terça-feira, 2 de abril de 2013

Paulo Autuori só confirmou o que falo há pelo menos 2 anos

Gostei de ver um treinador brasileiro (que estava fora há um certo tempo) falar o que venho repetidamente afirmando há um bom tempo.

Quem está fora do mercado brasileiro percebe facilmente o quanto supervalorizamos nossos treinadores e que a relação custo-benefício não é bem aplicada.

O retorno que temos com os treinadores nacionais, atualmente, é quase zero. Não há uma inovação tática, não há um sistema de treinamento diferente, não há um senso de produção coletiva.

As táticas, com algumas raras exceções, são criadas baseando-se nesse ou naquele jogador "diferenciado". Jogue a bola para fulano que ele resolve. Pronto.

Por conta disso, vemos muitas notícias ridículas e sem pé nem cabeça, tais como quando o Santos joga mal é por culpa é do Neymar. Ninguém vê que a bola não chega com qualidade a ele, nem que o time ataca com poucos e que há um buraco entre ataque e defesa, ou seja, a equipe não é compacta.
É mais fácil criticarmos um jogador do que o sistema de jogo, não é mesmo? Até porque muito pouca gente entende de táticas.....

O mesmo ocorre com o São Paulo. Basta a equipe jogar mal que a culpa é do Jadson.

Citei 2 exemplos, mas isso ocorre a todo momento e em todos os clubes brasileiros.

Eu queria muito que algum clube (ou a seleção brasileira) contratasse um treinador estrangeiro de ponta. Um Marcelo Bielsa, um Guardiola, para mudar radicalmente a forma como vemos o futebol.
Serviria para mostrar a todos o quanto temos técnicos fracos e que não entendem nada do futebol. Não entendem do conceito do jogo nem de variações táticas.

Gritar à beira do campo e gesticular como "boneco de posto" é uma das opções mais idiotas que eles podem fazer. Claro que têm que vibrar com o time, mas o que fazem beira o ridículo.
E tem alguns que ficam de olho na câmera da TV e basta ela apontar para ele que o cidadão vira um gesticulador de primeira. Tudo teatro e o pior é que tem gente que cai como bobo.

Espero que o pessoal assimile a crítica do Paulo Autuori e tente evoluir. Gostaria de ver alguém estudando táticas e tentando ver novas técnicas de treinamento. Chega de mesmices!

O futebol brasileiro decaiu a ponto de nossa seleção não causar mais medo em ninguém. Também, com a bolinha previsível que estamos jogando até a seleção do Suriname nos faz frente.
Em vez de ficarem com melindre, torço para que os treinadores mudem sua postura, saíam do pedestal e sejam mais humildes.

O futebol agradecerá e nós, torcedores, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário