terça-feira, 30 de abril de 2013

O atestado de incompetência dos técnicos brasileiros

O que devemos pensar quando um técnico brasileiro fala que é preciso o Neymar sair do Brasil para se desenvolver?
Não é assinar um atestado de incompetência fazer tal afirmação?
Não quer dizer que eles não são capazes de identificar as carências do jogador e de fazer as devidas correções para trabalhar na sua evolução?

Será que é preciso mesmo que o Neymar saia para a Europa para que aprenda a jogar um futebol mais coletivo e mais tático?
Não temos nenhum clube no Brasil que tenha disciplina tática de alto nível? 
O Corinthians, por exemplo, não é? Detalhe, seu treinador é brasileiro e, para quem não sabe, tem o apelido de Tite.

Não estou dizendo que o Neymar deveria ir para o Corinthians, apenas estou confirmando o que venho falando há muito tempo. Que nossos treinadores, em sua grande maioria, são supervalorizados, ganham muito mais do que merecem, não dão o devido retorno (custo-benefício) no investimento feito em seu trabalho e NÃO sabem nada de táticas nem muito menos de técnicas de treinamento de alto nível.

É tudo conversa fiada. Tem muito treinador que fala o que os repórteres e jornalistas querem ouvir. Falam bonito e que acompanham todos os jogos, que dão treinamentos específicos e treinos "secretos" entre outras coisas mais.
É tudo mentira! A máscara dessa turma está caindo. Basta ver e ouvir as declarações de Mano Menezes, Parreira, Muricy Ramalho, Luxemburgo, só para citar alguns dos mais conhecidos.

Oras, se o Neymar precisa sair é porque eles mesmo sabem que NÃO têm competência para treiná-lo. Tal qual venho falando. 
É duro estar certo, ainda mais em um assunto tão delicado.

Tenho um conselho para os grandes clubes brasileiros. Que tal conversarem com o atual treinador do Bayern Munique, Jupp Heynckes, para acabar com a ideia de sua aposentadoria e vir ao Brasil dar uma consultoria ao(s) clube(s)?

Digo, por que Santos, São Paulo, Flamengo, Grêmio ou Palmeiras, por exemplo, não bancam 6 meses (ou 1 ano) de um trabalho de consultor técnico para o clube com ele?
Quando será que ele cobraria pelo serviço? 

O trabalho consistiria em desenvolver um técnico da comissão PERMANENTE do clube, tipo, Claudinei de Oliveira (técnico campeão das categorias de base do Santos, por exemplo). 
Ele ensinaria como montar um elenco, como treiná-lo técnica e fisicamente, como trabalhar e desenvolver os "garotos da base" e como preparar um time para disputar as mais diferentes e variadas competições do nosso calendário.

Não seria uma importação de conceitos de 1º nível? Ou será que é melhor pagar cerca de R$ 600, 700 mil para os nossos ultrapassados treinadores que só falam bonito, não trabalham com jovens, só querem contratações de jogadores "caros" e experientes e que não sabem dar um treinamento diferente e não conseguem elaborar uma proposta de jogo decente há anos?

Notem que a minha sugestão é para colher resultados no longo prazo. Não é nada para daqui a 6 meses ou 1 ano. Seria um trabalho de reestruturação de um (ou mais) time(s) do futebol brasileiro.

Só sei que do jeito que está não dá para ficar. É triste ver nossos times em campo jogando um futebol tão pobre. 
É desolador ver declarações como essas que temos visto sobre a saída do Neymar. 
É lamentável ver como pessoas incompetentes, mas que falam bonito, ganham dinheiro demais às custas do esporte de maior paixão nacional e que movimenta bilhões de reais todo ano.

Enquanto aplaudirmos esse tipo de profissionais, não vamos crescer. Vamos ficar estacionados ou, quem sabe, cairemos ainda mais de nível.
É hora de mudar, de radicalizar. Não temos como explorar mais nada do que tem aqui. Isto já está mais que provado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário