quarta-feira, 20 de março de 2013

Ney Franco e Dorival Jr. têm problemas de Liderança

Ney Franco e Dorival Jr. são bons treinadores. Estão entre os melhores da safra que apareceu recentemente no futebol.
São relativamente jovens, seus times jogam de maneira ofensiva e suas equipes costumam mostrar bom entrosamento e padrão de jogo.

Claro que, tecnicamente, apresentam algumas falhas defensivas, mas que são perfeitamente corrigíveis se se dedicarem com afinco.

O problema que vejo em seus trabalhos é com relação à liderança. Não os vejo tendo todo o grupo sob seu controle.
Sempre tem um jogador ou outro que reclama algo deles.

Dorival teve problema com Neymar e Ganso no Santos. Teve problemas no Atlético/MG e, agora, no Flamengo. 
Sua demissão não foi só por questões financeiras. Alguns jogadores estavam minando seu trabalho junto ao grupo. Isso aconteceu por conta da sua FALTA de liderança.
O mesmo acontece, atualmente, com Ney Franco no São Paulo. Hora é Ganso que reclama da reserva, ora é Lúcio, ora é Tiago Carletto, e por aí vai.

Quando o treinador LIDERA um grupo e o tem sob seu comando, não é questionado. E quando o é se impõe, sua autoridade prevalece sobre os demais.

Vejam como Mourinho tem se imposto frente às estrelas do Real Madri. Casillas rompeu com ele, Sérgio Ramos também. Mas, ele soube se impor, pois tem liderança.
O grupo, no geral, aceita-o porque sabe que ele entende muito de tática, de posicionamento em campo e tem alto conhecimento de futebol.

Na minha opinião, tanto Dorival Jr. quanto Ney Franco precisam estudar para melhorar sua liderança de pessoas, pois ambos têm boas perspectivas de serem treinadores de renome e dos top´s de linha do futebol brasileiro.
Do jeito que estão indo, é bem capaz de ficarem conhecidos na história do nosso futebol como bons treinadores apenas, já que obtiveram sucesso somente em alguns trabalhos pontuais. Não ao longo de toda a carreira.

Liderar também é sinônimo de gestão. E hoje, treinador de futebol precisa ter de sobra já que a grande maioria dos jogadores são muito mimados pela imprensa e pelos clubes. Exemplos?
Alexandre Pato, Ganso, Neymar, Paulinho, Lúcio, Rogério Ceni, Valdívia, Vágner Love, Ronaldinho Gaúcho e por aí vai (se eu for citar todos, não acabo o post).

Não se imponha sobre eles para você ver se não cai. Dorival acabou de cair e o Ney Franco está quase lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário