segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cadê o tal charme do Estaduais?

Ano após ano, a discussão sobre o fim ou não dos campeonatos estaduais vem à tona.
A alegação para a permanência destes campeonatos falidos é sempre a mesma. Que há um charme no campeonato, que há várias disputadas em jogo, que há muita rivalidade e por aí vai.
Até concordo com estas afirmações, mas elas expressam a realidade? É isso mesmo que pensam os torcedores nas suas regiões?

Se é, por que a média de público, nos estádios, cai assustadoramente ano após ano?
Por que a audiência das TV´s, nas transmissões dos jogos, também cai ano após ano?

Eu, particularmente, acho os campeonatos estaduais muito covardes.
Deixe-me ser mais claro, são covardes porque a diferença financeira dos "grandes" para os "médios/pequenos" é gigantesca, assim como é a diferença de estrutura dos clubes.

Então, como podem achar que estes campeonatos são equilibrados?

Por que SEMPRE os juízes pendem para o lado do maior ou do mais tradicional na escolha de critérios no jogo?
Por que é tão fácil expulsar e gritar com jogadores dos times menores e não é com jogadores dos maiores?

Por que as TV´s insistem em privilegiar apenas os grandes em detrimento dos pequenos se os campeonatos estaduais são equilibrados e charmosos?
Por que a Globo não passa o clássico do interior, por exemplo, Guarani x Ponte Preta ao vivo para todo o Brasil? Ou um Resende x Madureira ou, quem sabe, um Caxias x Cruzeiro/RS?

Na minha opinião, não é só o calendário e as regras dos estaduais que têm que mudar, é preciso NIVELAR o torneio de forma que o equilíbrio, a disputa e a competição prevaleçam.

Não é possível termos times com rendas de TV e patrocínio na casa dos R$ 100 milhões anuais disputando em "igualdade" de condições com outros que não chegam a R$ 10 milhões.

E se fosse estipulado um teto máximo para a formação dos elencos nestes campeonatos tal qual é feito na NBA, por exemplo?
Não sei, é apenas uma ideia. Não a desenvolvi e nem medi suas consequências. É apenas uma suposição visando um maior equilíbrio destes campeonatos que estão cada dia mais chatos e sem graça.

E tem mais, não podemos mais aceitar que existam clubes que são criados apenas para a disputa destes torneios. Poxa, juntam um bando de veteranos e/ou de renegados, treinam de forma medonha e botam para jogar na disputa de um torneio que acabará em 3 meses. Não é um absurdo?
Como vão rivalizar com os outros que disputam as Séries A e B do nacional, por exemplo?

Não sei se vocês perceberam, mas para mim, o tal charme dos estaduais acabou faz tempo. Não há quase nada de interessante nos seus jogos e nos seus clássicos. 

É hora de mudar. E mudar já. Não dá mais para esperar.
Do jeito que a coisa está é que não dá para ficar.

Que tal cobrarmos mais profissionalismo dos dirigentes de clubes e dos dirigentes das federações estaduais e da CBF?
Os clubes também têm que ser cobrados já que concordam com as regras esdrúxulas e com este calendário tosco que vemos a cada ano.

Nosso futebol precisa de uma chacoalhada geral. Se os clubes não se unirem para o bem do futebol em geral, a coisa vai ficar feia, pior do que já está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário