segunda-feira, 4 de março de 2013

É o Neymar que não está jogando nada ou é o esquema tático que não ajuda?

É impressionante ver como é fácil terceirizar a culpa pelo mal futebol do Santos.

Crucificar o Neymar é fácil. Desde que ele assumiu o namoro com a atriz global tudo gira em torno dele. 

A equipe não rende porque ele só pensa em namorar, a equipe caiu de produção porque ele não está concentrado no jogo e por aí vai.
É muita desculpa e muita fofoca para pouco conhecimento técnico e tático.

Os comentaristas das TV´s abertas deveriam estudar mais sobre futebol ao invés de ficar falando besteiras toda hora.

A culpa pelo mal rendimento do Neymar e do ataque santista está no esquema tático (pessimamente elaborado e definido) e na péssima escalação da equipe.

Como Muricy Ramalho não tem o domínio e o controle do grupo, ele usa Edu Dracena, Léo e Marcos Assunção para orientarem e cuidarem dos mais jovens do elenco. Desta forma, ele fica na mão dos veteranos e se obriga a escalá-los todo santo jogo.

Como eles são veteranos, lentos e pesados, não aguentam jogar partidas contra times mais rápidos e que usam a marcação pressão e a velocidade como ponto forte.

Assim sendo, Muricy se vê obrigado a colocar todos os demais jogadores presos na defesa para cobrirem os espaços deixados por Léo, Durval, Edu Dracena e Marcos Assunção.
O Santos, portanto, ataca somente com 3 jogadores! Quando jogam a bola para o Neymar, raramente, ele tem alguém ao seu lado para tabelar ou para puxar a marcação para longe dele. Ficam cerca de 3 ou 4 jogadores adversários em cima marcando-o. Então, como ele vai fazer acontecer no jogo se o time todo está na defesa cuidando para não tomar gol?

Não dá. É praticamente impossível. Uma hora ou outra ele vai conseguir fazer um lance genial, espetacular, mas não todo jogo. 

Isso é básico.

A raiva dele está aí! Ele está contra esse esquema de jogo tão covarde que o Santos vem adotando.

Vejam que não estou falando que os 4 jogadores citados não podem jogar. Podem sim, mas NUNCA juntos, ao mesmo tempo. 
Pode jogar Edu Dracena com Jubal na defesa e Léo na lateral um jogo. No outro, joga o Durval com o Gustavo Henrique e o Marcos Assunção no meio campo. E por aí vai.

Isso, chama-se trabalhar o elenco, dar entrosamento ao grupo fazendo com que todos se conheçam em campo e saibam jogar juntos.

O Muricy Ramalho não evoluiu. Não acompanhou a evolução dos conceitos táticos, técnicos e físicos. O Santos joga um futebol ultrapassado que não se via nem na década de 70!

O único que usava deste expediente era o Zagallo! Ele tinha esta mesma mania de colocar todo mundo na defesa e jogar por uma bola. 

Deu no que deu. Nunca ganhou títulos de expressão por times.
Foi bicampeão carioca pelo Botafogo e só! Alguém lembra de mais algum título dele? Se alguém falar do tricampeonato com a seleção brasileira está de brincadeira! Poxa, qualquer um ganhava com aquele time.

Então, antes de queimarmos o garoto, é bom refletirmos se as opções que lhe são dadas são favoráveis ou desfavoráveis ao espetáculo e ao futebol ofensivo.

Quem vê os jogos do Santos nota o quanto o time joga um futebol medroso e defensivo, nada condizente com o seu DNA!

E agora, você ainda acha que é o Neymar que está mal?

Eu não, para mim, é o treinador que não serve para o time e já passou a hora de trocá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário