segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jorginho é um bom nome para a seleção sub-20

Ontem, foi ventilada uma notícia falando que Jorginho (técnico do Bahia) teria se reunido com a direção da CBF e estaria no aguardo de ser chamado para ser o treinador da seleção brasileira sub-20 de futebol.

Ele é um nome que me agrada muito. Gostei do seu trabalho no Palmeiras, na Portuguesa (na Série B do Brasileiro) e, agora, no Bahia.

Jorginho tem bom trato com os jogadores e o conhecimento técnico do jogo. 
Vale ressaltar que ele, quando era jogador, costumava ser o treinador dentro de campo das suas equipes orientando e posicionando os jogadores a todo momento, ou seja, ele sabe o que tem que fazer e quando tem que fazer as coisas certas.

Na minha opinião, treinador de categoria de base tem que saber TRABALHAR o jogador. Quer dizer, saber orientá-lo no que deve fazer em campo, qual a sua função no esquema tático e como deve jogar COM o grupo.

Nessa fase da carreira do jogador é fundamental aparar as arestas, corrigir certos defeitos e manias, certos individualismos.
Para isso, o técnico não pode querer aparecer mais que as estrelas do time. Ele tem que ser discreto, humilde mesmo, mas com liderança, com histórico importante como jogador.
Essas características o Jorginho tem de sobra e mais, a princípio, ele não é ligado a nenhum empresário "parceiro" ou "amigo", ou seja, tudo tende a crer que ele convocará os melhores e colocará em campo aqueles que julga serem os mais aptos às funções.

Assim sendo, começaria uma era com menos negociatas na seleção e mais futebol, coisa que anda faltando há bastante tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário