sábado, 6 de abril de 2013

Está na hora do Rogério Ceni baixar a bola

Não discuto as conquistas do goleiro Rogério Ceni pelo São Paulo. Com ele como capitão ou como líder da equipe dentro de campo, o São Paulo ganhou praticamente tudo que podia conquistar (falta a Copa do Brasil, por exemplo).

Mas é impressionante como o goleiro não tem um pingo de humildade nas suas autocríticas, quer intrometer em tudo no clube, quer escalar o time, contestar substituições, indicar contratações, enfim, quer mostrar que manda no clube.
Isso depõe contra o próprio São Paulo já que o clube sempre vendeu a imagem de um exemplo de administração e grande parte da imprensa (a das TV´s abertas, só para variar) falava para quem quisesse ouvir sobre o assunto. Criticava a torto e a direito todos os outros "grandes" de São Paulo  enaltecia o "exemplo" sãopaulino....

Na verdade, Rogério Ceni FOI um bom goleiro. Bom, apenas isso. Nunca foi o melhor do país ou algo do tipo. Dida e Marcos, por exemplo, foram muito melhores que ele.

Rogério foi um arqueiro até certo ponto seguro, com bons reflexos e que ainda por cima sabia jogar com os pés, mas SEMPRE cometeu falhas toscas em alguns jogos pelo São Paulo ou pela Seleção Brasileira.

Quem não se lembra do amistoso, em 1999, da Seleção Brasileira contra o time do Barcelona, empate em 2 x 2? (link: http://www.youtube.com/watch?v=hrZkro8XPAI
Neste jogo, o goleirão falhou grosseiramente nos 2 gols do time espanhol, mas quando questionado sobre sua atuação na partida, falou que havia sido a melhor da sua carreira. Poxa, para que? O que ele queria provar? Será que não tem senso de ridículo?

E aquele episódio do tal fax da proposta do Liverpool que ele FALSIFICOU para que o São Paulo lhe desse aumento de salário?

As suas últimas atuações pela equipe tricolor não têm sido boas. Falhas grotescas, baixos reflexos, pouca agilidade e pouca habilidade com a bola nos pés (que sempre foi o seu ponto forte). 
Na verdade, ele tem passado bastante insegurança no gol do São Paulo, mas reluta em admitir que suas atuações estão bem abaixo do esperado.

Marcos, quando começou a falhar constantemente (tal qual o Rogério Ceni), teve humildade suficiente para admitir que não poderia mais ser titular do gol do Palmeiras. Foi profissional, foi autocrítico.

O Grande profissional, o ídolo, sabe ser humilde quando necessário. Sabe se autoavaliar e, sabe o momento certo de parar.

Repito que o Rogério Ceni é um ídolo para o torcedor do São Paulo e não contesto uma vírgula disso, até porque a quantidade de títulos que o tricolor do morumbi conquistou com ele em campo é incrível. Porém, existem momentos na vida em que é necessário reavaliar seus conceitos e suas ideias.

O Rogério, hoje, não é mais tão útil ao time como era há pouco tempo atrás. Seu físico já não é o mesmo e a sua idade avançou consideravelmente.

Chegou a hora de ser grande, de ser "diferente" e procurar dar espaço para outro ocupar o seu lugar no campo.

Não gosto de ver o São Paulo tomar um gol quase do meio de campo, contra o The Strongest, e o goleiro não admitir que falhou! Não só falhou como foi com a mão mole na bola. Falha grosseira para um goleiro do nível que ele julga ainda ter.

Não gosto de vê-lo furando uma bola recuada dentro da pequena área e quase deixando a bola entrar logo em um clássico (no jogo contra o Corinthians) e o goleiro não admitir que teve uma atuação fraca na partida.

Acredito que o goleiro só não foi maior na sua carreira e não foi mais reconhecido aqui no país justamente por conta dessa sua arrogância. 
Parece até que ele tem algum problema de afirmação......

De toda forma, acho que chegou o momento dele parar. Não dá para o São Paulo mantê-lo no gol por muito tempo. O clube já está pagando caro pelos seus erros.
Ou será que vão esperar ser eliminados da Libertadores e do Paulistão para tomar providência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário