quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Esperava mais do Grêmio ontem

Confesso que fiquei decepcionado com o futebol apresentado pelo Grêmio ontem.

A equipe se classificou, mas não apresentou aquele bom futebol do 1º jogo, no Equador.

O time gaúcho parecia nervoso e que estava sentindo a pressão por uma possível eliminação precoce. 
Eu achei que o Grêmio levou azar no sorteio do seu adversário já que a LDU era disparadamente o pior adversário que alguém poderia querer nesta fase de Pré-Libertadores. A equipe poderia ter enfrentado algum time peruano, boliviano, venezuelano, mas foi pegar logo uma equipe de tradição na competição?

De toda forma, mesmo jogando de forma bastante ofensiva, faltou poder de finalização no jogo. O Grêmio chegava no ataque e não criava perigo de gol.
O gol foi um achado. O Elano chuta bem a gol, mas vai ser difícil acertar outro petardo daquele nos próximos jogos.

Quem assistiu ao 1º jogo está entendendo o que estou falando. Naquela partida, o Grêmio acertou a trave, criou ótimas oportunidades, perdeu gol e deu muito trabalho à LDU. Saiu derrotado por uma destas facetas do futebol já que foi melhor em campo praticamente em todo o jogo.

Agora, ontem, foi diferente. Não vi o Grêmio tão superior mesmo atacando a todo momento e isso pode ser um reflexo de que a equipe está DESBALANCEADA.


Deixe-me ser mais claro. A equipe contratou vários atacantes de renome, mas perdeu peças no meio de campo e defesa e não a repôs com a mesma qualidade (ou com o mesmo nível), ou seja, a equipe tem um poderio ofensivo de renome e um sistema de marcação frouxo e fraco.


Sua linha de zaga é insegura. Não gosto da saída de bola dos zagueiros nem muito menos de sua marcação e cobertura e, seus laterais são péssimos na marcação dando espaço para os atacantes caírem nas suas costas. 

Alguns falam que o elenco é bom e que o Grêmio contratou bem nesta temporada. 
Eu discordo. Para mim, a equipe poderia ter deixado de contratar William José, por exemplo, e com este dinheiro ter trazido um zagueiro bom de bola aérea e mais seguro e experiente.

Assim, com Zé Roberto e Elano no meio de campo para passar experiência e tranquilidade à equipe, o time ficaria mais forte em todos os setores.

Pode ser que Luxa consiga dar um padrão de jogo a este time e vença a competição, mas pelo que vi até agora, não creio que seja tão forte assim nas fases finais. 

Ainda é cedo e dá tempo de se estruturar melhor. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário