terça-feira, 23 de abril de 2013

Eu estava certo: Bayern goleia Barcelona na Champions!

E não é que eu estava certo em meu palpite?
O Bayern Munique não só venceu o Barcelona como goleou e deu uma verdadeira aula de futebol na partida de ida das semifinais da Champions 2013.

Apesar das brincadeiras feitas no Twitter (eu mesmo fiz algumas), não dá para por na conta do juiz uma vitória tão maiúscula. Não há erros de arbitragens que expliquem uma vitória tão acachapante como esta. 
4 x 0 foi pouco já que o Barcelona não deu 1 chute sequer ao gol alemão. O goleiro Neuer não foi exigido uma vez sequer.

O que impressiona nesse time do Bayern não é a posse de bola (o Barcelona teve cerca de 60%, na partida de hoje), mas sim a sua objetividade e consciência do que fazer em campo.
Cada jogador sabe exatamente qual seu papel no time, onde se posicionar quando está com ou sem a bola, para onde correr, quem cobrir, para quem tocar e para onde se deslocar no gramado. Enfim, o Bayern é uma equipe extremamente madura nos jogos.

A defesa apresenta uma consistência sem igual. Dante, um ótimo zagueiro e desconhecido da maior parte dos brasileiros, é um monstro em campo. Alto, forte e viril, sabe sair jogando, tem bom jogo aéreo e tem muita mobilidade. Não é à toa que foi considerado um dos melhores zagueiros do último campeonato alemão.

Quem assistiu à partida pôde ver um time que tem uma forma muito moderna de jogar futebol. O Bayern ataca e defende com TODOS os jogadores. Desta forma, a equipe parece que sempre tem mais jogadores que o adversário em campo. Basta ver que seus laterais apoiam constantemente, seus volantes não são meros marcadores e chegam ao ataque com bastante frequência e seus atacantes e meias ofensivos trocam a todo momento de posição. Ou seja, quem consegue marcar um time que se desloca e se multiplica em campo com tanta velocidade e intensidade?

Após um primeiro tempo meio morno com as 2 equipes mais se estudando que atacando, o 2º foi muito bom com amplo domínio do Bayern.

O grande mérito da equipe alemã foi marcar forte os jogadores que são o cérebro do Barcelona. Xavi e Iniesta não conseguiram pensar e não conseguiram fazer absolutamente nada em campo. Com eles anulados, a bola não chegava no ataque espanhol, tanto que Messi mal tocou na bola e nem foi notado na partida.

Para mim, como previ, esta vitória não foi nenhuma surpresa. Basta ver o retrospecto das equipes neste ano. O Barcelona vem sofrendo para ganhar de equipes bem medianas, como Milan e PSG. Já o Bayern, vem atropelando todo mundo. É goleada atrás de goleada e quando ela não vem, é vitória maiúscula com domínio total da partida. 
O que o time alemão fez com o ótimo time da Juventus não está escrito. Foram 2 vitórias com propriedade em um time que é conhecido por sua alta força defensiva.

Alguém ainda duvida que o Bayern é o maior favorito ao título da Champions? Olhem meu post sobre a competição. Olhem quando eu disse que eles eram favoritos ao título!

** link do post: http://heliopreza.blogspot.com.br/2013/04/deu-logica-na-champions-e-teremos.html
** Outro post sobre Bayern: http://heliopreza.blogspot.com.br/2013/04/bayern-x-barcelona-e-real-madri-x.html

Agora que estamos vendo mais uma inovação tática e técnica gostaria de perguntar para vocês o que vocês acham do futebol brasileiro. 
Somos mesmo o país do futebol?
Nossos treinadores estão aptos a ganharem as cifras que ganham? A sua remuneração é justa?
O que temos que fazer para que nossos times joguem um futebol com tanta intensidade como a dos grandes clubes europeus?

Ou será que ainda vamos acreditar na besteira que um certo canal de televisão fala que temos o campeonato mais equilibrado do mundo?

Já falei por diversas vezes que deveríamos trazer algum treinador estrangeiro de ponta para disputar o campeonato brasileiro. Precisamos de um choque de realidade e de uma evolução na parte tática, física e técnica.
Estamos ultrapassados e paramos no tempo.

Enquanto isso, os europeus estão encantando o mundo. 
Barcelona esteve no topo nos últimos anos, Real Madri, Manchester United, Manchester City, Chelsea e Juventus evoluem a cada temporada e o Bayern Munique vem crescendo ano a ano com o Borussia Dortmund vem na cola.

E por aqui, qual a evolução dos times brasileiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário