quinta-feira, 18 de abril de 2013

São Paulo venceu o Atlético/MG e se classificou. E agora, quem segura o tricolor?

E não é que o impossível aconteceu?
O São Paulo venceu o Atlético/MG, no Morumbi, e o Arsenal venceu o The Strongest classificando o time paulista para as oitavas de final da Libertadores da América 2013.

Quando um time se classifica na bacia das almas, na última rodada, no sufoco, enche-se de moral e a coisa dá liga.
O grupo se fecha atrás do objetivo maior, as vaidades acabam por um tempo e as rixas internas também.

Não é preciso ir muito longe para ver exemplos de clubes que se classificaram mal em competições e viraram campeões nos mata-matas.
O Santos em 2002 (no Brasileirão) e em 2011 (na Libertadores) são exemplos clássicos disso.
Quem acompanha a história do futebol sabe bem que esses não são os únicos exemplos que temos. São apenas os mais recentes.

Mata-mata é outro jogo, outra competição. Vale muito a experiência, a camisa e a tradição na competição que disputa.
Um erro pode ser fatal. É muito diferente da fase de classificação. 
O Atlético, pode pagar muito caro pelo resultado de ontem. Era o momento de matar um oponente de peso, mesmo este oponente não jogando bem ao longo da temporada e com vários problemas internos.

Gostei do São Paulo ontem. Parece que sem o Luís Fabiano a equipe cresce já que seus atacantes se movimentam mais, se deslocam em campo, o time se multiplica na marcação e nos contra-ataques.
Como Osvaldo e Aloísio correm muito mais que ele, ambos voltam para dar combate, assim, o São Paulo consegue se defender com mais jogadores e dar o necessário suporte para que o Ganso "apenas" arme o time sem muitas responsabilidades defensivas.

É por isso que o Ganso foi bem na partida. Como seu físico não ajuda (por causa das várias graves contusões), os demais jogadores têm que se sacrificar por ele em campo. 
Não adianta falarem que o jogador voltou à boa forma do Santos, que acabou com o jogo e tal. Isso é marketing, é besteira e babaquice.

O Ganso jogou bem porque jogou solto, sem uma marcação especial em cima dele e sem responsabilidade defensiva. Aí, fica fácil SÓ tendo que armar o time e enfiar as bolas para os atacantes.
Quando joga com Luís Fabiano e Ganso juntos, o São Paulo perde em movimentação e velocidade ficando previsível e fácil de ser marcado. Esse é um dos motivos da equipe oscilar tanto na temporada.

De toda forma, a equipe fez uma boa partida. Agrediu o adversário os 90 minutos buscou o gol, foi atrás do que lhe interessava, jogou como time grande.

Agora, quero ver o Atlético segurar o ímpeto ainda mais tendo Cuca como treinador (que nunca ganhou nada de grande expressão) e vários desfalques importantes como Bernard e Diego Tardelli.

Se fosse apostar dinheiro, com certeza ainda apostaria no Atlético/MG como vencedor do confronto, mas agora, com uma diferença muito pequena. 
Antes, o Atlético era amplo favorito no confronto, agora, é apenas um pouco favorito.

Brinca para ver se o São Paulo não vence o confronto? Não se esqueçam do Flamengo eliminando o Corinthians na Libertadores de 2010.
A história foi quase a mesma com o Corinthians em 1º do geral perdendo para o Flamengo, último.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário