dessa forma......

Cada dia que passa eu DESACREDITO mais no trabalho do Mano Menezes e vejo que o Dunga fez um trabalho espetacular! Que fase da Seleção, hein???!!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Barcelona segue firme ruma às quartas da Champions

O Barcelona venceu bem o Bayern Leverkusen, na Alemanha, por 3 x 1 e joga a partida de volta da Champions, em casa, podendo perder por 2 x 0 para se classificar às quartas de final da competição.

O 1º tempo foi muito truncado com o Bayern jogando bem mais defensivamente e saindo pouco ao ataque. Mesmo assim, o Barcelona se impôs e controlou as ações do jogo.

No final da 1ª etapa, um gol bem ao estilo do time catalão. Lançamento de Messi em profundidade na ponta direita para Sanchez fazer 1 x 0 na saída do goleiro.

No 2º tempo, com o Bayern bem mais ofensivo, o jogo foi muito gostoso de se ver e, mesmo sendo atacado, o Barcelona mostrou que ainda é o melhor time do Mundo. Continuou no controle do jogo, atacou com eficiência e fez o resultado que lhe é bem favorável.

Não adianta ficarmos falando repetidas vezes que a posse de bola do time espanhol foi de 70% ou qualquer coisa parecida. O importante é analisarmos para descobrir por que eles sempre têm essa posse de bola absurda. Alguém sabe?

Pois é, se assistirmos aos seus jogos veremos um princípio básico de 2 outros esportes que serve muito bem para explicar a força do Barcelona.

1) O time marca como se fosse time de basquete. Ou seja, quando perde a posse de bola, marca pressão, sufoca o adversário, faz com que ele sinta-se ameaçado e atue sobre pressão nos seus movimentos, então, a chance de erro em um passe é enorme. 
Assim sendo, o Barcelona, tal qual um time de basquete, força o adversário ao erro!

2) O time espanhol passa a bola como time de FUTSAL. Isso mesmo, eles tocam a bola em espaços CURTOS do campo e se deslocam para receber a bola de volta na frente. Jogam fácil, curto e rápido. Desta maneira, fica difícil para o adversário roubar a bola sem fazer falta e, mesmo quando a perdem, fica fácil de marcar o adversário de volta, pois seus jogadores estão perto dos adversários.

Então, como parar esse time? Na minha opinião, os adversários têm que agredir de volta o Barcelona. 
Não adianta nada ficar acuado dentro do seu campo esperando o Barcelona vir já que você não terá força para atacá-lo, surpreendê-lo.

Teve momentos no jogo que foi impressionante. O Barcelona perdia a bola no campo de ataque e quando o time alemão tentava tocar a bola para preparar a jogada, chegavam 3 ou 4 jogadores espanhóis para roubar a bola. Sério, esse é o segredo de tanta posse de bola do time. Viram como time que marca pode sim ser ofensivo?
Ah, detalhe, Messi, Fábregas e Sanches davam carrinho e chegavam firme na marcação. Por que as estrelas brasileiras não podem fazer o mesmo por aqui?

Sabe o que é mais engraçado? É assistirmos os campeonatos regionais e vermos nossos times tocando bola de lado, fazendo ligações diretas defesa-ataque, lançamentos longos sem sentido e acharmos que ainda somos o país do futebol........ É complicado, não acham?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Gostei da escalação do Santos com 3 zagueiros

Hoje, o 3-5-2 foi bem executado pelo Muricy Ramalho no Santos.

Na verdade, ele utilizou 2 laterais mais avançados, atuando como alas, que correm, movimentam-se muito e têm habilidade.

Assim, a equipe se portou de maneira mais combativa no meio de campo mesmo atuando com apenas 1 volante de marcação, Anderson Carvalho, e um segundo volante com características mais ofensivas, Ibson.

Claro que vencer o Linense, em casa, não é tarefa das mais difíceis, mas o mais importante desses jogos contra equipes bem mais fracas tecnicamente é ver a disposição tática do time, a movimentação dos jogadores e a sua criatividade.

Não dá para dizer que o time fez um baita jogo já que, convenhamos, jogou contra um time extremamente bem limitado.

De toda forma, Felipe Anderson e Ibson têm mostrado serviço quando o time precisa assim como o lateral esquerdo Paulo Henrique que melhorou hoje, foi mais à linha de fundo e acertou alguns cruzamentos. 
Gostei também da movimentação, habilidade e opção de jogo do Dimba (do time júnior que entrou no 2º tempo).

Acho que a molecada vai conseguindo dar opções ao treinador. 

Só espero que o Muricy perca seu medo de apostar nos jovens valores e pare de ficar pedindo medalhões para o clube.

Eu não disse que a defesa do Fluminense é muito fraca?

E a virada do Vasco sobre o Fluminense?

Com essa defesa e com esse posicionamento o Fluminense não tem como ir muito longe não.

A zaga é pesada e fraca, seus laterais não marcam bem e o meio de campo não costuma chegar junto. 

Tudo bem que seus jogadores ofensivos são acima da média nacional, mas time que não sabe se defender com qualidade, para ser campeão, tem que fazer muitos gols por jogo e isso esse time tricolor não sabe fazer ainda.

Já disse aqui: Quero ver a proposta do Abel Braga para solucionar esse grave erro do sistema de jogo do time.... Com esse elenco, acho difícil ele conseguir melhorar muita coisa.

O Jadson mal chegou e já quer sentar na janelinha?

E não é que o Jádson pegou a bola e bateu o pênalti que poderia dar o empate no clássico paulista para fora?

Tem certas coisas que eu não entendo no futebol. Ele nunca foi o cobrador de pênaltis oficial dos clubes que jogou, claro que já fez gol de pênalti, mas nunca foi o titular das cobranças. Aí ele chega no clube, joga uma ou 2 partidas e na 1ª oportunidade pega a bola para bater o pênalti?

Sabem o que é pior? É que o William José vinha fazendo gol todo jogo e o Lucas estava em uma boa fase novamente...... Não poderia ter deixado um deles bater?

Isso só pode ser coisa do empresário dele que pôs na sua cabeça que ele precisava conquistar logo a torcida saopaulina. É isso que dá ouvir quem não entende de futebol.

E agora, como vai ser a pressão da torcida sobre ele e a da sua cabeça? E se ele jogar mal o próximo jogo, será que vai aguentar a pressão?

E o Leão vai mantendo sua constância. Começa bem em todos os clubes que dirige, aí perde uma aqui, um clássico ali e jajá vai começar a arrumar confusão no elenco para sair do clube.....

Será que o São Paulo contratou a solução certa para seu meio de campo?

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O problema do Santos está no meio de campo!!!

Tenho acompanhado mais de perto os jogos Santos neste início de temporada e continuo vendo os mesmos problemas do ano passado.

O curioso é que TODO MUNDO vive criticando a defesa santista falando que Durval é ruim e Edu Dracena é lento e faz muitas faltas desnecessárias. Concordo com essas críticas, mas o problema do time não está aí especificamente.

Podem colocar Baresi e Maldini (em forma e no auge da carreira) que eles terão as mesmas dificuldades que os atuais titulares da zaga estão tendo (claro que com muito menos erros infantis). E por que eu afirmo isso?

Por que o problema do time está no meio de campo e NÃO especificamente na zaga!

Se vocês repararem atentamente os jogos, vão notar que Henrique é muito parado em campo. Ele não se movimenta muito, não tem agilidade e erra muitos passes na saída de bola.

Já o Arouca tem corrido sem se esforçar. Digo, ele corre, ocupa os espaços, mas ENGANA! Ele não tem dado combate, não tem chegado forte em nenhuma dividida. E por que? Pode  ser que esteja se poupando para evitar alguma contusão OU pior, talvez ele tenha algum problema crônico muscular e quer evitar o pior logo no início da temporada. 

Se os 2 volantes já atuam assim, que dizer de Ganso e Elano?

Ganso até CERCA o adversário, mas somente até a intermediária santista! Mas também não dá combate, não divide, não chega junto, não tenta roubar a bola!

E o Elano? Aí complica tudo. Eu acho que o Muricy tem o escalado erradamente. Se voltarmos no tempo, veremos que ele se destacou nos times que jogou atuando mais próximo dos atacantes. Ele PODE até ocupar uma função de 3º volante, mas ele tem muito mais facilidade e habilidade quando atua mais próximo da área adversária já que costuma fazer gols, sabe chutar e tem ótimo passe. Então, por que não colocá-lo para jogar mais avançado?

Agora eu pergunto: Que time não encontra facilidade para chegar na área santista? Se ninguém dá combate no meio, como os zagueiros vão fazer para pegar todos os jogadores adversários ao mesmo tempo?

E lembrem-se que o time ainda estava atuando com Pará (que não marca nada nem ninguém) e Léo (que já não aguenta mais jogar em alto nivel por 90 minutos).

O Muricy, como treinador do time, tem que achar uma solução. Do jeito que está não pode ficar. Golear Botafogo/SP é fácil, quero ver golear e jogar em alto nível algum time de ponta demonstrando tanta fragilidade na marcação.

Não acredito que Alex Silva vá ajudar em algo. Na verdade, nunca gostei do jogador. Só acho-o um zagueiro normal. Nada de especial.

Acho que está na hora de planejar as contratações e os treinamentos nos setores mais carentes e mais deficientes porque ficar dependendo do Neymar todo jogo é complicado já que uma hora o adversário acerta o jeito de marcá-lo e aí, quem vai decidir pelo time?